A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), em parceria com o escritório jurídico do Cesmac, realizará neste sábado (13), das 8h às 12h, uma “Ação Comunitária para Orla Lagunar”. O atendimento será no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Virgem dos Pobres, localizado na orla lagunar.

O objetivo do evento é atender e orientar as famílias em relação à pensão alimentícia, filiação, divórcio e outros conflitos que envolvam o direito da família, visto que o tema dessa ação é o “Direito para a Comunidade”.

O Cesmac vai disponibilizar 50 estudantes do último ano do curso de Direito, que vão esclarecer todas as dúvidas dos moradores da região. Também haverá uma equipe da Semas formada pela psicóloga Kely Priscila da Silva, pela assistente social Elenilda Silva dos Santos e pela pedagoga Tatiana Sales.

Haverá atendimento psicológico, que vai desde o aconselhamento até o encaminhamento para os órgãos competentes, e também um levanta-mento das famílias carentes, que serão incluídas em programas sociais, bem como em outros serviços públicos e particulares. A ação pretende inserir crianças e adolescentes que residem naquela localidade e estão fora da sala de aula na rede de ensino do Município, assim como do Estado.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será mais uma parceira nessa ação, que também contribuirá com verificação de pressão e vacinação para os moradores. A orla lagunar abrange as favelas Sururu de Capote, Muvuca, Torres e Mundaú.