Hábito de roer unhas expressa um tipo de transtorno, diz psiquiatra

  • wadson
  • 22/06/2009 09:31
  • Saúde

Hábito de roer unhas expressa um tipo de transtorno, diz psiquiatra

Onicofagia é o hábito de roer unhas. O ato é classificado como um transtorno de controles dos impulsos, que é um tipo de doença mental. A mania provoca um alívio em momentos de ansiedade para aqueles que sofrem do problema que, geralmente, não percebem o que estão fazendo.

O psiquiatra Antonio Leandro Nascimento, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria e mestrando pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), diz que o tratamento para onicofagia é feito por meio de terapia cognitivo-comportamental, que envolve exercícios para que a pessoa tenha consciência do que está fazendo.

Em alguns casos, também é necessário aliar o uso de medicação que diminui a ansiedade com a terapia para que o resultado seja alcançado, segundo o médico.

De acordo com o especialista, o problema pode causar lesões nas unhas, nos dedos e na pele. Essa doença ainda gera infecções e outros danos à saúde, como alterações no tubo digestivo, dependendo da quantidade de unha que for ingerida.