O atendimento pleno aos usuários do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) será retomado na próxima segunda-feira, 22, após dez dias úteis de interrupção. Nesse período foi feita a migração de dados para a nova plataforma do sistema de informática do órgão.

A interrupção abrangeu a sede do Detran, no Pontal, os SACs (Serviços de Atendimento ao Cidadão) em Maceió, as clínicas de exames médicos e todas as Ciretrans no interior do Estado. Todos esses setores voltarão a atender normalmente.

Com a mudança de plataforma, a expectativa é de que a nova tecnologia vai tornar bem mais fácil a vida dos usuários. O Detran migrou do chamado “protocolo SNA”, que vinha usando há mais de 20 anos – um sistema obsoleto e arcaico –, para o sistema TCP/IP, um dos mais avançados, utilizado em redes de internet.

Essa mudança, segundo os técnicos, vai proporcionar um atendimento mais rápido e de maior qualidade ao usuário, além de acesso mais ágil ao endereço eletrônico do Detran.

Voltam a funcionar, na segunda-feira, os serviços relacionados a veículos que envolvem primeiro emplacamento, alteração de dados, habilitação, transferência e registro de veículos, inclusive de outros estados.

Não foram interrompidos nesses dez dias úteis, para não causar transtornos maiores aos usuários, os exames práticos (de direção) e teóricos que já estavam agendados para o período de interrupção. Também as vistorias de veículos que já estavam agendadas não foram interrompidas.

A partir de segunda-feira serão feitos os novos agendamentos. Na retomada do atendimento, segunda-feira, os usuários que têm processos cujo vencimento ocorreu durante o período de interrupção dos serviços (entre 10 e 21 de junho), também não serão prejudicados: o novo sistema já foi programado para desconsiderar multas ou outras sanções.

O diretor-presidente do Detran, Antonio Sapucaia, reconhece que a interrupção do atendimento pode ter causado inevitáveis contratempos aos usuários. Mas ressaltou que a mudança era necessária. “O novo sistema vai proporcionar um considerável salto no rumo de mais eficiência, modernização, rapidez e qualidade nos serviços prestados pela autarquia”.

Segundo o titular da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI) do Detran, Marcus Bandeira, a mudança de plataforma foi feita com sucesso, de acordo com o cronograma montado há quase dois meses. Nesta sexta-feira foram feitos “ensaios” com o novo sistema, e tudo correu bem, segundo ele. “Os problemas naturais de uma mudança desse porte foram detectados”, disse Bandeira. “Neste fim de semana, serão feitos os ajustes finais para que, na segunda-feira, o atendimento seja retomado na plenitude”.