Cerca de 200 mil pessoas ficaram sem água na manhã de ontem em Camaragibe, região metropolitana do Recife. Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o motivo foi à mudança de uma adutora devido a uma queda de barreira por conta das chuvas. A previsão da volta do serviço é 48 horas.

 

Ainda de acordo com a Compesa, o equipamento é responsável pelo abastecimento da cidade. A queda da barreira, ocorrida em uma localidade conhecida como Sítio do Mesquita, não danificou moradias nem gerou vítimas.



 

Para fazer o reparo do dano, a Compesa determinou o fechamento da tubulação e o desvio da água para outro trecho até que o problema seja resolvido. O gerente da unidade oeste da Compesa, Alex Ramos, disse que a situação está sob controle.

 

"O prazo (dois dias) é necessário por ser a área de difícil acesso e a chuva continuar intensa no local", disse. Devido às chuvas, houve mais um desabamento de barreira em Camaragibe na rua Durval Rosa Borges, em Tabatinga, atingindo a casa do auxiliar de cozinha Henrique Gomes da Silva, 30 anos. Não houve feridos.

 

No Recife, um jambeiro localizado dentro da área do Edifício Penedo, na rua Aníbal Falcão, bairro das Graças, zona norte, tombou sobre a via pública nesta manhã. A queda foi atribuída à chuva e aos ventos fortes que foram registrados. Parte do muro do prédio foi destruído e uma casa na frente foi atingida. Não houve feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar a árvore.

 

No comércio, pouco movimento na manhã deste sábado. Segundo os lojistas, o recifense ficou com medo de sair de casa. Durante a madrugada, algumas vias ficaram completamente alagadas. Em Olinda, vários pontos de alagamento foram registrados nas avenidas Getúlio Vargas e Carlos de Lima Sobrinho.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o sábado em Pernambuco é de tempo nublado com pancadas de chuva no Litoral e Zona da Mata e pancadas de chuva esparsas no Agreste.

 

A temperatura no Estado no final da tarde era estável, com máxima de 30ºC e mínima de 17ºC. No Recife, o domingo será nublado com pancadas de chuva. Os termômetros na Capital marcam entre 29ºC e 22ºC.