Entre esta quarta e a quinta-feira (28) chuvas de intensidade forte atingem 18 Estados brasileiros. De acordo com alerta divulgado hoje pela Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, há previsão de temporais para os Estados de São Paulo, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, e Paraná.

No Sudeste e Sul do país, áreas de instabilidade formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em grande parte de São Paulo --exceto no norte e nordeste paulista-- e centro-norte do Paraná, entre hoje e amanhã. Nestes Estados, as chuvas podem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento forte, com velocidade de até 60 km por hora.

Já no Norte do país, áreas de instabilidade tropicais provocam temporais em Rondônia, no centro-sul e leste do Amapá, Amazonas, grande parte do Pará, centro-sul de Roraima e no Acre --nesta quarta e quinta-feira.

O mesmo ocorre no Nordeste, onde há previsão de chuvas com intensidade forte no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, centro-norte do Piauí e do Maranhão e nordeste e Recôncavo Baiano.

No Centro-Oeste, temporais atingem grande parte de Mato Grosso do Sul --onde pode haver queda de granizo em áreas isoladas-- entre hoje e amanhã.

O órgão recomenda que a população evite áreas de alagamento e regiões de encostas e morros, já que as chuvas aumentam os riscos de deslizamentos. Também alerta para que a população evite trafegar por áreas com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Os alertas preventivos são baseados em informações do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).