A Prefeitura de Maceió vai ganhar duas novas secretarias nas próximas semanas. Os projetos de lei que criam as secretarias municipais de Economia Solidária e Qualificação Profissional (Semeq), e Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc) já foram encaminhados à Câmara de Vereadores.

Na mensagem enviada ao Legislativo, o prefeito Cícero Almeida explica as atribuições que cada uma das novas pastas terá na administração municipal. A Semeq terá por objetivo apoiar o trabalhador em suas necessidades de qualificação e requalificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

“Um destaque importante e que evidencia a oportunidade de criação da Semeq é a mudança constante do mercado de trabalho, em virtude de sua economia globalizada, fazendo com que os empregos oferecidos requeiram trabalhadores com habilidades profissionais diferenciadas”, afirma o prefeito Cícero Almeida.

A Semeq ainda terá por objetivo planejar, controlar e avaliar os programas relacionados à economia solidária, além de fomentar a criação de projetos que garantam a renda e o trabalho por meio do artesanato regional.

Já a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania terá como missão prestar assessoria às demais secretarias na formulação de políticas e diretrizes voltadas à promoção dos direitos humanos e da cidadania, da criança, do adolescente, do idoso e das minorias. A criação da Semdisc também atende a um dos requisitos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

“Ao criar essa nova secretaria, o município demonstra que se encontra comprometido e sensível aos assuntos que dizem respeito à promoção dos direitos humanos e da cidadania, bem como aos problemas referentes à segurança pública em nossa capital”, observa Cícero Almeida.