A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) está desenvolvendo um grupo virtual para controlar os convênios do órgão por seus gestores. A apresentação do sistema ocorreu no I Encontro de Gestores de Convênios da Seades, nesta segunda-feira (22), no auditório Walter Urtiga, na Seades.

Segundo a titular da pasta, Solange Jurema, o grupo será fundamental para o monitoramento e utilização dos recursos aplicados nos programas da secretaria. “Nosso objetivo é aprimorar a gestão. Nesse sentido, esse trabalho garantirá um melhor desempenho da Seades no acompanhamento e utilização dos recursos”, disse Jurema.

O controlador-geral do Estado, Alexandre Lages, também destacou a importância desse projeto que dará maior agilidade e rigor no controle dos gastos públicos. De acordo com Lages, técnicos do Ministério do Planejamento darão treinamento aos gestores sobre como utilizar o Sistema de Convênios do Governo Federal — SICONV.

A superintendente de Planejamento e Gestão da Seades, Rosa Tenório, explicou que cada gestor terá uma senha para visualizar as informações e documentos. Esses dados estarão disponíveis em um grupo do google — ainda em fase de construção — para um real controle dos gastos, transparência e eficiência no cumprimento das ações da secretaria.

“Esse trabalho é pioneiro em Alagoas. Não existe nenhum outro órgão estadual que faça esse controle virtual e nomeei seus gestores via Diário Oficial do Estado”, completou Rosa Tenório. Durante o evento, houve assinatura dos Termos de Compromisso dos Gestores de Convênios da Seades e entrega da coletânea de legislação sobre os convênios.