A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Direção de Vigilância em Saúde e da Coordenação Geral de Epidemiologia (Programa Municipal de DST/Aids), segue com as campanhas de prevenção do Dia dos Namorados e São João 2009.

O tema deste ano é “Acenda a Fogueira da Paixão, Faça Amor Com Proteção. Use Camisinha!”. Nesta sexta-feira (12), a ação educativa de prevenção às DST/Aids, com foco nos namorados, acontece em locais estratégicos da cidade.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, reafirmou o compromisso do município com a população. “Nós, gestores, estamos na luta diária pela melhoria da saúde da comunidade. As ações são frutos do trabalho que nossa equipe realiza no dia a dia para atender melhor o nosso povo”, afirmou Lins

O objetivo da ação é despertar nos enamorados a importância do sexo seguro para preservação da saúde. Durante a ação, um casal de atores “cupidos” (devidamente treinados pela equipe técnica do Programa DST/Aids) estará em semáforos, bares, restaurantes e boates, disponibilizando preservativos dentro de corações (porta-preservativos personalizados).

“Também de 12 a 30 de Junho, os arraiais credenciados pela SMCCU, para funcionamento durante os festejos juninos, contarão com faixas alusivas ás campanhas e os organizadores estarão orientados pela SMS a informar à população que o preservativo masculino e feminino está disponível e deve ser procurado nas unidades de saúde de Maceió”, informou a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Sandra Gomes.

OUTRAS AÇÕES

De 15 a 30 de junho – As Unidades Básicas de Saúde, os Centros de Apoio Psicossocial (Caps) e as equipes de Saúde da Família intensificarão as ações de prevenção rotineiras, com atividades em salas de espera, oficinas em escolas, empresas e centros comunitários. O objetivo é fortalecer, junto aos usuários dos serviços de saúde e comunidade em geral, as ações educativas com foco na prevenção das DST/Aids. É importante a população consultar a unidade de saúde mais próxima de onde mora ou do trabalho para conferir a programação ou agendar a sua orientação específica caso o atendimento coletivo, realizado em sala de espera, palestras ou oficinas não atenda às suas necessidades de informação.

As escolas públicas municipais de ensino fundamental com ações sistemáticas de prevenção as DST/Aids implantadas e do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, desenvolverão ações educativas alusivas às campanhas. A estratégia utilizada é a metodologia de pares, onde o aluno é preparado, teoricamente, para socializar com seus pares as informações sobre prevenção, que estimulem o adolescente e jovem a uma atitude sexual responsável.