O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) e o atual presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novaes (PRB), figuram – nas “bolsas de apostas” dos bastidores políticos – como dois possíveis nomes para a disputa da Prefeitura da capital alagoana. Ambos se encontram – atualmente – dentro do mesmo bloco político e buscam viabilizar seus espaços dentro dos famosos “chapões” que aglutinam diversos interesses individuais.

Os dois andam a trocar afagos políticos pensando em 2012. De acordo com a assessoria de Galba, por exemplo, Lessa resolveu tecer elogios ao projeto de lei “Bico Legal”, encampado por Galba Novaes e que deve trazer uma polêmica para a Câmara Municipal no regresso do recesso do “parlamento-mirim”. Além disto, Lessa – que não descarta a possibilidade de ser candidato a prefeito – avisa que apoiaria facilmente Galba Novaes em uma candidatura.

O presidente da Câmara já discutiu sua possível candidatura com Maurício Quintella Lessa (PR) e já fomenta seu nome nos bastidores. Será que de Lessa e Galba sairá uma dobradinha com um na cabeça da chapa e outro como vice? Cedo para afirmar com tanta água a passar por baixo da ponte! Não foi por acaso que a frase de Lessa - “Tudo depende de um grupo político. Quero disputar o pleito do próximo ano, mas também posso apoiar fortes nomes, a exemplo do vereador Galba Novaes” - chamou a atenção da assessoria do presidente da Câmara.

Mas, há mais possibilidades para o “chapão” que conta ainda com o apoio do senador Renan Calheiros (PMDB) e a presença de Cícero Almeida (PP).

Dentre eles, Almeida – que afirma categoricamente que não é candidato a nada – é um dos que mais pensa em eleições! Por qual razão? O prefeito – agora mais pepista que nunca – tem se tornado uma figura imprevisível, até mesmo pelos aliados. O fato é que quando o assunto é 2012 – com tanta gente no bolo – a estratégia ainda são os afagos; com o tempo e o afunilamento devido...as declarações esquentam, o peso da disputa aparece. Agora, é hora de mover as peças do xadrez com bastante calma.
 

Estou no twitter: @lulavilar