A Feira Agroecológica de Maceió vai ganhar novo endereço. A partir da próxima sexta-feira (29) as barracas destinadas à venda de produtos sem agrotóxicos serão instaladas no estacionamento do Mercado Público de Jaraguá, o que vai melhorar o acesso e trazer mais comodidade aos consumidores.

Criada em 2005, a partir de uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) e Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Abastecimento, a feira surgiu como uma alternativa para disseminar entre os alagoanos o consumo de alimentos agroecológicos, abrindo mercado para a comercialização dos alimentos produzidos no interior do Estado.

Além de estar consagrada entre os consumidores que buscam alimentos saudáveis, a feira foi estímulo aos supermercados da capital, que também aderiram à venda de produtos diferenciais, como os orgânicos.

As frutas, hortaliças e verduras comercializadas na feira são produzidas com base no modelo da agroecologia, ou seja, dispensa ações danosas ao meio ambiente, como o uso de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos.

Além da garantia de estar levando para casa um alimento de qualidade, saudável e ecologicamente correto, o consumidor se beneficia por negociar diretamente com os produtores. Sem o intermédio de terceiros, o custos dos alimentos vendidos na feira podem ser menores do que os encontrados no mercado.

“Seu sistema de produção favorece preservação e a qualidade do solo e das fontes de água, incentiva o associativismo dos produtores e aponta novos canais de comercialização dos produtos, permitindo o desenvolvimento em harmonia com o meio ambiente”, afirma a gerente da Carteira de Agronegócios do Sebrae/AL, Fátima Santos, referindo-se à maneira sustentável com a qual os alimentos são produzidos.

“A Feira funciona como vitrine para que o consumidor compre direto do produtor e tenha acesso ao produto da agricultura familiar. Esse tipo de agricultura é feita por pequenos e médios produtores e tem grande importância na economia; também valoriza o meio rural com a geração de novos postos de trabalho, ocupação e renda”, completa Fátima.

A Feira Agroecológica de Maceió continuará sendo realizadas todas às sextas-feiras, das 7h00 às 14h.