Retratar a magia e a história de Alagoas por meio de cartões postais. Esse é o objetivo do livro Cartofilia Alagoana - Redescobrindo o Passado, dos escritores Douglas Apratto e Carmem Lúcia Dantas, patrocinado pelo Sebrae. O lançamento acontecerá durante uma noite de autógrafos na próxima sexta-feira, 5, às 19 horas, na Casa Memorial Jorge de Lima, na Praça Sinimbu.



Com base em uma rica pesquisa, a obra relata o surgimento dos postais - que mesmo com os avanços tecnológicos continuam sendo uma das formas de comunicação à distância mais simbólicas - e se transforma em um passaporte para voltar ao passado, através de traços arquitetônicos de cidades como Maceió e Penedo antes da fase de urbanização e inclusive, de comportamentos da população daquela época.



Segundo Douglas Apratto a idéia de produzir o livro surgiu do desejo de abordar temas pouco conhecidos e que envolvam a diversidade cultural do Estado,  o que o fez procurar um colecionador local e também o diretor da biblioteca nacional, que cedeu alguns modelos de cartões para ilustrarem o livro. Ele adiantou ainda, que já tem planos de elaborar outros títulos, que abordarão temas como a arte sacra local.

"Também conseguimos reunir em um cd imagens de mais de 500 postais de Alagoas, que mostram engenhos e até o Rio São Francisco. Por serem provas de carinho, enviados a parentes e amigos, os postais correm o mundo e têm sua importância antropológica e sociológica. Em Portugal, por exemplo, encontramos muitos livros sobre cartofilia, motivo pelo qual quisemos que as novas gerações saibam mais sobre Alagoas, pois temos cartões com lugares que hoje nem existem, como uma ponte semelhante a um dos pontos turísticos de Fortaleza", contou o escritor.


Serviço:

O quê: lançamento do livro Cartofilia Alagoana - Redescobrindo o Passado
Quando: 05/06/2009
Onde: Casa Memorial Jorge de Lima, na Praça Sinimbu.
Horário: 19h