A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL) já concluiu todos os detalhes para a entrega do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, a ser realizada no próximo sábado, dia 6 de junho. A solenidade será no Hotel Ritz Lagoa da Anta, bairro de Cruz das Almas, a partir das 20 horas.

A festa será animada pela banda Blue Mascavo e terá a presença de jornalistas, empresários e autoridades, entre outros convidados. Nove jornalistas serão contemplados com troféus e R$ 18 mil em dinheiro, por terem produzido as melhores reportagens sobre meio ambiente entre 2008 e 2009, nas categorias Jornalismo Impresso-Texto, Jornalismo Impresso-Fotografia e Telejornalismo.

Patrocinado pela Braskem e apoiado pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, o prêmio está em sua sétima edição. Este ano estão concorrendo mais de 40 profissionais, com 53 trabalhos inscritos. O julgamento é feito por uma comissão de alto nível, composta por jornalistas e técnicos de Alagoas e outros estados. Eles já selecionaram os finalistas em cada categoria e escolherão os vencedores na próxima sexta-feira. O resultado final só será anunciado no sábado à noite, durante a solenidade de entrega do Prêmio.

Palestra

Antecedendo a solenidade de Premiação, o Sindicato dos Jornalistas e o Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas (NEJ-AL) realizarão no sábado pela manhã, com o apoio da Abes-AL e da Braskem, uma palestra com os jornalistas Vilmar Berna, fundador da Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia), e Julio Tocalino Neto, editor da Revista Meio Ambiente Industrial. Convidados no Rio de Janeiro e em São Paulo para participar da comissão julgadora do Prêmio, eles farão uma exposição para os ecojornalistas de Alagoas sobre a importância da democratização da informação ambiental. A palestra, aberta a profissionais e estudantes de jornalismo, também será no Hotel Ritz Lagoa da Anta, a partir das 9 horas.