A Microsoft lançou uma nova versão do seu sistema operacional para celulares Windows Phone 7 nesta terça-feira (24). Desenvolvido sob o codinome "Mango", a plataforma será distribuída em celulares a partir do final de 2011, e poderá ser baixada pelos usuários do Windows Phone antes dessa data.

Segundo a assessoria de imprensa da companhia, a nova versão do Windows Phone 7 chegará ao Brasil até o final deste ano.

A Microsoft afirmou que a atualização conta com 500 novos recursos, entre os quais uma versão do Internet Explorer 9 como navegador para celulares. O browser tem suporte para HTML5 e gráficos acelerados por hardware.

A nova versão conta ainda com feeds do Twitter e LinkedIn integrados a cartões de contato, verificações automáticas do Facebook e acesso a mais de 17 mil aplicativos para download no Marketplace. O Windows Phone também inclui suporte a idiomas como o português.

Mercado
A Microsoft está apostando na versão nova do seu software para celulares como uma forma de dar um bom começo à sua recente aliança com a Nokia. Os primeiros celulares que a Nokia distribuirá com a plataforma da Microsoft devem chegar no final deste ano ou início de 2012.

As duas empresas têm grande atraso a recuperar em relação ao Android, do Google, que hoje aciona 36% dos celulares inteligentes vendidos no mundo, seguido pelo sistema operacional do iPhone, com 17%, de acordo com o grupo de pesquisa Gartner.

No trimestre passado, a Microsoft detinha apenas 4% do mercado de sistemas operacionais para smartphones, mas deseja conquistar os 27% detidos pelo Symbian, da Nokia, que será substituído pelo Windows Phone nos novos celulares da fabricante finlandesa.