Ascom Mata Grande Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O prefeito de Mata Grande, Jacob Brandão entregou diversas obras nesta sexta-feira (18), dia em que o município comemorou 174 anos de Emancipação Política. A população fez questão de acompanhar a inauguração da reforma e ampliação do prédio da delegacia. O evento também contou com a presença de ex-prefeitos, vereadores e dos deputados Isnaldo Bulhões e Joaquim Beltrão.

Educação

A primeira obra ser entregue pelo prefeito foi a Biblioteca Municipal, Floriano Peixoto, o local é amplo com uma vasta especialidade em livros, para crianças, adolescente e adultos. Na sala 12 computadores todos com internet ajudarão na inclusão digital, na região.

A escola Monsenhor Aloísio Viana Martins, sendo o maior complexo educacional do município passou por uma grande reforma. Também foi inaugurado o centro de inclusão digital com 17 computadores. De acordo com o diretor do setor José Jiordanny, alunos e professores serão capacitados a conhecer o mundo virtual.

“É de grande importância esse centro, com ele vamos poder capacitar alunos e professores para um mercado tão exigente como é hoje. Antes os alunos pesquisavam os trabalhos escolares em Lan House sem nenhum tipo de acompanhamento”, frisou Jiordanny.

Assistência Social

Em seguida o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS que atende idosos desamparados foi entregue a comunidade. Segundo a coordenadora do projeto, Luciana Vilar a iniciativa do prefeito foi importantíssima.

“Todos sabem que uma obra só acontece quando o gestor municipal autoriza e esse centro, teve todo apoio do prefeito. Vamos trabalhar com mais garra atendendo os necessitados”, falou.

A Escola Lisyeti Lisboa, conhecida por - Grupinho teve todo prédio reformado com a colocação de um novo piso e revestimento nas paredes. Jacob Brandão e o ex-prefeito José Jorge entregaram a obra.

Silene de Sá, diretora da Escola ficou muito contente. “Nessa hora só agradecemos, por que quem ganha são as crianças que estudam aqui. A escola nunca passou com uma reforma grande dessa proporção”, disse.

Sonho realizado

Um sofrimento antigo dos moradores da Rua Rivanda Vilar, acabou de vez, com a construção de uma ponte. A moradora Eva da Silva admitiu que não dormia quando começava chover porque o córrego transbordava entrando água de esgoto nas residências. “Agora posso dormir tranquila, graças ao prefeito”, comentou rindo a aposentada.

O secretário de Obras e Viação, Kledison Inácio comemorou com os moradores o final de uma reivindicação que era constante. “A ponte está feita e os moradores podem dormir com tranquilidade. Com esse projeto concluído até a casa de vocês estão valorizadas. É muito importante pagar o IPTU para que a prefeitura possa realizar obras como essas onde precisar”, discursou.

Delegacia reformada

Jacob Brandão recebeu o coordenador da Área 01, o delegado Klemann Vieira, o delegado regional de Delmiro Gouveia Guilherme Sillero e o delegado titular Walter Fontes Cunha para entregar a reforma e ampliação da delegacia municipal.

O prefeito aproveitou para cobrar mais segurança para o município, também cobrou maior agilidade da juíza Danielle Burichel para emitir os mandados de prisão para que policiais possam trabalhar com mais celeridade.

“Polícia nenhuma trabalha sem ter o apoio do judiciário. A juíza pediu uma delegacia com condições de trabalho, reformamos. Apenas não quero que criminosos tomem conta do município para tirar o sossego dos moradores. Um agricultor tem um sofrimento enorme para comprar uma moto e é roubado, não pode. Temos que ter segurança”, explicou Jacob Brandão.

Klemann Vieira, disse que reconhece a violência que não é só em Mata Grande e sim em toda Alagoas. “Recebemos a Força Nacional para ajudar no trabalho policial, no estado. Prefeito pode ter a certeza que a delegacia irá funcionar com todo gás agora. No que o delegado Walter precisar para algum tipo de operação enviaremos vários homens para reforçar”, frisou.

De acordo com Vieira, a Polícia Civil vai auxiliar a Polícia Militar através de rondas constantes pelos pontos mais críticos da cidade de município. A Cohab considerada um ponto crítico terá agora constantes rondas para acabar de vez com a violência no local.

Guilherme Sillero, delegado regional de Delmiro Gouveia garantiu ao prefeito Jacob Brandão que a delegacia ficará aberta 24 horas. Hoje a delegacia municipal conta com sete agentes policias que antes apenas eram três. “A população pode comparecer a delegacia agora a hora que quiser que sempre terá policiais para atender. A delegacia hoje tem condições para funcionar corretamente”.

O deputado estadual Isnaldo Bulhões, cobrou do governador melhores investimentos para as delegacias do sertão de Alagoas a exemplo de Mata Grande. “A população sertaneja não pode ser penalizada com o descaso na segurança pública. Ninguém pode pagar por erro de outras pessoas. Mesmo com esse aumento vou continuar cobrando reforço no efetivo policial para Mata Grande”, finalizou Isnaldinho.

A nova delegacia dispõe, agora, de um gabinete para o delegado, cartório informatizado e climatizado, recepção, cozinha com fogão, geladeira, gela água, nova carceragem, e alojamento para os policiais civis.