Cidade

Empresa de Call Center abre 250 novas vagas de emprego em Arapiraca

  • Assessoria
  • 13/01/2021 22:32
  • Cidade
Foto: Reprodução / Internet
Call center

A abertura de novas vagas de emprego em Arapiraca é sempre motivo para comemorar, afinal é mais oportunidade de vida par ao nosso povo.

A AeC Call Center abriu 250 vagas para a unidade de Arapiraca. Todas as oportunidades são para o cargo de atendentes e as contratações seguirão até o final do mês de janeiro.

Para participar da seleção é preciso ter mais de 18 anos e ter concluído o Ensino Médio. Os interessados devem se cadastrar no site https://queroser.aec.com.br. A primeira etapa do recrutamento é realizada pela internet. A empresa fornece alguns benefícios para os funcionários, como vale-transporte, vale-refeição, plano de saúde, e plano odontológico.

Há vagas tanto para trabalho presencial como para home office. A definição do modelo de jornada ocorrerá durante a seleção, por isso é desejável que os candidatos possuam infraestrutura para a jornada em home office. Para atuar na unidade da empresa em Arapiraca, cada funcionário receberá máscaras de proteção individual e kit de higienização.

Empresário José Hipólito sai do coma e tem melhora em seu estado de saúde

  • Redação
  • 01/12/2020 15:24
  • Cidade

O empresário José Hipólito da Costa proprietário da Distribuidora Asa Branca, em Arapiraca apresentou uma melhora sensível no seu quadro de saúde. 

O empresário se encontra em São Paulo há cerca de um mês, onde passou boa parte do período internado numa Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em coma induzido para tratamento da Covid-19. 

Orações e uma enorme torcida pela sua melhora foram realizados pelos vasto círculo de amigos e familiares e neste 1º de dezembro terça-feira ele está fora de perigo e se recuperando. 

A data prevista de alta e quando retornará para Arapiraca ainda não foi divulgado pelos familiares do empresário que é bastante conhecido e querido pelo povo de Arapiraca. 

Árbitro de futebol arapiraquense precisa de ajuda para realizar tratamento de câncer

  • Redação
  • 01/12/2020 15:22
  • Cidade

O árbitro de futebol arapiraquense, Alexandre Praxedes, precisa de ajuda para realizar um tratamento de câncer. Praxedes está com nódulos entre o pulmão e o tórax, e precisa fazer uma cirurgia no valor de R$ 20 mil.

De acordo com informações de familiares, Alexandre foi diagnosticado com câncer no ano passado, e desde de então vem lutando contra a doença. Ele já fez uma cirurgia e agora apareceram mais nódulos, e será necessário mais um procedimento cirúrgico.

Praticamente todos os custos do tratamento estão sendo feitos de forma particular. Familiares e amigos estão fazendo uma campanha na rede social para arrecadar fundos.

Você pode ajudar doando qualquer valor:

Caixa Econômica Federal
Ag 4813
Op 013
Conta 00007739-1

Emanuel Ricardo P Dias

Mais informações: 82 99958-7044, falar com irmão de Alexandre, Emanoel.

OAB/AL apresenta nova diretoria, coordenadorias e comissões da subseção Arapiraca

  • Assessoria
  • 01/12/2020 15:10
  • Cidade

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB-AL) apresentou, na noite dessa quinta-feira (26), a nova diretoria da Subseção Arapiraca, Regimento Interno, coordenadorias e suas comissões.

A diretoria já atua desde o dia 17 de março de 2020, porém, por motivos da pandemia do Novo Corona Vírus, só agora pôde ser apresentada aos inscritos arapiraquenses e demais comarcas abrangidas.

Toda a cerimônia foi realizada sob os cuidados e protocolos estabelecidos pela Vigilância Sanitária, tais como: distanciamento social entre a plateia, uso de máscaras e disponibilidade de álcool em gel em todo auditório e sede da subseção.

A diretoria apresentada é composta pelos seguintes membros: presidente Daniel Fernandes; vice Ivens Alberto Queiroz Silva; Vânia Félix como secretária-geral; Rosicleia Pereira como secretária-geral adjunta, e Mácio Paulo de Lima como diretor tesoureiro.

Devidamente apresentados, o presidente Daniel Fernandes foi claro na ideologia tomada para a consolidação da advocacia em toda a região de abrangência de atuação, tornando a subseção convidativa, participativa e unida em prol dos interesses de toda a classe e da sociedade.

“O nosso pensamento é o de abrir as portas desta casa para que todos os advogados possam contribuir e estejam alinhados por um único pensamento construtivo de unidade profissional e social. Somente somando esforços é que transformaremos as nossas vidas, das nossas famílias e da sociedade. Mostraremos à sociedade que existe uma advocacia una, não existem dois ou três tipos de advogados! precisamos, realmente, é nos unir enquanto classe, pois assim a sociedade estará fortalecida”, destacou.

Já o vice Ivens Queiroz, evidenciou o sentimento de pertencimento à classe como fator primordial para este novo momento vivido pela OAB Arapiraca.

“Essa mudança de postura é a que temos de trazer para o nosso lado, esse sentimento de poder colaborar e transformar vidas. É preciso ter a honra de ser advogado e nunca deixar de se sentir um. Todo aquele que tem orgulho da profissão, esteja ele atuando no fórum, consultoria ou advocacia pública, as portas da OAB estarão sempre abertas para tal”, indicou. Além de toda a diretoria, Fernandes anunciou também coordenadorias , dentre elas a de comissões, composta pelo coordenador-geral Valtencir Félix, coordenadora-adjunta Priscila Nascimento e da secretária-geral Clarissa Albuquerque, além das 24 comissões que irão compor a Subseção Arapiraca durante seu mandato.

Prefeitura de Arapiraca firma parceria com a AEC para contratação de mais de 300 pessoas

  • Assessoria
  • 24/11/2020 10:12
  • Cidade

Na tarde de ontem, segunda-feira (23), a Prefeitura de Arapiraca firmou uma parceria com a AeC, empresa de contact center, que vai contratar aproximadamente 300 pessoas para começar a trabalhar no próximo dia 08 de dezembro, na unidade instalada em Arapiraca. A parceria foi firmada durante reunião entre o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca, Valter Bispo, e o gerente de operações da AeC, Danilo Passagli.

De acordo com o secretário Valter Bispo, a parceria será executada através da Casa Integrada do Trabalho, órgão municipal vinculado ao Sistema Nacional de Emprego (Sine). “O Sine Arapiraca está fazendo o recrutamento de candidatos às vagas na AeC. Após esse processo, os candidatos pré-selecionados pelo Sine serão encaminhados para a empresa AeC, onde passarão por treinamento que deve começar no próximo dia 08 de dezembro”, explica.

Para Flora Tavares, superintendente de Desenvolvimento Local, Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a parceria entre a AeC e a Prefeitura de Arapiraca é importante para que essa informação alcance um número maior de pessoas interessadas nas vagas de emprego.

“A geração de novos postos de trabalho em Arapiraca chega em uma boa hora, pois atravessamos um período difícil por conta da pandemia, que aumentou o nível de desemprego no município. Além disso, a AeC nos oferece uma flexibilização no perfil da vaga, exigindo apenas o nível médio. Dessa forma, podemos contribuir para a contratação de muitas pessoas aqui no município”, ressalta Flora Tavares.

Os interessados nas vagas de telemarketing (atendimento) da AeC devem baixar no seu smartfone o aplicativo Sine Fácil e fazer seu cadastro! Qualquer dúvida, entre em contato com a Casa Integrada do Trabalho/Sine Arapiraca, que está funcionando somente por meio do atendimento online:

Whatsapp: (82) 8704-7461
E-mail: [email protected]

Vereadores denunciam corte irregular de árvores em Porto Real do Colégio

  • Redação
  • 23/11/2020 16:54
  • Cidade

Ainda sobre os efeitos da eleição deste ano, o prefeito reeleito de Porto Real do Colégio (AL), Aldo Popular (MDB), determinou o corte e derrubada de árvores na principal via de acesso ao centro da cidade, no final da manhã desta segunda-feira (23). A denúncia foi feita pelos vereadores Isabelita Enfermeira (Republicanos) e Reinaldo dos Santos (Republicanos) e o flagrante foi confirmado por populares. 

Segundo moradores, a perseguição política em Porto Real do Colégio continua, apesar da reeleição do prefeito que não admite o exercício da democracia. De acordo com o relato, o local é ponto de encontro de moradores que admitem que não votaram na atual gestão e esse teria sido o motivo para este crime ambiental. 

A vereadora Isabelita disse que está indignada com tamanha falta de bom senso e de respeito do prefeito até mesmo aos seus eleitores que também usam os espaços públicos e não apenas os eventuais adversários políticos do prefeito. As imagens estão correndo as redes sociais na tarde desta segunda-feira (23) e os vereadores denunciam o caso também ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas. 

Casos de Covid seguem aumentando em Maceió e Arapiraca, aponta Ufal

  • Redação
  • 23/11/2020 16:38
  • Cidade

As cidades de Maceió e Arapiraca seguem apresentando tendência de aumento de casos do novo coronavírus, segundo o Observatório Alagoanos de Políticas Públicas Para o Enfrentamento a Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O mais recente relatório, divulgado nesta segunda-feira (23), chama atenção também para a estagnação no número de óbitos causados pela doença na capital alagoana, que se mantém inalterável há seis semanas, período em que foram registrados sete casos por semana.  Arapiraca, por outro lado, apresentou redução pela segunda semana consecutiva, após duas semanas de alta.

O coordenador do Observatório, o pesquisador Gabriel Bádue, explicou que essa estagnação nos casos de óbitos indica 'descontrole da pandemia' na capital. "Considerando que as evidências de controle de transmissão são obtidas a partir da queda simultânea de novos casos e óbitos por um período mínimo de quatorze dias, essa manutenção do número de óbitos há seis semanas, combinada com a alta de novos casos, aponta sinais de descontrole da transmissão do novo coronavírus em Maceió", detalhou.

Como são as duas maiores cidades do estado, o Observatório faz análises isoladas para Maceió e Arapiraca. No geral, segundo os pesquisadores, a incidência de casos de Covid-19 em Alagoas na 47ª semana epidemiológica (SE) foi praticamente igual ao quantitativo do período anterior, enquanto os óbitos mantiveram a tendência de queda com uma redução de duas mortes em relação à 46ª SE.

Com relação ao número de casos suspeitos, foi observada uma redução ao longo das últimas semanas, tendo o Boletim Epidemiológico desse domingo (22) registrado 1.074 casos eminvestigação laboral."Após um período de alto número de suspeitos (que se manteve em quase três mil por algumas semanas), este número voltou a cair, enquanto o número de testes realizados voltou a subir. O número de resultados positivos em relação ao total de testes realizados vem crescendo nas últimas semanas, chegando próximo de 26% na última semana", acrescentou Gabriel Bádue.

Comércio de Arapiraca será aberto normalmente no feriado da Consciência Negra

  • Redação
  • 18/11/2020 17:12
  • Cidade

O Sindilojas Arapiraca informa que no Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro e o Dia do Evangélico comemorado em 30 de novembro, o comércio funcionará em horário normal, das 09h às 18h.

O presidente do Sindilojas, Wilton Malta, reconhece o respeito que todos veneram a essas duas datas mas explica que não há previsão legal que remeta ou obrigue o fechamento do comércio. Disse ainda, que parar uma atividade empresarial, tem impacto muito negativo. “Por isso, o comércio já faz seu plano de trabalho anual em cima das datas legalmente consideradas no calendário civil”, fala.

Além do comércio e de outras empresas privadas, nos dias 20 e 30 também funcionarão em horário normal os bancos. De acordo com Malta, mesmo sabendo da abertura normal, algumas pessoas, na dúvida, acaba deixando para vir ao comércio no dia seguinte.

O presidente lembra também que notícias de comércio fechado prejudica e se estendem à economia informal, já que o município conta com dezenas de taxistas, centenas de moto-táxis que faturam no dia a dia, vans, táxis carrinhos de lanches, vendedores de água e outros produtos. “Com um fluxo menor de pessoas, menor o faturamento”, pondera.

Obra de pavimentação asfáltica das vias ao entorno do viaduto da AL220 entra na etapa final

  • Assessoria
  • 17/11/2020 17:38
  • Cidade

Um sonho antigo da população está se tornando realidade. A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está concluindo a obra de pavimentação asfáltica das ruas localizadas no entorno do viaduto da AL-220, que ligam os bairros Brasiliana, Santa Edwiges, Capiatã e Planalto.

A pavimentação dessas ruas vai facilitar o acesso dos moradores desses bairros ao shopping, aos grandes atacadistas e ao Centro de Arapiraca, além de melhorar o trânsito, proporcionando mais segurança e melhor qualidade de vida para a população.

De acordo com o engenheiro civil Junior Ramalho, responsável pela obra, foram pavimentadas com asfalto a Avenida Ministro Petrônio Portela, no bairro Santa Edwiges (4.423,2 m²); Rua Marinete Francisca Nunes, no Capiatã (2.150,4 m²); e a Rua Alfredo Ribeiro Wercelens, no bairro Brasiliana (1.582,2 m²). Ao todo foram pavimentados 8.155,8 m² nessas três ruas.

Segundo o subsecretário de Infraestrutura, o engenheiro civil Ricardo Carvalho, após a conclusão das etapas de pavimentação, estão sendo executados os serviços de drenagem superficial, composta por assentamento do meio-fio e linha de água. “Esses serviços são importantes para garantir a integridade estrutural do pavimento. Em seguida, iniciaremos os serviços de execução do passeio em concreto”, explica o engenheiro.

Movimentação foi tranquila nos Dia de Finados nos cemitérios de Arapiraca

  • Redação
  • 03/11/2020 10:34
  • Cidade

A movimentação nos principais cemitérios de Arapiraca foi bastante tranqüila na manhã desta segunda-feira (2) durante a celebração do Dia de Finados. A visitação que iniciou às 7h, se estendendo até 17h.Pela determinação da Prefeitura de Arapiraca, expressa em Decreto Municipal, as visitações seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde, no enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Nos cemitérios foram instaladas grades de ferro, com algumas limitações, principalmente no Cemitério Santo Antônio, onde estão vítimas da Covid-19. Também existem funcionários medindo a temperatura dos visitantes logo na entrada do local, assim como oferecendo álcool para passar nas mãos.

Além de ter cuidado de todos os detalhes de manutenção desses espaços, com pintura, limpeza e construção de cruzeiros para oração, a Prefeitura cuidou da organização da área externa dos cemitérios, onde comerciantes costumam vender artigos, a exemplo de velas e flores.Abaixo algumas orientações expressas no Decreto Municipal. Entre elas:

- Ficam autorizadas, até o dia 4 de novembro a visitação a cemitérios públicos do Município;

- Ficam proibidas, com o intuito de evitar aglomerações, a realização de celebrações e cultos religiosos no interior dos cemitérios; A programação das celebrações seguem nas paróquias.

- Para este período ficam proibidos os serviços de lavagem de túmulos pelas famílias. Entretanto, equipes do Município realizaram o trabalho de limpeza e manutenção dos cemitérios públicos.

- É proibido o consumo de alimentos no interior dos cemitérios;

- Quanto ao comércio de flores, velas e itens seguirá regras para o funcionamento e local de instalação e barracas;

- Os comerciantes ficam responsáveis pela higiene e uso de equipamentos individuais e segurança;

- Somente comerciantes que possuírem cadastro junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo com autorização poderão comercializar nos entornos dos cemitérios.

- O Município realizará a fiscalização nesses locais.

Dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado (24) em Arapiraca

  • Assessoria
  • 24/10/2020 08:57
  • Cidade

O Dia D de Vacinação Antirrábica para cães e gatos acontece, neste sábado (24), no horário das 8h às 17h. A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai disponibilizar mais de 70 pontos de imunização, distribuídos em todos os bairros da cidade. Confira os locais de vacinação abaixo.

A estimativa é de que o Município vacine cerca de 40 mil animais, nas zonas urbana e rural do Município, segundo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a campanha deste ano, equipes volantes do CCZ visitaram mais de 130 comunidades rurais, vacinando os animais nas próprias residências. O serviço de vacinação também acontece no próprio órgão, localizado AL-220, 1286 - Canafístula, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

“A vacinação é importante para garantir a prevenção de animais e humanos contra a raiva. Quem ainda não vacinou seus animais deve levar a um dos 70 pontos disponibilizados pela prefeitura com equipes do CCZ”, declarou o coordenador do CCZ, Emanuel Cardoso.

Prefeitura de Arapiraca antecipa pagamento da segunda faixa

  • Assessoria
  • 02/10/2020 15:00
  • Cidade

A Prefeitura de Arapiraca antecipou, para esta sexta-feira (2), o pagamento dos salários dos servidores que fazem parte da segunda faixa.

O pagamento representará um incremento na ordem de R$ 8 milhões na economia da cidade.

Recebem nesta etapa todos os servidores efetivos, contratados e comissionados com salários acima de R$ 2 mil.

Os recursos estarão disponíveis nas contas a partir das 15h.

Mulher recebe alta após dar à luz e ser entubada em Hospital de Arapiraca

  • Assessoria
  • 29/09/2020 16:31
  • Cidade

Vencer o coronavírus tem sido a luta de milhares de pessoas ao redor do mundo nos últimos. Mas, para a jovem Thainá de Oliveira Nunes, o ato se tornou ainda mais heróico.

Grávida, ela foi infectada pelo vírus e precisou ser internada na UTI COVID do  Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, apresentando sintomas graves da Covid-19.

“Durante o internamento, ela entrou em trabalho de parto e precisou ser submetida a uma cesariana. Após o nascimento do bebê, Thainá voltou pra UTI e seu quadro de saúde piorou, sendo necessária a entubação da paciente”, disse Marcella Oliveira, Coordenadora Geral da Enfermagem para COVID.

A história da paciente acabou envolvendo todos os funcionários do Hospital Regional. “Thainá passou mais de 20 dias internada, passou praticamente por todos os setores, da recepção à UTI, e e seu quadro de saúde envolveu um grande número de profissionais, que se dedicaram ao máximo para salvar sua vida e a de seu bebê”, disse o diretor médico Ulisses Pereira.

Toda essa dedicação de médicos, enfermeiros e demais profissionais do hospital, garantiram a recuperação de Thainá, mas a garra e vontade de viver da nova mamãe foram imprescindíveis para a sua recuperação. “Após ela ser entubada, seu quadro de saúde se agravou, mas graças a Deus, ela responde bem ao tratamento, foi extubada e nesta segunda-feira (28), recebeu  alta.

Nascimento

A pequena Lana Maitê nasceu pesando 2570 quilos e bastante saudável. “Felizmente tudo se saiu bem nessa história. Serve de exemplo de luta e vitória, mas reforça a necessidade de que o vírus está aí e precisamos continuar com os cuidados”, falou o Superintendente do Regional, Geraldo Magela.
 

HE do Agreste atende 535 pacientes com Covid-19 em cinco meses

  • Assessoria
  • 22/09/2020 19:09
  • Cidade

O mais atualizado boletim epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (22), revela que o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, já atendeu 535 pacientes com a Covid-19. O levantamento realizado pelo Serviço de Epidemiologia Hospitalar mostra que de 5 de abril até 17 de setembro deste ano, a unidade recebeu 310 pacientes do sexo masculino e 225 do sexo feminino.

Os dados ainda revelam que a maioria dos pacientes internados para tratamento e cura da Covid-19 é formada por pessoas na faixa etária entre 60 e 79 anos de idade, sendo a maior parte de cor parda (55%) e de pacientes de cor branca (24%).  Os pretos representam apenas 3,3% das pessoas internadas e os jovens com idade entre 15 e 19 anos são apenas 1,9% dos pacientes atendidos no HEA com Covid-19.

Os homens representam 58% do total de pacientes, enquanto as mulheres são 42% das pessoas atendidas. A estratificação no boletim epidemiológico mostra também que, 75% dos pacientes residem na área urbana e 25% são oriundos da área rural.

Novos recuperados

Na segunda-feira (21), o Hospital de Emergência do Agreste divulgou que mais cinco pacientes tiveram alta médica e se encontram curados da Covid-19. Foram recuperados quatro adultos que tinham 49, 83, 87 e 92 anos de idade, além de uma adolescente de 15 anos, que também ficou curada da doença e retornou para casa.

Atualmente, o maior hospital público do interior de Alagoas, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está com 63% dos leitos ocupados. Dos 27 leitos de UTI, 25 estão ocupados e 23 dos 50 leitos de enfermaria estão preenchidos com pacientes em processo de recuperação da Covid-19.

Fabiana Pessoa manda retirar mais de 8 mil toneladas de lixo em apenas 30 dias

  • Redação
  • 21/09/2020 15:57
  • Cidade

Nos últimos 30 dias, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, da Prefeitura de Arapiraca, recolheram cerca de 8 mil toneladas de resíduos na cidade, entre domiciliares, podas de árvores, carcaça de animais e entulhos, descartados irregularmente em pontos críticos da cidade.

Para o trabalho de limpeza, capinação, pinturas, jardinagem e manutenção da cidade, técnicos da secretaria seguem um cronograma elaborado por localidades, priorizando as necessidades mais urgentes da população.

Nos cemitérios públicos, a Prefeitura também levou serviço de manutenção, com mutirão de limpeza, pintura, iluminação, placas de identificação e desinfecção. Para os servidores desses locais, capacitações sobre uso correto de Equipamentos Pessoais de Segurança e cuidados pessoais de higienização.

Um programa de paisagismo e ornamentação está mudando o visual das praças e principais vias de acesso da cidade. Equipes de Serviços Públicos também instalaram gradeamento de áreas verdes, nos bairros Brasiliana, Senador Arnon de Mello, Bom Sucesso, Nilo Coelho, Cavaco, Zélia Barbosa, Santa Esmeralda e Planalto.

Recursos enviados por Severino Pessoa tornarão a saúde de Arapiraca mais equipada pós-pandemia

  • Assessoria
  • 15/09/2020 10:53
  • Cidade

Durante o pior momento da pandemia, o deputado federal Severino Pessoa (Republicanos/AL) enviou importantes recursos que tornarão a saúde de Arapiraca ainda mais eficiente, mesmo após a pandemia.

Os R$ 5 milhões enviados pelo deputado ao Hospital Regional foram fundamentais para a aquisição de equipamentos importantes para salvar vidas num dos piores momentos sanitários já vividos pela população arapiraquense e mundial.

Desse montante, o Hospital adquiriu equipamentos de hemodiálise, insumos, medicamentos, entre outros. 

Posteriormente, a pedido da então vice-prefeita Fabiana Pessoa [que hoje é prefeita], o deputado viabilizou, junto ao Ministério da Saúde, quinze respiradores, que continuarão em funcionamento mesmo após a chegada da vacina.

“Esses equipamentos tornam a saúde de Arapiraca ainda mais preparada para salvar vidas”, frisou o deputado.

 

HE do Agreste registra 373 atendimentos neste fim de semana

  • Redação
  • 14/09/2020 12:15
  • Cidade

O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, registrou o atendimento a 373 pessoas, de sexta-feira (11) até a noite deste domingo (13).

O maior hospital público do interior de Alagoas atendeu 74 pessoas que sofreram queda da própria altura e 93 pacientes com ferimentos e traumas provocados por conta de acidentes no trânsito, sendo 88 vítimas de quedas e colisões de motos.

O HE do Agreste também recebeu três vítimas de agressão física, um paciente devido agressão com arma de fogo e três por conta de ferimentos provocados por arma branca (faca/facão).

Dezessete pessoas foram atendidas com corpo estranho no olho e 25 pacientes com picadas de escorpiões e mordidas de cachorro, além de outros casos de menor gravidade.

Ainda foram atendidos quatro paciente com problemas respiratórios.

Dos 373 pacientes atendidos de sexta-feira (11) até a noite ddeste domingo (13), 345 pessoas receberam alta hospitalar, ocorreram dois óbitos e 26 pacientes ficaram internados e em observação médica.

Prefeitura realiza mutirão de limpeza e manutenção de vias urbanas rurais de Arapiraca

  • Redação
  • 09/09/2020 17:37
  • Cidade

A Prefeitura de Arapiraca leva um mutirão de serviços a ruas e comunidades rurais da cidade, onde equipes da Secretaria de Infraestrutura, em parceria com a de Desenvolvimento Rural trabalham na recuperação e manutenção de vias.

Na área urbana, a população acompanha o serviço da prefeitura na operação tapa buracos, enquanto outras equipes realizam manutenção, desobstrução de bueiros, reposição de tampas e limpeza de galerias. Um trabalho preventivo que evita transtornos à população, a exemplo de alagamentos, durante o período de chuvas.

Esta semana, Avenida Ceci Cunha, Alto do Cruzeiro, Capiatã e Centro recebem o serviço. Após a conclusão, as equipes seguem para outros bairros, cumprindo um cronograma de cobertura de toda a cidade.

Já nas comunidades rurais, equipes da Infraestrutura e Desenvolvimento Rural trabalham na recuperação de estradas, facilitando o acesso da população a essas localidades e contribuindo com o escoamento da produção dos pequenos agricultores rurais. As comunidades Poção, Jenipapo, Poço da Pedra, Lagoa D'Água e Vila Aparecida estão entre as beneficiadas com o serviço. 

Substituição de relés deve gerar economia de R$ 60 mil na iluminação pública de Arapiraca

  • Redação
  • 04/09/2020 18:06
  • Cidade

Nesta semana a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou a substituição de relés em diversos postes da cidade. Um estudo prévio detectou que muitos desses equipamentos estão com defeito, fazendo com que as lâmpadas permaneçam acesas diuturnamente, gerando um acréscimo médio mensal de R$ 60 mil na conta da iluminação pública do município.

O relé é uma espécie de sensor, responsável por ativar e desativar as lâmpadas de acordo com a iluminação natural, ou seja, acendendo ao anoitecer e apagando durante o dia.

Durante toda a semana, técnicos da Secretaria de Serviços Públicos percorreram bairros e comunidades rurais de Arapiraca para verificarem os equipamentos defeituosos, que estão sendo substituídos.

A Secretaria informa ainda que a população tem papel fundamental nesse tipo de trabalho. Quem verificar postes acesos durante o dia, como também apagados durante a noite, deve entrar em contato com a Prefeitura através do Disque Luz – 156, informando o número do poste, nome da rua e ponto de referência.

Hospital de Emergência do Agreste registra fim de semana com 372 atendimentos

  • Redação com Assessoria
  • 31/08/2020 09:46
  • Cidade

O Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, registrou neste fim de semana o atendimento a 372 pessoas. De sexta-feira (28/08) até a noite deste domingo (30/08), o maior hospital público do interior de Alagoas atendeu 57 pessoas que sofreram queda da própria altura e 105 pacientes com ferimentos e traumas provocados por conta de acidentes no trânsito, sendo 91 vítimas de quedas e colisões de motos.

O HE do Agreste também recebeu três vítimas de agressão física, um paciente devido agressão com arma de fogo e dois por conta de ferimentos provocados por arma branca (faca/facão).

Quinze pessoas foram atendidas com corpo estranho no olho e 23 pacientes com picadas de escorpiões e mordidas de cachorro, além de outros casos de menor gravidade. Ainda foi atendido um paciente com problemas respiratórios.

Dos 372 pacientes atendidos de sexta-feira (28/08) até a noite deste domingo (30/08), 347 pessoas receberam alta médica, ocorreram três óbitos e 22 pacientes ficaram internados e em observação médica.

Prefeitura e PM voltarão a intensificar fiscalização no Bosque neste fim de semana

  • Redação
  • 28/08/2020 11:06
  • Cidade

De hoje, sexta-feira (28), até domingo (30), a Prefeitura de Arapiraca repete a ação integrada de enfrentamento ao coronavírus, que aconteceu no último final de semana, no Bosque das Arapiracas. Durante a ação, equipes das Equipes das secretarias municipais de Serviços Públicos, Saúde e Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com SMTT, Procon, Vigilância Sanitária e Polícia Militar orientaram comerciantes e a população sobre a necessidade de continuar com os cuidados para evitar o contágio por coronavírus.

A secretária de Serviços Públicos, Vanessa Rousse Cavalcante, durante reunião de alinhamento da ação, destacou a importância das parcerias, na realização da atividade em um dos espaços públicos com maior circulação de pessoas na cidade.

“Neste momento, quando estamos na fase amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado, apesar de liberadas algumas atividades, a população precisa entender que o vírus ainda circula em nossa cidade. Por isso, a necessidade de evitar aglomerações e continuar com todos os cuidados sanitários e o uso de máscaras”, completou a secretária.

Homens acima de 70 anos são maioria dos pacientes internados com Covid-19 no HEA

  • Assessoria
  • 25/08/2020 16:30
  • Cidade
Foto: Davi Salsa

Homens com idade entre 70 e 79 anos representam a maioria dos pacientes internados com Covid-19 no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, de acordo com um levantamento realizado pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica do hospital.

Os dados coletados mostram que entre os meses de abril e julho deste ano, o hospital recebeu 469 pacientes infectados pelo vírus. Desse total, foram atendidos 277 homens e 192 mulheres. Os indivíduos do sexo masculino representam 59% dos pacientes, enquanto as mulheres são 41% das pessoas que receberam atendimento no Hospital de Emergência do Agreste.

As estatísticas também revelam que 253 homens de cor parda foram internados, o que significa o percentual de 54% do total dos pacientes. As pessoas de cor branca aparecem em segundo lugar, enquanto os indivíduos de cor preta representam a minoria dos infectados pela doença.

Faixa etária – A pesquisa realizada aponta que 25,6% das pessoas em tratamento da doença têm idade entre 70 e 79 anos. Em segundo lugar, com 21% do total de internamentos, estão os pacientes na faixa etária entre 60 e 69 anos.

Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, recebeu investimentos do Governo de Alagoas e passou por uma reestruturação física, com a implantação de 77 leitos exclusivos para o atendimento a pacientes com Covid-19.

Atualmente, a unidade de saúde dispõe de 27 leitos de UTI e 50 leitos clínicos para tratamento da doença. Desse total, 43 leitos estão sendo utilizados, o que representa uma taxa de ocupação da ordem de 56%.

A coordenadora do Serviço de Vigilância Epidemiológica do HE do Agreste, assistente social Ana Lúcia Lima, avalia os resultados do levantamento. "Os dados mostram que a doença evolui de forma muito rápida e, dessa forma, as pessoas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde assim que apresentarem sintomas, para que sejam medicadas e monitoradas, evitando o agravamento e a necessidade de internação", reforça.

Ainda de acordo com Ana Lúcia, a atenção deve ser redobrada com os idosos, considerado grupo de risco e que se constitui, segundo ela, no maior percentual de internação e de óbitos.

 

Arapiraca permanece na fase amarela, segundo governo do Estado

  • Redação
  • 24/08/2020 12:23
  • Cidade

Arapiraca permanece na fase amarela. A informação foi confirmada pelo governador Renan Filho durante o balanço epidemiológico relacionado aos números da Covid-19 em Alagoas, na manhã desta segunda-feira (24). 

Na apresentação, o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques mostrou que o Estado está registrando queda no número de óbitos.

“Alagoas fechou a última semana com 20 óbitos e mostra que está em queda contínua, quando comparamos aos outros meses”, explicou o secretário. 

Fabrício também disse que Maceió também registrou queda. " É o menor número das últimas 20 semanas, e a capital está em queda contínua há 13 semanas. O pico foi 109 óbitos, quando tínhamos média de 16 mortes por dia, e hoje um óbito na semana", disse.

O governador Renan Filho completou dizendo que “Maceió está em queda mais rápida do que o interior, mas que mesmo assim, as cidades do interior estão tendo diminuição de casos”.

Mas que mesmo em queda, Renan disse que vai continuar ampliando leitos e investindo na saúde. E reforçou: “É preciso que se continue tendo o distanciamento social, o uso de máscaras”.

O governador afirmou que cinemas, teatros e museus seguem fechados. “Não vemos que é conveniente que se abra agora”, disse. 

Covid-19: Bairros Brasília, Primavera e Planalto acumulam 25% do total de casos em Arapiraca

  • Redação
  • 24/08/2020 11:03
  • Cidade
Divulgação

Os bairros Brasília, Primavera e Planalto representam quase 25% do total de casos confirmados de Coronavírus em Arapiraca.

Juntas, as três comunidades somam mais de 1.800 casos, de acordo com boletim divulgado no último sábado (22), ranqueando os casos confirmados de Covid-19 por bairro.

Segundo o boletim atualizado deste domingo (23), Arapiraca acumula 10.399 casos confirmados, sendo que 8.318 já foram curados. Durante a pandemia 173 pessoas perderam suas vidas, fato que não ocorre há 10 dias, período em que Arapiraca não registra óbito por conta do Covid.