CadaMinuto - Arquivo Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Galba Novaes

Como previsto, a temática do aumento de número de vereadores na Câmara Municipal de Maceió tem sido o principal mote do retorno das atividades legislativas no segundo semestre do “parlamento-mirim”. Na manhã de hoje, dia 03, o neo-petista Ricardo Barbosa se posicionou favorável ao aumento de cadeiras na Casa de Mário Guimarães e destacou que esta é uma posição enquanto líder do PT na Casa.

Isto é um sinal claro de que o projeto passará sem dificuldades pela Comissão de Constituição e Justiça que é presidida por Barbosa. Sobre o assunto, o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novaes (PRB), aproveitando o gancho da pesquisa sugerida por Tereza Nelma (PSB), falou em plebiscito para discutir a questão com a população. Para isto – segundo ele – é preciso uma autorização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL).

Sinceramente, o assunto já tem virado um carnaval de indefinições, com posicionamentos dúbios. Há gente – dentro da Câmara Municipal – torcendo para que o aumento do número de cadeiras passe, mas ainda sem coragem de dar a cara a bater, em função da repercussão que o tema tomou junto à sociedade civil organizada. É o grupo que sonha em manter o mandato, sabe que com 31 é mais viável, mas deseja sair bem na fita. Uma tentativa “culinária” de fazer omelete sem quebrar ovos, um verdadeiro chef-político. Claro que Galba Novaes dá provas claras – pelas boas eleições que teve – que não faz parte deste grupo, que fique claro!

Paulo Corintho (PDT) pelo menos tem sido objetivo e direto no que defende! Discordo dele – enquanto blogueiro e cidadão – mas é de se reconhecer seu posicionamento, neste caso! Se o plebiscito de Galba Novas vai sair ou não, só resta esperar. O projeto poderia já ser votado na próxima semana, ou até mesmo nessa, pois depende apenas do parecer da Comissão de Constituição e Justiça, única obrigação legal da Câmara Municipal. Mas, em função dos desejos dos edis e do embate com a opinião pública, é natural que vá para o popular “banho-maria”, gerando novas discussões a cada passo.

Na próxima segunda-feira, dia 08, por exemplo, o vereador Corintho pretende reunir setores da sociedade civil organizada para discutir a proposta de alteração a Lei Orgânica de Maceió. Uma tentativa de buscar apoios em determinadas entidades.

 

Estou no twitter: @lulavilar