Esta semana membros da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Alagoas (OCB/AL) e do Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop) estiveram reunidos com o deputado estadual Alberto Sextafeira (PSB), em seu gabinete, para, entre outras ações, entregar um ofício pleiteando a criação de uma frente parlamentar do cooperativismo, a Frencoop /AL. A frente já existe em 10 estados.

A exemplo dos estados de São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio grande do Sul, Santa Catarina e outros, a criação da frente visa estabelecer medidas que fomentem a categoria. “A ideia é criar uma frente que não esteja ligada a nenhum grupo partidário específico, que seja formada por políticos comprometidos com a criação de leis em prol do cooperativismo”, ressalta João Carlos, assessor jurídico da OCB / AL.

Totalmente de acordo com a ideia de criação de uma frente que atue em benefício da categoria, Sextafeira propôs na reunião que após o recesso parlamentar, em agosto, será convocada uma audiência pública para que a solicitação seja estudada e debatida. “Acho a criação de uma frente parlamentar de fundamental importancia. Já contactei os companheiros e, além de mim, os deputados, Manoel Santana (PTB), Sérgio Toledo (PMN), Judson Cabral (PT) e Ricardo Nezinho (PT do B) vão compor a frente”, confirma.

“ A reunião com o deputado Alberto Sextafeira representa mais uma conquista para o cooperativismo alagoano”, enfatiza Marcia Túlia, superintendente da OCB / AL. Além da entrega do ofício, foi feito o convite formal ao deputado para junto aos demais membros da bancada prestigiar a solenidade do dia 02 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo, evento previsto para acontecer no Palácio República dos Palmares.