Blog do Serjao

UVB e UVEAL realiza encontro

08c23b0f c4e9 468d 8aee e68252445ca1

Programação


Dia 21 – Quinta-Feira
09h as 10h – Credenciamento e distribuição de materiais
10h – Abertura Oficial
11h – Transparência no Poder Legislativo Municipal
Alfredo Gaspar de Mendonça Neto – Procurador Geral  de Justiça do Estado de Alagoas
12h – Intervalo para almoço
14h – Poderes Municipais Unidos por um Novo Pacto Federativo
Hugo Wandeley, Prefeito de Cacimbinhas e Presidente da AMA
15h30 – De Vereador à Prefeito, as Razões para Defender o Municipalismo
Júlio César – Prefeito de Palmeiras dos índios – AL
16h30 – Escola em Tempo Integral
Luciano Barbosa – Vice Governador de Alagoas


Dia 22 – Sexta – Feira
09h – O Poder Judiciário na Construção de uma Sociedade Mais Justa
Tutmés Airan de Albuquerque Melo – Desembargador  presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas
11h – Perspectivas de Desenvolvimento econômico e Social – Alagoas/Nordeste/Brasil 2030
Renan Filho – Governador do Estado de Alagoas
12h – Intervalo para almoço
14h – Como Captar Recursos Junto ao Governo Federal
Zé Dinis – Prefeito de Abadiânia/GO
14h30 – Recuperação Fiscal dos Municípios
16h – As Eleições de 2018 e seus efeitos na Eleição de 2020 – Fim das coligações, Clausula de Desempenho, Tempo de rádio e TV
Dra. Luciana Nepomuceno – Advogada, Desembargadora do TRE/MG (2010-2014), Conselheira Federal da OAB, Presidente da Comissão Especial da Reforma Política do CF da OAB;
Dr. Telson Ferreira – Advogado, Desembargador do TRE/DF (nomeado em 2018), Presidente do Colégio Permanente de juristas da Justiça Eleitoral Brasileira;
Dr. Davi Lima, Desembargador do TRE/AL (2016 -2018), Secretário geral da OAB/AL, Advogado especialista em Direito Eleitoral, será o mediador do painel.
17h – Encerramento


Dia 23 – Sábado
Coordenação Luíza Dantas – Presidente do Fórum da Mulher Parlamentar
09h – As Amélias de Hoje
Sonia Mazetto – Gestora de Potencial Humano pessoal, empresarial e artístico, Coach vocal – Cuiabá/MT
10h30 – Mulher na Política e nos espaços de Poder e Decisão
Participação da Deputada Federal – Tereza Nelma
11h30 – Escolha da Diretoria do Fórum da Mulher Parlamentar da UVB 2019
12h – Intervalo para almoço
19h – Sessão de Entrega Medalha Mulher Destaque Brasil 


Dentro da programação do Encontro Nacional de Legislativos Municipais, oportunidade em que acontece conjuntamente o Encontro Nacional do Fórum da Mulher Parlamentar da UVB, entre os dias 21 a 23 de março de 2019 em Maceió, o evento vai contar com a participação de especialistas renomados nacionalmente como palestrantes,. Para falar de eleições e lei eleitoral, três gigantes do direito eleitoral estarão apresentando o painel, a Dra. Luciana Nepomuceno – Advogada, Desembargadora do TRE/MG (2010-2014), Conselheira Federal da OAB, Presidente da Comissão Especial da Reforma Política do CF da OAB; Dr. Telson Ferreira – Advogado, Desembargador do TRE/DF (nomeado em 2018), Presidente do Colégio Permanente de juristas da Justiça Eleitoral Brasileira e o Dr. Davi Lima, Desembargador do TRE/AL (2016 -2018), Secretário geral da OAB/AL, Advogado especialista em Direito Eleitoral.


Para o Fórum das Mulheres destacamos a presença da Deputada Federal, Tereza Nelma e a Gestora de Potencial Humano pessoal, empresarial e artístico, Coach vocal – Cuiabá/MT, Sonia Mazetto.


O evento vai contar com a presença de lideranças políticas como o Governador do Estado, Renan Filho e do Vice Governador, Luciano Barbosa.


O Procurador Geral  de Justiça do Estado de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto e assim como os presidentes do TJ e TCE estão presentes no encontro de vereadores e vereadoras.


O Encontro Nacional esta sendo organizado pelo Superintendente da UVB para os Estados do Nordeste, vereador José Anízio de Amorim – Anizão, pelo presidente da UVEAL, Fabiano Leão, pelo superintendente da UVB/AL, Fernando Malta e pela presidente do Fórum da Mulher, Luiza Dantas, vereadora de Baia da Traição/PB.


Local:  AUDITÓRIO DA OAB
Av. General Luiz de França Albuquerque, 7100, AL-101, 7100 – Praia Jacarecica – Maceió/AL

É a primeira vez que Alagoas sedia um encontro desta magnitude que será  o maior de todos os tempos no Nordeste. Nunca Houve um encontrão nacional de legislativo Municipal e Fórum da mulher parlamentar. Que ocorre nos sábado (23), onde será eleita a nova presidente do fórum que se encerra as 19hs, com a premiação mulher destaque. São 100 mulheres dentre elas Prefeita, Vereadora, Juíza, Desembargadora, Médica, Dona de casa, Professora.

DOS APTOS PMAL 2017: GOVERNADOR O SENHOR É UM COVARDE!

28baf9a9 9dcb 43d2 aa25 bf8379833d74

APTOS PMAL 2017
Aprovados em todas as etapas do Concurso PMAL 2017:
Prova Escrita
Exames Médicos
Teste de Aptidão Física
Comprovação Documental
Investigação Social

Na última semana o estado de Alagoas foi surpreendido nas redes sociais quando jovens que são chamados de Aptos da PMAL 2017. Por passarem nas provas do concurso público da PMAL 2017 divulgaram um áudio de desabafo e revolta por parte deste grupo intitulado Aptos PMAL 2017. Mas antes de narrar os principais trechos veja o que o Governador Renan Filho promoteu há esses aprovados:

 

https://youtu.be/a0_kyu4up54

https://youtu.be/b9_mrA1epas

É sabido por todos que o Governador ainda não chamou. Mas, voltando para a realidade nua e crua desses "Aptos PMAL 2017", o áudio divulgado nas redes sociais é estarrecedor que chocou aos que ouviram, as palavras saindo engasgado com as mentiras que ouviram e acreditaram por parte do Governador Renan Filho. " Segundo informações o Governador Renanzinho Filho, não vai chamar o pessoal que ficou na reserva no último concurso de mil vagas... Os candidatos gastaram sem poder de cinco a seis mil reais. e ele (Governador), faz um negócio desse, não chama ninguém... E ele (Governador), prometeu na campanha... Rezanzinho Filho voce é um um covarde... As família não tinha condições de pagar os exames... As família fez empréstimos nos bancos e agiotas, vendeu o que tinha... E voce faz uma palhaçada dessa... Tanto moleque sem condições, que teve seus sonhos tomados pela mentira do Governador... Voce é um covarde Renanzinho, covarde... O Governador e o Vice Governador agiu de Má-fé".

Há vários agravantes nesse contexto que deflagra a política da maldade, da mentira, do ilusionismo, da irresponsabilidade, do prejuizo financeiro aos cidadãos, do prejuizo da classe política, dos sonhos que foram usurpados daqueles que sonharam em servir a Polícia Militar de Alagoas e foi tirado.

Convido aos leitores a visitarem o Instagram dos Aptos PMAL 2017. Os candidatos aprovados fizeram até camisas e o governador Renan Filho pediu que colocasse seu nome. Os candidatos aprovados participaram não sei se foi na pressão ou não, participaram da convenção partidária do Renan Filho.

Os candidatos aprovados trocaram mensagens com o Governador e o Vice Governador ratificando a promessa que os Aptos PMAL 2017 seriam chamados. Vão verem que fizeram reunião também com o Vice Governador.

No Instragram vão verem que antes das eleições a relação entre o governo e os Aptos PMA 2017, eram Paz e Amor. Agora com o não cumprimento da promessa já não existe mais paz e amor. Existe segundo os Aptos PMAL 2017, revolta, traição e cocardia.

Não sabemos como vai terminar esse imbróglio. Mas o que sabemos é que deve sobrar para um velho conhecido do Estado. Ministério Público de Alagoas.

 

UE de Arapiraca está um caos

2ff592e4 b38e 4b82 980c d0134787b1e4

A denúncia feita da comida ruim dada aos pacientes e acompanhantes na UE Arapiraca está dando o que falar e está dando efeito positivo entre os colaboradores da UE, que enviaram mais denúncias que  segundo eles não podem se indentificar por medo da perseguição política e de perder o emprego. Mas, antes relembre o caso:

https://serjao.blog/artigo/pacientes-e-acompanhantes

Segundo fontes a coisa tá feia na UE Arapiraca. Esta faltando medicamentos, material cirúrgico, roupa de cama para os pacientes, onde lá existe de fato a lei da mordaça. Quem abrir a boca está demitido. Um ambiente hostil de se trabalhar.

Ainda segundo fontes, pode faltar tudo, só não pode faltar a distribuição de escalas para os apadrinhados. É um entra e sai de pessoas contratadas, tornando o lugar de trabalho sem harmonia. Pois nao há tempo de se conhecerem. Isso tudo conota - se em uma gestão sem prumo e planejamento.

Mais uma vez o velho conhecido do Estado tem que tomar as redréas.

Com a palavra o Ministério Público.

Pacientes e acompanhantes denunciam UE Dr. Daniel Houly

631cf126 1d88 4366 bdef cd0191520283

Segundo informações de pacientes e acompanhantes da Ala Amarela da Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly em Arapiraca, denunciam a alimentação servida uma vez que não sacia a fome e deixa todos frustrados e ainda com fome.

Ainda segundo os pacientes e acompanhantes falaram do cardápio da UE Dr. Daniel Houly que é assim servidos:

Café da Manhã: Meia Chocaram de cafe com bolacha cream Cramer;

No almoço a UE Arapiraca serve para os pacientes e acompanhantes arroz e carne de soja;

E no jantar a UE Arapiraca serve o famoso e delicioso cuscuz. Como falaram os pacientes e acompanhantes, sem mistura. Ou seja, Cuscus com lingua. Essa foi a fala desses pacientes e acompanhantes.

Nessa agonia de fartar e satisfazer a fome, visitantes e acompanhantes entram na UE de Arapiraca com lanches trazidos de casa ou comprados aos arredores da UE. Isso escondido dentro da roupa. Pois para entrar na UE passa por uma vistoria.

Essa denúncia é séria e que vale atenção do Ministério Público.

MP enquadra o Estado que não se manifesta

2b712df9 24e5 47da 82f4 5fd2b7e4496c

Em alguns dias o prazo que o MP/AL deu ao DER/AL para que se faça os devidos reparos para a Iluminação da AL 220, a chamada rodovia da morte em Arapiraca se encerra. Relembre o caso:

https://serjao.blog/artigo/nota-informativa-da-4a-promotoria-de-justica-de-arapiraca

O DER/AL através da sua regional em Arapiraca ainda não se pronunciou fazendo valer o que o diretor falou em entrevista anterior, que não poderia fazer nada.

Nessa quebra de braço entre o Governo do Estado e o MP/AL, o povo é que sofre passando risco de acidentes leves e até acidentes que pode ceifar vidas inocentes.

Vamos aguardar o que vai acontecer nesses próximos dias.

O povo está de olho!!!

Craíbas: Governador esqueceu AL 486

926a25cd 865a 4b40 aceb b5115724ace0

A rodovia AL 486 que inicia da Tabela e corta o município craibense foi tapado os buracos, alguns trechos tem um lado da rodovia precisando de reparos e a iluminação precária. Pois a noite se torna perigoso trafegar.

O Governador prometeu ao povo de Craíbas que entregaria a rodovia pronta. E não cumpriu.

O povo de Craibas está de olho Governador.

PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DA II SEMANA DO ARTESÃO

Ef4e5aad 0ee7 4d75 b21b b53ca6724f44

O Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves sediará pelo segundo ano consecutivo a Semana do Artesão. O evento acontecerá do dia 19 de março até o dia 23 de março.

A programação terá apresentações culturais, apresentação musical com uma banda local de forró e uma feirinha com produtos de artesãos de Arapiraca e toda a região.

A semana é idealizada pela Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e conta com o apoio da Doce Popular, Biscoitos Trigo e cia, Panificação Brasília e Atacadão.

FEIRINHA ARTESANAL

Um espaço destinado para comercialização de peças artesanais, confeccionadas por artista da terra e cidades convidadas bem como de comidas típicas. A feirinha contará com a presença de uma banda de um sanfoneiro animando o local.

Confira a programação completa:

DATA

PROGRAMAÇÃO

HORÁRIO

LOCAL

19/03

Abertura

16 horas

Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves

19/03

Apresentações culturais

17h00 às 19h00

Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves

19/03

Apresentação musical

19h30

Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves

20/03

Feirinha artesanal

16h00 às 22 horas

Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves

21/03

Feirinha artesanal

16h00 às 22 horas

Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves

22/03

Feirinha artesanal

16h00 às 22 horas

Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves

23/03

Lazer no Clube do Servidor

10h00 às 17h00

Clube do Servidor

ARAPIRACA BUSCA MAIS RECURSOS PARA ÁREA DE NEUROCIRURGIA

6f154111 e374 4f18 831b 883d49dd19e4

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, representada pelo gestor da pasta, Glifson Magalhães, participa, na próxima segunda-feira (18), de reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB).

Na ocasião, o secretário vai protocolar uma solicitação, à pedido do prefeito Rogério Teófilo, à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para ampliação de recursos repassados pelo Estado, destinado ao serviço de neurocirurgia do Hospital Chama, através do Programa Estadual de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais (Prohosp).

Com a ampliação de repasse financeiro, através do programa, o objetivo é melhorar a prestação de serviços  e resolver problemas, a exemplo do cancelamento do fornecimento de material utilizado para cirurgia de traumatismo raque medular a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em vista o  que está acontecendo com o Hospital Chama.

O tipo de cirurgia neurológica citado é o  mesmo do paciente José Ronaldo, que está internado no Hospital Chama, aguardando o procedimento. O caso ficou conhecido, após divulgação de campanha, nas redes sociais, para ajudar o rapaz a comprar o material para a realização da cirurgia.

“O caso do Ronaldo não pode ser tratado de forma isolada. Ele serviu para alertar sobre a necessidade de aportar mais recursos para a área de neurocirurgia. E é isso que vamos buscar”, ressaltou Teófilo.

O secretário de Saúde comenta que, nesta sexta-feira (15), recebeu a informação de que o Governo do Estado, através da Sesau,  conseguiu o material necessário para a cirurgia do paciente José Ronaldo, que deve ser realizada no próximo dia 26.

“Na próxima semana, vamos ressaltar a necessidade de alinhar uma metodologia de resolução para que o problema não volte a acontecer. E não somente nessa área neurológica, mas também outras especialidades, a exemplo dos serviços de oncologia, nefrologia e outros”, afirmou o secretário.

Ele ainda explicou que os casos de alta complexidade, que são as grandes cirurgias, são de competência mais direcionada para a responsabilidade do Estado e Federação. Sendo o município atribuída assistência à Atenção Básica.

ENTENDA O CASO JOSÉ RONALDO

O caso de José Ronaldo, o hospital informou ao município que estava tendo problemas para a aquisição do material necessário para a cirurgia do paciente, justificando que o fornecedor credenciado não quer mais negociar com o SUS, por julgar que os valores pagos são baixos.

Vale ressaltar que toda aquisição de material cirúrgico realizada através do SUS é orientada por uma tabela de custos, de acordo com legislação federal, impossibilitando a compra por valores acima do estipulado em lei.

Para exemplificar, o valor do material citado é de aproximadamente R$ 7 mil, segundo a tabela SUS, mas o fornecedor credenciado quer vendê-lo por R$ 20 mil, impossibilitando assim a compra por quaisquer entes públicos.

Ao saber disso, a Prefeitura de Arapiraca solicitou ao CHAMA que a compra dos insumos seja realizada diretamente com a fabricante, de modo a conseguir viabilizar a sua aquisição.

“Nos casos em que o valor do SUS é menor que o praticado pelo mercado, que possamos, municípios e Estado, juntos com o Hospital Chama, possibilitar o repasse de contrapartida para viabilizar a aquisição”, destacou o secretário de Saúde.

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, ainda esclarece que repassa cerca de R$ 3 milhões anualmente (cerca de R$ 240 mil mensais) para o setor de neurologia do  Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA), que é responsável por gerenciá-los de acordo com a demanda dos pacientes atendidos.

 

Craíbas: Novena em homenagem a São José

D8094294 d32b 41ad afbb 8d87b49a9bad

O prefeito Ediel Leite (MDB) acompanhado de sua mãe Dona Mariquinha e da tia Maria, prestigiou na noite dessa quinta-feira (14), o novena em homenagem a São José, que está sendo realizado na Capela do Povoado Lagoa da Cruz, zona rural de Craíbas. O novenário que começou na última segunda-feira, conta em sua programação com diversos temas e palestras especiais. Por exemplo, ontem teve como tema: São José modelo para os homens. A organização da noite ficou a cargo do Grupo ECC e a celebração eucarística sob a responsabilidade do Padre Paulo de Melo.

Hoje o tema é: São José, de silencio e de ação. Noiteiros: Pastoral do Dízimo. Celebração eucarística: Padre Manoel Sabino.

O gestor craibense estava super feliz ao lado de sua genitora e demais familiares e amigos. “Pra mim é motivo de muita alegria, satisfação e honra está participando deste novenário muito bem organizado, ao lado de minha Mãe, de minha Tia e muitos amigos, que residem nesta querida comunidade”, enfatizou.

Craíbas: Nota Informativa da 4a. Promotoria de Justiça de Arapiraca

8af02405 c57b 463a ab14 c6c00c9f3255

Prefeitura de Craíbas, publicou, no dia de ontem (14.3.19), em cumprimento à Recomendaçao da 4a. Promotoria de Justiça de Arapiraca, o 5o. Edital de Convocaçao para Nomeação e Posse de 97 (noventa e sete) aprovados no Concurso Público com Edital no. 01/2015, para diversos cargos publicos. 
Ainda haverá, em breve, redução do número de contratados e realização de Processo Seletivo, conforme acordado em audiência realizada no dia 12.3.19, na sede das Promotorias de Justiça de Arapiraca. A necessidade de novas convocações e a realização de novo Concurso Público em Craíbas, será objeto de análise da Promotoria ja mencionada, nos autos do Procedimento Administrativo sobre o caso.

Arapiraca, 15 de março de 2019.

Rogerio Paranhos Gonçalves
Promotor de Justiça Titular da 4a. 
Promotoria de Justiça de Arapiraca

Comercial (82) 3313.6040 (82) 99812.2189 comercial@cadaminuto.com.br
Redação (82) 3313.2162 (82) 99664.2221 cadaminutoalagoas@hotmail.com