Pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi, encomendada pelo PT, revela que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), aparece com 36% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2010. Já a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), conta com 19%. (confira a íntegra da pesquisa)

Os percentuais foram obtidos por meio de pesquisa estimulada, na qual os candidatos são apresentados aos entrevistados. Ainda nesse cenário, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) está em terceiro lugar na disputa, com 17%. Já a presidente nacional do Psol,  Heloísa Helena, registra 8% da preferência. Brancos, nulos ou não souberam responder somam 19%.

Já em outro cenário estimulado, dessa vez sem a presença de Serra e Ciro, e com a participação do governador de Minas, Aécio neves (PSDB), Dilma conta com 25% da preferência. Aécio aparece com 20% e Heloísa Helena, com 16%.

Em um eventual segundo turno entre Serra e Dilma, o tucano contaria com 48%. Já a ministra petista teria 25%. Nesse cenário, branco, nulos ou não souberam somariam 37%.

O levantamento também mediu a rejeição dos eventuais candidatos ao Palácio do Planalto. Heloísa Helena aparece na frente nesse quesito, com 17%. O governador mineiro aparece em segundo, com 13%. Serra tem 12% de rejeição, seguido por Dilma, com 11%. A rejeição ao deputado Ciro é a menor: 9%.

Ainda segundo a pesquisa, 87% dos entrevistados avaliaram positivamente o presidente Lula. Já a avaliação negativa do petista é 13%.

O Vox Populi ouviu 2 mil pessoas entre os dias 2 e 7 de maio deste ano. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais