O maceioense tem, no serviço Disk Luz, da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), um canal para informar sobre problemas ou dar sugestões referentes à rede de iluminação pública. A eficiência no atendimento e a rápida solução das solicitações feitas têm sido importantes para que a confiança da população no serviço aumente ainda mais.

Por meio do telefone 0800 727 7173, o maceioense pode efetuar, de forma gratuita, sua solicitação referente ao parque de iluminação da capital. O Disk Luz registra, de ligações referentes a postes com defeitos, até informações de danos cometidos contra equipamentos da rede de iluminação (lâmpadas, pétalas, cabos, entre outros).

Segundo o superintendente da Sima, Max Trindade, assim que a ligação é feita, é gerado um protocolo de atendimento que norteia as obras de manutenção por toda a cidade. Uma equipe de campo é enviada para verificar o fato e realizar os consertos necessários para que o local volte a ter a iluminação adequada.

Só no ano de 2008, o Disk Luz recebeu 57.241 ligações; destas, 94% foram atendidas. As ligações que terminaram em desistências e abandonos, somadas, correspondem a 6%. O Disk Luz está disponível para a população 24 horas por dia, durante toda a semana. Caso algum morador verifique que em sua rua há um poste apagado, deve comunicar a situação, imediatamente, à Sima, para que os técnicos do órgão providenciem a manutenção.

A Sima orienta a população que, em cada poste, consta uma etiqueta de identificação. O maceioense que tiver uma reclamação a fazer, basta informar ao Disk Luz o bairro e qual a etiqueta que fica no poste.