Blog do Serjao

Vereador Melquisedeque apoia comemorações ao Dia da Consciência Negra

Fb6a09df 8392 4d59 9724 1db052f435d3

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um africano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade.

Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. 

Dentro deste contexto destacamos o  trabalho do mestre Urubu, do povoado Carrasco na zona rural de Arapiraca, que há três anos movimenta a comunidade Quilombola , através do grupo de capoeira 2 de Ouro, e que realiza todo ano de forma antecipada as festividades do dia da consciência negra.

Neste Domingo (18), pelo terceiro ano seguido o mestre Urubu com o apôio do Vereador Melquisedeque realizou as comemorações do Dia da Consciência Negra. Reunindo todos os capoeiristas de Arapiraca e Região.

Também houve apresentações de cultura afrodescendentes, completando esse dia que ficou marcado na comunidade. 

Vale registrar que devido as dificuldades financeiras do grupo em levar  seus componentes para conhecer a serra da barriga, todo ano vem fazendo as festividades na comunidade mesmo.

Mestre Urubu e seu grupo 2 de Ouro,  vem de público agradecer ao Vereador Melquisedec  pela presença e apôio ao evento realizado.

Vereador Melquisedeque tem abraçado as causas sócio culturais resgatando a cultura e a sua prática.

Câmara de Vereadores de Craíbas sofre críticas da população

9b53304d 09cb 4fdf 8481 1f77f1ec51b6

É passado a metade do mandato da última eleição municipal (2016), e a população craibense ainda espera muito dos seus representantes legislativo municipal. Segundo populares, a câmara de vereadores tem uma sessão semanal, quando pela maioria não tem quórum e a sessão é adiada, e quando tem,  a sessão é encerrada por não ter projetos.

 

Outro popular que não quis se identificar, imendou falando que só tem sessão normal, quando o prefeito manda projetos para aprovação da casa.

Ainda os populares visando as eleições 2020, prevê que 60% dos atuais vereadores devem perder o acento, dando lugar a políticos novos e que estejam comprometidos com o progresso de Craíbas. Finaliza populares.

Eleições 2020 se apróxima juntamente com o olhar críticos da população.

20 de Novembro: Dia da Consciência Negra

064122e7 78bf 4c07 b500 86626af25c5b

Zumbi dos Palmares (1655-1695) foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares e também o de maior relevância histórica.

Era sobrinho do líder Ganga Zumba, o qual, por sua vez, era filho da princesa Aqualtune dos Jagas (ou imbangalas), um povo de tradições militares com ótimos guerreiros.

Zumbi ganhou respeito e admiração de seus compatriotas quilombolas devido suas habilidades como guerreiro, a qual lhe conferia coragem, liderança e conhecimentos de estratégia militar.

Lutou pela liberdade de culto e religião, bem como pelo fim da escravidão colonial no Brasil. Apesar disso, este líder também ficou conhecido pela severidade despótica com que conduzia Palmares, onde, inclusive, havia um tipo mais brando de escravidão.

De todas as maneiras, não admitia a dominação dos brancos sobre os negros e, portanto, tornou-se o maior símbolo pela liberdade dos negros da história brasileira.

A palavra “Zumbi” ou “Zambi”, nome adotado pelo herói, é de origem 'quimbunda', e faz alusão à seres espirituais, como fantasmas, espectros e duendes.

Biografia

Nascido aproximadamente em 1655, no Quilombo dos Palmares, Capitania de Pernambuco, região da serra da Barriga. Hoje, União dos Palmares, no estado brasileiro de Alagoas.

Zumbi foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e entregue aos cuidados do Padre Antônio Melo, em Porto Calvo, quando ainda tinha cerca de seis anos.

Foi então batizado com o nome “Francisco” e recebeu uma educação esmerada. Aprendeu português e latim, além do catecismo para ser batizado na fé católica.

Aos 10 anos de idade, já era fluente em português e latim. Aos 15, fugiu e voltou para o Quilombo de Palmares.

Alguns anos depois, em 1675, Zumbi ganha notoriedade ao defender o quilombo do ataque das tropas portuguesas. Nesta batalha sangrenta, demonstrou suas habilidades de guerreiro jaga.

Com 25 anos de idade, Zumbi desafia seu tio. Em 1680, assume o lugar de Ganga Zumba como líder de Palmares (segundo estudiosos, Ganga Zumba teria sido assassinado).

Sua postura diante do governo colonial é de desafio e enfrentamento. Assim, o governo colonial contratou os serviços dos bandeirantes Domingos Jorge Velho e Bernardo Vieira de Melo.

Em 1694, eles lideram o ataque que irá destruir a 'Cerca do Macaco', capital de Palmares. Destruíram-na completamente e ferem seu líder, Zumbi, o qual consegue fugir.

Morte

Em 1695, no dia 20 de Novembro, Zumbi é delatado por um de seus capitães, Antônio Soares, e morto pelo capitão Furtado de Mendonça. Tinha 40 anos de idade.

Sua cabeça foi cortada, salgada e levada com o pênis dentro da boca, ao governador Melo e Castro. Foi exposta em praça pública de modo a acabar com o mito da imortalidade de Zumbi dos Palmares.

Curiosidades

* Após derrotar e matar Zumbi, o capitão Furtado de Mendonça foi premiado com cinquenta mil réis pelo monarca D. Pedro II de Portugal.

* A data de sua morte, 20 de novembro, foi adotada como o 'Dia da Consciência Negra'.

* O ano de 1673 é a data do primeiro registro histórico referente a Zumbi, onde ganha notoriedade por lutar contra os portugueses.

* A importância de Zumbi dos Palmares é tão grande para o movimento negro que hoje seu nome batiza uma Faculdade e o Aeroporto Internacional de Maceió/AL.

*Em 1988, a escola de samba carioca Vila Isabel, homenageou Zumbi dos Palmares com o enredo "Kizomba, festa da raça". A escola conquistou o seu primeiro título com o tema.

Feira Literária e Versos populares: Arapiraca se transforma no centro cultural

767e9e01 5d56 4c5d 81f9 163e2cde70c1

A primeira vez, a gente nunca esquece. Essa é uma máxima que está na boca do povo. E assim se espera que a primeira edição da Feira Literária de Arapiraca (Fliara) também esteja. Nas bocas e nas leituras futuras, por influência dela.

A Fliara começa nesta quinta (15) e segue até domingo (18) com inúmeras atividades gratuitas ao ar livre, transformando a Praça Luiz Pereira Lima, no Centro da cidade, em um verdadeiro ninho de Cultura (veja o mapa abaixo).

Confira a programação completa da 1ª Fliara:

15/11 (quinta-feira)
PELA PRAÇA
>> Bancas de livros, de instituições e de artesanato

17:00 // Performance teatral “As Aventuras de Zé Calango e Rosinha”, com Henrique Avlis e Sônia Amorim

BANCA MESTRE NELSON ROSA (auditório Versos Populares)
17:00 // Abertura da Feira: “Versos Populares”, com Cícero Manoel, Cárlisson Galdino, João de Lima, Afrísio Acácio, José Inácio Vieira de Melo e Cartuxo

20:00 // “A Força da Linguagem Popular na Atualidade, com Jessier Quirino

BANCA DO CAFÉ JOÃO CABOCLO-LINHO DE ALAGOAS
18:30 // Show instrumental com Noaldo do Acordeon

>> Palco aberto para intervenções artísticas nos demais horários

FLIARINHA
14:00 às 18:00 // Oficinas e contação de histórias infantis

PIQUENIQUE LITERÁRIO
15:00 às 18:00 // Oficinas e contação de histórias infantis

CASA DA CULTURA E BIBLIOTECA MUNICIPAL PROF. PEDRO DE FRANÇA REIS
14:00 // Oficina “Construindo uma Comunicação Eficiente”, com Fábio Lopes
14:00 às 22:00 // Mostra “Cerâmica Hermética”, com Rafael Brandão
14:00 às 22:00 // Exposição de quadros do artista plástico Filipe Rinaldi Borges

MUSEU ZEZITO GUEDES
19:00 // Abertura da exposição coletiva “Arapiraca e Região em Arte”, com pintura, desenho, escultura, string art e arte tecnologia

BANCA LEIA MULHERES
17:00 às 20:00 // Exposição “A Noite Não Adormece nos Olhos das Mulheres”, com autoras negras

BANCA DO SENAC
14:00 às 22:00 // Atividades literárias e venda de livros

BIBLIOTECA ITINERANTE DO SESC
14:00 às 22:00 // Atividades literárias

16/11 (sexta-feira)
PELA PRAÇA
>> Bancas de livros, de instituições e de artesanato

17:00 // Performance teatral “As Aventuras de Zé Calango e Rosinha”, com Henrique Avlis e Sônia Amorim

BANCA MESTRE NELSON ROSA
16:00 // “Engajamento Como Função da Arte Literária”, com Juliana Cardoso, Marlon Silva, Claudemir Calixto, Alexsandro Alves e Robson Cavalcante

18:00 // “Poesia Para Quê? Para Quem?”, com José Inácio Vieira de Melo e Cosme Rogério

20:00 // “A Representatividade da Mulher na Literatura”, com Arriete Vilela, Marta Eugênia e Laura Emília Araújo (Leia Mulheres Arapiraca)

BANCA DO CAFÉ JOÃO CABOCLO-LINHO DE ALAGOAS
17:30 // Show instrumental com Cicah Jusce

>> Palco aberto para intervenções artísticas nos demais horários

18:30 // Lançamento do livro “The Taquar Gates”, de Frank Kiliel

FLIARINHA
14:00 às 18:00 // Oficinas e contação de histórias infantis

PIQUENIQUE LITERÁRIO
15:00 às 18:00 // Oficinas e contação de histórias infantis

CASA DA CULTURA E BIBLIOTECA MUNICIPAL PROF. PEDRO DE FRANÇA REIS
14:00 // Oficina “Literatura de Cordel: história e produção”, com Cícero Manoel
14:00 às 22:00 // Mostra “Cerâmica Hermética”, com Rafael Brandão
14:00 às 22:00 // Exposição de quadros do artista plástico Filipe Rinaldi Borges

MUSEU ZEZITO GUEDES
14:00 às 22:00 // Exposição coletiva “Arapiraca e Região em Arte”

BANCA LEIA MULHERES
17:00 às 20:00 // Exposição “A Noite Não Adormece nos Olhos das Mulheres”

BANCA DO SENAC
14:00 às 22:00 // Atividades literárias e venda de livros

BILBIOTECA ITINERANTE DO SESC
14:00 às 22:00 // Atividades literárias

 

18/11 (domingo)
PELA PRAÇA
>> Bancas de livros, de instituições e de artesanato

BANCA MESTRE NELSON ROSA
16:00 // “As Literaturas Alagoanas”, com Nilton Resende, Milton Rosendo e Bruno Ribeiro

18:00 // “Música e Literatura: Lirismo Presente, com Wado, Luciano José e Igor Machado

20:00 // Apresentação Musical: show de encerramento com Wado e Gato Negro

BANCA DO CAFÉ JOÃO CABOCLO-LINHO DE ALAGOAS
17:30 // “Mateu Errante, Mateu Brincante”, com Dayane Teles

>> Palco aberto para intervenções artísticas nos demais horários

FLIARINHA
14:00 às 18:00 // Oficinas e contação de histórias infantis

PIQUENIQUE LITERÁRIO
15:00 às 18:00 // Oficinas e contação de histórias infantis

CASA DA CULTURA E BIBLIOTECA MUNICIPAL PROF. PEDRO DE FRANÇA REIS
14:00 // Oficina “A Arte de Contar Histórias”, com Helga Silveira

14:00 às 22:00 // Mostra “Cerâmica Hermética”, com Rafael Brandão

14:00 às 22:00 // Exposição de quadros do artista plástico Filipe Rinaldi Borges

MUSEU ZEZITO GUEDES
14:00 às 22:00 // Exposição coletiva “Arapiraca e Região em Arte”

BANCA LEIA MULHERES
17:00 às 20:00 // Exposição “A Noite Não Adormece nos Olhos das Mulheres”

BANCA DO SENAC
14:00 às 22:00 // Atividades literárias e venda de livros

BILBIOTECA ITINERANTE DO SESC
14:00 às 22:00 // Atividades literárias

 

 

 

 

Maribondo no combate contra a Diabetes

B725e009 f8f8 4ca6 8e56 e62e85f003dd

Secretária de Saúde de Maribondo, Ledja Costa e sua equipe, com o apôio do Prefeito Leopoldo Pedrosa, realizou na manhã desta Quarta (14), dentro do projeto SAÚDE EM AÇÃO, a Blitz da Saúde no centro do município.

 

Como referência da atividade, foi trabalhado o combate a Diabetes com realização de Glicemia, testes de HIV e SÍFILIS, verificação de PA e palestras com nutricionista.

Mais uma vez a população comparece e foi beneficiada com palestras e atendimentos. Maribondo está ganhando destaque por levar a SAÚDE com respeito e responsabilidade, onde o povo e tratado e valorizado.

Administração Leopoldo Pedrosa, Maribondo vivendo um novo tempo.

Hemoar aguarda população para cadastro de Medula

7e11e691 c0b9 4922 b86e b15945215340

O Hemoar Arapiraca vem se destacando pelo seu excelente serviço a população alagoana. Não apenas pela doação de sangue, como pelo trabalho de conscientização junto a população da importância deste ato humanitário.

Junto a essa importante ação, o Hemoar Arapiraca está  realizando  cadastro de medula óssea.  Este serviço é feito no Próprio Hemoar na  Rua Geraldo Barbosa Lima, nº 49, vizinho ao 5ºcentro de saúde, Centro de arapiraca. Com Telefones: (82)-3521-4934/ 3522-6398. Como na coleta externa.

Toda sociedade arapiraquense sintam - se convocados a prestar este importante serviço humanitário. Foi deflagrada a campanha da menina SOFIA. Onde precisa urgentemente da sua cooperação com um simples ato de cadastrar - se para se tornar doador. E que vai ajudar tambem  a milhares de crianças.

Compareça ao Hemoar ou ao ônibus do Hemoar para fazer seu cadastro.

Sertório Ferro houve reclames dos são-sebastiaoenses

010342e3 1968 404e 8bb4 d32d9e7a394d

Sertório Ferro lembrado por amigos e correligionários e atendendo convites, vem fazendo reuniões períodicas para discutir São Sebastião. A Terra das Rendas vem sendo castigada pela atual gestão deixando a população sem esperança.

Sertório esta caminhando passo a passo para reunir e formar um grupo de pessoas comprometidas e que amem São Sebastião, no sentido de levantar um sentimento de resgate de uma terra outrora alegre e de pespectivas positivas para o seu povo.

Este movimento liderado não só apenas por Sertório, Mas, todos que sonham em ver São Sebastião Livre do atraso, da corrupcção, do nepotismo está ganhando as ruas, e vem crescendo dia a dia.

O povo de SALOMÉ não é tolo. Sabe o que quer!

Maribondo inova com o projeto Saúde do Homem com atendimento noturno

58518047 119d 4c80 b383 314f8c935bb4

Com o foco ao combate ao Câncer e teste rápido de HIV e SÍFILIS. A Prefeitura Municipal de Maribondo com o apôio do Prefeito Leopoldo Pedrosa em ação com a Secretaria Municipal de Saúde, que tem Ledja Costa como entusiasta e titular da pasta, pensando sempre no bem estar da população maribondense, inova mais uma vez com o projeto "ATENDIMENTO NOTURNO - SAÚDE DO HOMEM".

O projeto ATENDIMENTO NOTURNO - SAÚDE DO HOMEM, nasceu no despertar da equipe da Secretaria de Saúde em ver a dificuldade do cidadão que trabalha durante o dia e que não tem tempo para se cuidar fazendo sua prevenção em ir ao médico por conta do horário. 

Diante desta dificuldade foi criado o projeto ATENDIMENTO NOTURNO - SAÚDE DO HOMEM, para atender esta faixa de usuário da saúde. Este projeto atende todas as Terças, sempre as 19:00hs, no Posto Central, onte o trabalhador terá um Clínico Geral e um Odontólogo. 

Na última Terça (13), houve atendimento e compareceram 30 (Trinta) homens, onde tiveram palestra com a Dra. Larissa e a Enfermeira Ana Rosa. E o atendimento odontológico ficou por conta do Dr. Rodrigo.

Prefeito Leopoldo Pedrosa agradece aos usuários que compareceram e foram atendidos, e agradece toda a equipe da secretaria de Saúde na pessoa da Secretária Ledja Costa, Lanilza Gomes, Gilciene Amaral, Cidinho Santos, José Benedito Santos, Ivanildo Almeida Araújo, Patricia, China, Fábia Souza e Zannata.


Administração Leopoldo Pedrosa, Maribondo Vivendo um Novo Tempo.

Vereador Melquisedec atende solicitação da comunidade Lagoa do Mato

47b65675 156e 4208 ace5 7b6dcdc35c3e

A comunidade da zona rural de Lagoa do Mato tem sofrido por décadas com a falta de água para atender as 63 fam[ilias existentes. A dificuldade é enorme para se ter água potável para o consumo humano, para os animais e para a lavoura.

Com este revés, os moradores da comunidade Lagoa do Mato, procuraram o Vereador Melquisedec para solicitar a perfuração de um Poço Artesiano para suprir as reais necessidades dos moradores.

Neste Domingo (11),  o Vereador Melquisedec através da sua influência e amizade política, conseguiu a perfuração do tão sonhado Poço Artesinao. Para maior felicidade da comunidade, o Poço Artesiano tem uma vasão de  5 mil litros de água/hora, totalmente doce e pronto para o consumo humano, de animais e da lavoura.

Melquisedec explicou a comunidade que os técnicos irão instalar a bomba e a caixa d'agua  liberarando em seguida o consumo da água para todos os moradores. E com este trabalho, segundo o vereador vai resolver o problema de 63 famílias.

Vereador Melquisedec vem trabalhando forte e atendendendo dentro das suas possibilidades os amigos que o procura. Desta feita, vem crescendo politicamente em Arapiaraca.

Eleição antecipada da mesa da Câmara de Arapiraca pode ser anulada

154125b1 c0de 420b 935f 87b0053ab4b3

A população arapiraquense está atenta e com olhos voltados para a Câmara Municipal de Arapiraca, aguardando o desfecho do caso confuso e embemático da eleição antecipada da mesa diretora da casa Herbene Melo.

O regimento interno da Câmara de Vereadores é o caminho que se deve andar para realizar ou promover quaisquer ações que os nobres edis queram executar. Seguindo este recurso nada poderá dar errado. Até pode dar errado, quando de forma esdrúxula queram burlar a lei que os prórpios construiram para se fazer cumprir dentro da maior normalidade.

Partindo deste ponto de seguir e fazer cumprir a lei, os nobres vereadores deve explicações a sociedade no caso da eleição da mesa diretora. Pois chamou a atenção de toda a população a possibilidade de anular a eleição antecipada para o biênio 2019/2020.

Com a palavra a Câmara de Vereadores de Arapiraca.

 

Comercial (82) 3313.6040 (82) 99812.2189 comercial@cadaminuto.com.br
Redação (82) 3313.2162 (82) 99664.2221 cadaminutoalagoas@hotmail.com