A convite do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, participou da abertura do São João de Caruaru na noite deste sábado (29). Disposta e bastante simpática, a preferida do PT na sucessão do presidente Lula participou ainda de um jantar na casa do deputado federal Wolney Queiroz (PDT), onde conheceu e arriscou passos do forró.

Além de Dilma, a abertura dos festejos na "Capital do Forró", a 130 km do Recife, reuniu os ministros das Relações Institucionais, José Múcio (PTB); do Trabalho, Carlos Lupi (PDT); e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire. Ao lado de 100 mil pessoas que lotaram o pátio de eventos Luiz "Lua" Gonzaga, eles assistiram aos shows de Fagner e Elba Ramalho.

Embora o clima fosse de festa, a ministra seguiu um roteiro de pré-campanha e não fugiu a questionamentos como a redução do ritmo de trabalho por conta do câncer e o atraso nas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O único tema que ela se recusou a falar foi sobre a pré-candidatura à presidência. "Sobre candidatura não falo nem amarrada", disse a ministra, negando interesse político na visita à maior festa junina do Nordeste.

Embora os defensores da candidatura da ministra aleguem que a doença não é empecilho para o lançamento do nome dela para a disputa em 2010, Dilma admitiu que reduziu um pouco o ritmo de trabalho nas últimas semanas. "Não é fácil um tratamento quimioterápico. Às vezes me sinto debilitada, às vezes não", explicou.

Nitidamente emocionada ao ser questionada sobre o tratamento do câncer no sistema linfático, Dilma destacou o apoio popular que tem recebido desde que anunciou a doença, no final de abril. Segundo ela, várias correntes de orações e mensagens chegam de pessoas de todo o país. "Tudo isso tem me fortalecido muito...", disse, interrompendo a resposta para "não me emocionar".

Mesmo fugindo do assunto candidatura, Dilma não escapou de falar sobre política. Ela comentou a informação de que apenas 3% das obras do PAC foram concluídas e garantiu que o governo vai apresentar dados atualizados - e positivos - esta semana. "Na próxima quinta-feira vamos apresentar mais um balanço quadrimestral do PAC e vocês vão ver resultados bem melhores que nos demais balanços", assegurou.

Sobre a festa de Caruaru, Dilma Rousseff disse que ficou impressionada com a "criatividade" do povo nordestino. "O ritmo do forró pé-de-serra é impressionante. Fiquei encantada, principalmente quando vi o rapaz do triângulo tocando. O povo do Nordeste é de uma engenhosidade incrível. Isso aqui é uma festa de altíssima qualidade", afirmou a ministra.

Dilma retorna à capital federal na manhã neste domingo, onde deve participar de uma cerimônia religiosa à tarde em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília.

Múcio faz propaganda
Como não falou sobre candidatura, coube ao colega José Múcio fazer a "propaganda" de Dilma em Caruaru. "Ela veio aqui para homenagear essa festa maravilhosa. Sem dúvida, a ministra é a figura principal do governo Lula", destacou o ministro pernambucano.

Já o ex-ministro da Saúde e atual secretário das Cidades de Pernambuco, Humberto Costa (PT), reconheceu que a visita da ministra a Caruaru serviu como uma apresentação de Dilma no interior do Nordeste. "É uma forma também de popularizar ela entre todos", disse.

Governador explica convite
O governador Eduardo Campos destacou que o convite à ministra foi uma forma de mostrar a riqueza da cultura pernambucana à ministra. "Ela já conheceu o melhor do Carnaval pernambucano este ano. E falando de São João, tinha que trazer a ministra para Caruaru. É uma forma também do Brasil conhecer o que existe de bom na nossa cultura", afirmou. Em fevereiro, a ministra veio a Pernambuco participar do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo do Madrugada.

O mais animado entre a comitiva do primeiro escalão do governo Lula, o ministro Carlos Lupi disse que ficou espantado com a grandiosidade da festa pernambucana. "Caruaru é o centro da cultura do São João e a gente sai daqui cheio de energia pra trabalhar", emendou o ministro.

Feliz com a presença de tantas autoridades, o prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), comemorou o destaque que o São João teve na mídia nacional por conta das visitas deste sábado. "Estamos realizando este ano uma grande festa, sem bandas de forró estilizado, somente com aquilo que é o São João autêntico. A visita dos ministros só vem engrandecer nossos festejos juninos", destacou.