Mais de 300 animais em exposição, disputa acirrada na pista e muitas oportunidades de negócios. Os organizadores da 7ª Exposição Agropecuária de Santana do Ipanema - Exposertão 2009, realizada de 26 a 29 de março de 2009, comemoram os resultados da exposição, válida para o ranking nacional da raça santa Inês. "Foi o primeiro passo para a retomada dos eventos na ovinocaprinocultura, o início de uma nova fase nesse segmento que é hoje um dos mais importantes na pecuária", aponta presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas, Teodorico Araújo.
 
A Accoal divulgou ontem o balanço oficial da Exposertão 2009. O resultado é considerado positivo, especialmente pela qualidade genética dos animais e pela participação de criadores de outros Estados do Nordeste, especialmente Pernambuco e Paraíba. "Expositores, criadores e população tiveram, durante os cinco dias de evento, a oportunidade de conhecer os animais da raça Santa Inês, grande estrela da festa, mas também animais de outras raças, como dorper, saanem, além de bovinos de leite. A exposição também abriu espaços para os agricultores familiares que puderam expor seus produtos no parque", reforça Araújo.

Julgamento

A competição foi acirrada. Mais de 100 animais disputaram o julgamento nas pistas. Criadores e expositores de Alagoas e de outros estados como Pernambuco e Paraíba além dos alagoanos também expuseram seus animais em busca dos prêmios. O grande vencedor da Exposertão 2009 foi a Varrela Pecuária, de São Miguel dos Campos, que levou os títulos de Melhor Criador e Melhor Expositor.

A Varrela ganhou os títulos de Grande Campeão, tanto nas categorias de macho (com o Varrela/791), como na ctegoria fêmea (com a Varrela/TE 1606), com 97kg e 86kg respectivamente.

Com 1.160 pontos, a varrela pecuária ficou em primeiro lugar também na categoria melhor criador (entre os 25 concorrentes) e com 614 pontos na categoria melhor expositor. Campeã também na categoria Progênie de Mãe, com a F.S. 308, e de pai, com o Varrela/375. Os pontos podem ajudar a Varrela a ganhar o título a nível nacional.

Segundo os organizadores do evento a Exposertão 2009 superou as expectativas. O balcão de agronegócios e o espaço para agricultura familiar da região foram bem visitados. A feira da agricultura familiar ofereceu produtos produzidos em pequenas propriedades e artigos artesanais. "Por conta da seca o pessoal da agricultura familiar não pôde levar mais variedades, mas, felizes com o resultado, me confirmaram presença na próxima edição", ressalta Dirlene Silva, zootecnista e organizadora da Exposertão.

Com saldo positivo, os organizadores adiantaram que a 8ª Edição da Exposertão acontece ainda este ano, provavelmente em setembro e no mesmo local. Desta vez com um público ainda maior.