O juiz Ferdinando Scremin Neto, da comarca de Água Branca, reuniu-se ontem (18) com oficiais, comandantes de Grupamentos Policiais Militares e policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Delmiro Gouveia, para ministrar uma palestra sobre as “Técnicas de Elaboração de Termos Circunstanciados”.

Cerca de trinta policiais de todas as unidades do 9º BPM, que abrange dez municípios do alto sertão de Alagoas, foram capacitados a elaborar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) – aplicável aos delitos de menor potencial ofensivo, que são processados e julgados nos Juizados Especiais Criminais.

“Esta interação com a polícia foi importante, não apenas como forma de aproximação do Poder Judiciário com as instituições que servem a comunidade, como também para dirimir as dúvidas dos policiais, já que esses termos circunstanciados são direcionados a nós, juízes”, explicou Fernando Scremin Neto.

O magistrado foi recepcionado na cidade pelo comandante do 9º BPM, Tenente-coronel Osman Vilela, que ressaltou a necessidade de estreitamento de parcerias com o Poder Judiciário. “É importante sermos parceiros da Justiça, porque quem ganha com isso é o cidadão”, comentou.