Propaganda de Lula chega a 5.297 veículos

  • eduardocardeal
  • 01/06/2009 00:09
  • Política

Os comerciais do Palácio do Planalto atingiram no ano passado 5.297 veículos de comunicação no país, informa Fernando Rodrigues, em reportagem da Folha publicada neste domingo (íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL). O número representa uma alta de 961% sobre os 499 meios que recebiam dinheiro para divulgar propaganda do governo de Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, quando o petista tomou posse.

A regionalização da propaganda federal é parte de uma estratégia de marketing do governo. Não houve um aumento expressivo no valor gasto, mas uma mudança de estratégia, segundo a reportagem. Grandes veículos de alcance nacional passaram a receber um pouco menos. A diferença foi para pequenas rádios e jornais no interior.

O orçamento total consumido em mídia por Lula e pelo tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), seu antecessor, oscilou sempre na faixa de R$ 900 milhões a R$ 1,2 bilhão por ano --sem contar patrocínios e outros custos relacionados à produção de comerciais.