Arquivo Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true Ministério Público Estadual

Os corregedores dos Ministérios Públicos Estaduais e da União se reúnem – hoje e amanhã – em Maceió para o encontro do Conselho Nacional de Corregedores Gerais dos órgãos. Será a 77ª edição de um evento que ocorre a cada três meses e visa – conforme o corregedor alagoano Antiógenes Lira – traçar estratégias para resolução de problemas em comuns, enfrentados pelas instituições, que cumprem um papel fiscalizador na sociedade.

Um dos elementos norteadores das discussões são os relatórios de inspeções feitas pelo conselho Nacional. O próprio Ministério Público de Alagoas passou por uma inspeção – em 2010 – que apontou várias falhas estruturais, como deficiência de pessoal e problemas nas instalações nas comarcas.

O relatório foi divulgado em fevereiro deste ano – 2011 – quando, segundo o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, “75% do problema havia sido resolvido”. De acordo com Antiógenes Lira, dos pontos levantados pela inspeção realizada no MP local, a maioria dos problemas já foram resolvidos. Ele ressalta ainda que – em breve – a Corregedoria vai divulgar um balanço com as atitudes tomadas.

O encontro traz uma discussão genérica e – segundo Lira – visa um planejamento para uma atuação harmônica dos MPs. De acordo com ele, será discutido o andamento dos inquéritos, temas como os mutirões carcerários, dentre outros que estão em evidência no momento, como bem frisa o corregedor local.

 

Estou no twitter: @lulavilar