A Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) participa de mobilização pública no Dia Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, por meio de articulação com organizações parceiras do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). As ações serão realizadas domingo, 21, de 9h às 14h, na Orla da Ponta Verde.

Sob o tema “Com Educação Nossas Crianças Aprendem a Escrever um Novo Presente sem Trabalho Infantil”, a ação visa conscientizar a sociedade e poder público no combate ao trabalho infantil no país, com foco na educação.

Segundo Marluce Pereira, diretora de Proteção Social Básica da Seades, a secretaria acompanha aproximadamente 20 mil crianças e adolescentes em todo o Estado. Maceió e Arapiraca são os municípios com maior concentração de trabalho infantil.

De acordo com a diretora, as formas mais comuns de exploração são o trabalho urbano, doméstico, agrícola e nos lixões. “A sociedade precisa contribuir denunciando esse tipo de violação ao direito da criança e do adolescente, bem como o Estado agir na promoção de políticas públicas no combate a esses problemas”, afirmou.

As atividades do dia serão desenvolvidas por 120 crianças do Peti e organizações não governamentais. “Essa é uma oportunidade de nossas crianças mostrarem o que aprenderam com as ações sócioeducativas feitas em conjunto com as ONG’s”, destacou Marluce Pereira.

A secretaria trabalha no monitoramento, capacitação de profissionais e articulação com outras organizações para o fortalecimento de políticas públicas para a erradicação do problema.

Representando o governo do Estado, as secretarias da Saúde; da Educação e do Esporte; da Assistência e Desenvolvimento Social; da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. Ainda envolvidos na organização os centros de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado e município de Maceió; Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, e Secretaria Municipal de Assistência Social de Boca da Mata, por meio do Projeto Trampolim.

O Núcleo da Criança e do Adolescente, assim como o Tribunal Regional do Trabalho também estão promovendo essa ação no domingo.

São parceiros ainda o Ministério do Trabalho e Emprego, com a Superintendência Regional do Trabalho/AL; Procuradoria Regional do Trabalho -19ª Região; Centro Cultural e Educacional Benedito Bentes - CCEBB; Associação Cultural de Artes Circense “Sua Majestade O Circo”; e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Maiores informações sobre as mobilizações nacionais no site do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. www.fnpeti.org.br