Neno Canuto Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O governador Teotonio Vilela Filho esteve nesta segunda-feira (18) no município de São José da Tapera, levando ações nas áreas da agricultura, saúde e infraestrutura. Teotonio inaugurou a 28ª base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel Urgente (Samu) e entregou 61 toneladas de sementes de feijão, milho e algodão.

Para a melhoria do trânsito da região, o governo estadual entregou 1,7km do acesso de São José da Tapera e 22km do trecho que liga o município a Olho D’Água do Casado.

A entrega de mais uma base descentralizada do Samu faz parte da proposta de responder rapidamente ao chamado da população. De acordo com o diretor de Atenção Pré-hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde, Iracildo Camelo, ainda serão instaladas mais 14 unidades do Samu em Alagoas, totalizando 42 bases. Na solenidade, Iracildo falou para a população sobre como utilizar o serviço, ressaltando que o objetivo do projeto é atender a população no tempo máximo de 20 minutos.

“Qualquer cidadão poderá contar com este serviço. Esse trabalho não se resume somente nas bases, mas na ampliação de hospitais que recebem o Samu, na capacitação dos profissionais, enfim, existe um alto investimento em toda a rede hospitalar para que o Samu possa prestar melhor o seu serviço”, sintetizou Camelo, fazendo referência ao serviço de atendimento aeromédico que já completa um ano no próximo mês.

“Somos pioneiros nesse serviço e no seu primeiro mês de funcionamento fizemos 33 resgates somente em um dia; é, sem dúvida, um grande avanço para Alagoas”, acrescentou.

Tanque isotérmico armazena 8 mil litros de leite

Na área de Agricultura, além das 61 toneladas de sementes de feijão, milho e algodão distribuídas, o governo estadual entregou um tanque isotérmico com capacidade para 8 mil litros de leite. Teotonio Vilela enfatizou a importância de a semente ser entregue no prazo certo sem atrasar a colheita.

“Tenho muito respeito pelo trabalho do agricultor, por isso, procuramos fazer a nossa parte, distribuindo as sementes no tempo certo e dando assistência técnica”, afirmou o governador. Ele ressaltou ainda a necessidade da valorização do agricultor familiar e o estímulo para sua produção. “Não podemos desenvolver o Estado sem a participação do sertanejo”, acrescentou.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, as ações aumentam e melhoram a produção possibilitando a competitividade entre os grandes e pequenos produtores. “É muito importante que o Estado atenda aos pequenos produtores; 70% do que comemos vem do trabalho dos agricultores, ou seja, um trabalho fundamental essencial para o nosso desenvolvimento”, ressaltou.

O prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo, destacou a atenção e os avanços já alcançados no setor da Agricultura através do governo estadual. “Era uma área acabada, esquecida, a atuação do Estado era zero em todas as regiões, principalmente no Sertão que sofre com clima. Agora o Sertão é visto, recebe ajuda, os agricultores têm apoio técnico, têm toda atenção da Secretaria da Agricultura. Agradecemos muito por esse trabalho que mudou a realidade dos agricultores”, disse.

Rodovia e acesso foram recuperados

A cidade também foi contemplada com 22km de rodovia e 1,7km de acesso. Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, no total, já foram recuperados 195km da AL 220. Somente em Olho D’Água do Casado e São José da Tapera, foram investidos cerca de R$ 10 milhões. “É um comprometimento que o governador Teotonio Vilela Filho tem com o desenvolvimento do Sertão”, frisou.

A solenidade contou com a presença dos deputados estaduais, Edival Gaia e Gilvan Barros, além de prefeitos dos municípios vizinhos.