Nutrição com Tatiane Ramalho

Uma noite mal dormida gera desgaste no dia seguinte e acarreta uma série de enfermidades.

A insônia: Caracterizada pela dificuldade em pegar no sono, acordar várias vezes durante a noite ou ainda acordar muito cedo pela manhã. Você apresenta alguns desses sintomas? 
O sono de qualidade melhora o equilíbrio físico, mental e emocional do ser humano, fortalece o sistema imunológico, ajuda a prevenir doenças e tem grande importância para o bom funcionamento do cérebro. 
Estágios do sono: 
o primeiro estágio corresponde à transição da vigília para o sono mais profundo, mas o organismo ainda se encontra em sono leve. 
Somente no estágio seguinte (N2), o cérebro se desconecta totalmente dos estímulos do mundo real. 
Depois disso, o indivíduo entra no estágio 3, é o momento do sono profundo. Durante esse estágio, que corresponde ao sono reparador, existe um descanso da atividade cerebral, ocorre a diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial e há um aumento da produção do hormônio do crescimento.
O último estágio, conhecido como sono REM, é a fase em que ocorrem os sonhos mais complexos e de maior significado emocional.
⚠As Consequências: baixo raciocínio, reação lenta, depressão, transtornos psiquiátricos e problemas de memória, mau funcionamento do sistema imunológico, aumento da obesidade, hipertensão arterial, risco de doenças do coração e de diabetes. 
Aprendendo a dormir: Cair nos braços de Morfeu. 
   Faça a Higiene do sono: 
* Tome um banho morno antes de deitar;
* Procure dormir e acordar nos mesmos horários;
* Tome uma xícara de chá calmante;
* Deixe o ambiente aconchegante, sem pontos de iluminação,sem tv ligada, sem ficar mexendo em celulares,   se desconecte! 
* Pode utilizar óleo essencial de lavanda(2 gotinhas debaixo do travesseiro); 
* Pegue um papel em branco e anote tudo que precisa fazer no dia seguinte, as atividades que tem que realizar, para mente não precisar ficar processando! 
E vale lembrar que o sono é um dos pilares da qualidade de vida aliada a nutrição e os exercícios físicos!

 

Consuma chás!! Por que nutri?

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Essa parte da fitoterapia auxilia na conduta nutricional. 
A fitoterapia funcional estuda o mecanismo de ação dos fitoterápicos e a aplicação das plantas medicinais, em suas diferentes formas de apresentação na prática clínica.
Os chás podem ser utilizados pelas suas propriedades terapêuticas desde que se saiba quando, quanto e como utilizá-los. 
Cada planta tem os seus princípios ativos respectivos fazendo com que a sua ação farmacológica dependa da correta preparação e utilização. 
A melhor forma é a infusão das folhas e flores.  
Os saquinhos normalmente tem quantidades menores do princípio ativo da planta preferencialmente usar a erva in  natura ou a  erva seca.

Para flores e folhas: 1 litro de água, aguardar a água levantar fervura. Acrescentar 1 a 2 colheres de sopa da erva. Deixar abafar por 5 minutos.
Obs.: Utilizar 10 a 20 minutos para raízes e caules (para retirar as propriedades) que devem ser fervidos junto com a água em panela.
Armazenamento máximo: 24 horas, em geladeira ou em garrafa térmica e em recipiente que não seja plástico ou de alumínio.
Máxima Quantidade ingerida: 3 xícaras por dia. 
Vale ressaltar que não é porque é natural que se deve tomar à vontade, sem limites! Pois, os mesmos possuem efeitos colaterais também! 
Para dificuldade em dormir: chá de mulungu 
Para melhorar oa qualidade do sono: chá de melissa; chá de camomila 
Para dificuldade na digestão: chá de hortelã; gengibre; alecrim 
Para náuseas e enjoos: chá de gengibre 
Para azia gestacional: hortelã 
Para termogênese: camelia sinensis (chá verde, branco, vermelho, preto) * Para melhorar performance: chá mate
Para gases: chá de erva doce; chá de hortelã cominho; Funcho; Tomilho
Para auxiliar processo de emagrecimento: chás amargos como carqueja, hibiscos, cavalinha, canela E para lembrar: chá não se adoça, tá!!

 

Dicas para uma alimentação saudável e melhor qualidade de vida

*REMOVER ALIMENTOS E BEBIDAS QUE COMUMENTE CONTÉM  MUITOS ADITIVOS  (CORANTES,   ESTABILIZANTES, EDULCORANTES E TOXINAS ( AGROTÓXICOS).

* INGERIR BOAS GORDURAS QUE ESTÃO NO AZEITE DE OLIVA , ÓLEO DE LINHAÇA, ÓLEO DE       MACADÂMIA.

A ALIMENTAÇÃO DE VÊ SER RICA EM ALIMENTOS VERDES, VIVOS, ENERGIZANTES, DETOXIFICANTES, INTEGRAIS E INDIVIDUALMENTE ADEQUADOS

• DAR PREFERÊNCIA AOS ALIMENTOS ORGÂNICOS

• USAR PARA TEMPERAR A COMIDA LIMÃO,  ALHO , CEBOLA E ESPECIARIAS : ORÉGANO, AÇAFRÃO, MANJERICÃO, ALECRIM, AIPO, COENTRO, ESTRAGÃO, FUNCHO, HORTELÃ

CONSUMIR OLEAGINOSAS RICAS EM BOAS GORDURAS ( CASTANHA, NOZES)

•  CONSUMIR MAIS SEMENTES COMO A DE LINHAÇA E GERGELIM

•  COMER ARROZ INTEGRAL COM LEGUMINOSAS ( FEIJÕES E LENTILHA)

•  COMER MAIS PEIXES ( SALMÃO, ARENQUE, ATUM, SARDINHA QUE SÃO BOAS  FONTES DE ÔMEGA 

Veja o vídeo abaixo  com mais informações 

 

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