Blog do Cayo Cesar

PSB realiza convenção e Adelaide França é escolhida como uma das candidatas do partido a Câmara de Vereadores

  • Cayo César
  • 14/09/2020 10:15
  • Blog do Cayo Cesar

O diretório Municipal do PSB realizou na tarde do último sábado (12), a Convenção de escolhas dos candidatos a prefeitura e Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios.

O ato que contou com a presença dos Deputados Federais JHC, Marx Beltrão, dos Deputados Estaduais Leo Loureiro e Davi Maia e do Senador Rodrigo Cunha, além de outras autoridades. Na ocasião foi confirmado o nome do atual prefeito Júlio Cézar e do vice Márcio Henrique como candidatos a reeleição, o nome da vereadora Adelaide França confirmado para concorrer a reeleição para a Câmara Municipal.

Adelaide que se destacou entre os edis como a vereadora mais atuante durante o mandato 2017/2020, sendo a parlamentar que mais apresentou propostas em benefício da população.

Emocionada a vereador falou à nossa equipe: "Hoje nosso partido decide seus candidatos para a eleição de 2020, e nessa oportunidade quero agradecer aos amigos que vieram, e agradeço por ter sido escolhida para concorrer como representante do povo na Casa de leis do nosso município. Agradeço ainda a parceria do prefeito Júlio Cezar, que atende nossas reivindicações, principalmente em ter trazido a CASA AZUL para o nosso município ". Disse Adelaide França.

 

 

 

Presidente e Conselheiros do COREN - AL sofrem acidente de carro no interior de Alagoas

  • Cayo César com assessoria
  • 03/09/2020 12:22
  • Blog do Cayo Cesar

Durante a entrega das máscaras PFF2, em hospitais de referências e centrais virais nos municípios no interior de Alagoas, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Renné Costa, e os conselheiros Paulo Guimarães e Maycon Correia, sofreram um acidente após o veículo oficial do Conselho capotar. O fato ocorreu em um trecho da AL-450, no município de Anadia, na última quarta-feira (2). Ninguém ficou ferido.

De acordo com os ocupantes do carro, de modelo Nissan Frontier, placas PWC 1219, eles saíram de Maceió para fazer a entrega dos materiais em 15 municípios. Eles estavam no povoado de Tapera, em Anadia, quando passaram por uma lâmina d’água que fez o carro girar na pista, bater em uma ribanceira e capotar.

“Estava chovendo muito e a nossa sorte é que estávamos em baixa velocidade. Por sorte os danos foram apenas materiais, acionamos o seguro do carro e conseguimos seguir viagem em outro veículo”, explicou o presidente Renné Costa. 

.

A entrega
As máscaras PFF2 foram adquiridas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A compra emergencial de máscaras, adquiridas da 3M Indústria, através de edital de chamada pública.

São cerca de 100.080 máscaras recebidas pelo Cofen e entregues aos Conselhos Regionais de Enfermagem de todo país para que possam ser distribuídas nos locais de referência em atendimento de pacientes com diagnóstico de Covid-19.

Ao longo da pandemia, em Alagoas já foram entregues mais de 15 mil máscaras e o Coren-AL segue fazendo a distribuição.

A compra emergencial de máscaras faz parte do esforço do Sistema Cofen /Corens de reduzir os riscos de contaminação dos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia.

O uso da máscara PFF2/N95 é indicado em procedimentos de intubação ou aspiração traqueal, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, coletas de amostras nasotraqueais, entre outros que gerem aerossóis.

Urgência de Síndromes Gripais do SESI/HGE torna-se referência em atendimento ao Covid em Alagoas

  • Cayo César
  • 07/07/2020 17:38
  • Blog do Cayo Cesar

O combate ao COVID-19 continua incansável em Alagoas, com essa luta o estado conseguiu migrar da fase vermelha para a laranja. Fazendo parte dessa luta está a Urgência de Síndromes Gripais do HGE ao qual o Governador Renan Filho inaugurou a primeira unidade de atendimento a população em abril localizada no ginásio do SESI. 

A unidade que se tornou referência no atendimento inicial, com um fluxo de mais de 6 mil pessoas por mês conta com consulta médica, teste rápido, exame laboratórial, farmácia, sala vermelha, sala de medicação, orientação e palestra sobre o novo coronavirus. Inicialmente com o foco de atender a população que buscasse atendimento no HGE com os sintomas Gripais, a unidade se popularizou e hoje recebe pacientes de todo o estado como Marechal Deodoro, Arapicara, Palmeira dos Índios, Maragogi. 

Segundo a população muitos buscam o atendimento na unidade por ter a certeza que será atendido e medicado, outros vão a urgência por apresentarem os sintomas durante passagem pela capital. 

Funcionando 24h por dia todos os dias da semana a Urgência de Síndromes Gripais do HGE/SESI é dirigido pela Enf. Maryana Costa e conta com uma equipe multiprofissional como médicos, enfermeiros, biomédico, farmacêutico entre outros. 

Descentralização do atendimento

Com a referência do atendimento e percebendo a necessidade o Governador Renan Filho e Secretário Alexandre Ayres implantou o mesmo modelo de urgência e triagem que deu certo na Central do Sesi para outras regiões, como por exemplo a do Benedito Bentes atendendo a parte alta da capital, Arapicara que atende a região agreste e Santana do Ipanema que atende o sertão alagoano. 

Tornando o acesso rápido ao tratamento e atendimento médico aos pacientes com sintomas do Covid. 

Vereadora solicita Tomografia Computadorizada e proibição de fogueiras para não agravar situação de pacientes de COVID 19

  • Cayo César
  • 03/06/2020 16:46
  • Blog do Cayo Cesar

A pandemia do COVID-19 está longe de terminar, cada dia estados e municípios contabilizam mais pessoas contaminadas e, com objetivo de tentar agilizar o diagnóstico e tratamento do agravo da doença, a vereadora Adelaide França (PSB), solicitou ao governador de Alagoas a disponibilidade de exames de Tomografia Computadorizada, para aqueles pacientes que apresentem sintomas da doença, sendo classificados como "SUSPEITOS".

O exame que não apresenta nenhum risco ao paciente, realiza  imagens em 3D do corpo humano, mas especificamente do Pulmão para o COVID-19. Pela tecnologia que possui, o exame tem um valor altíssimo na rede privada.

Unindo a Tomografia Computadorizada, solicitada quando houver indicação médica, juntamente com os testes, a probabilidade do diganóstico precoce do Covid pode evitar o agravamento da doença.

Além da disponibilidade da tomografia, a vereadora solicitou a proibição da realização de fogueiras  e vendas de fogos de artifícios, no período junino. Como justificativa a vereadora relatou o agravamento da situação de pacientes que podem acabar inalando a fumaça produzida, bem como daquelas pessoas asmáticas e alérgicas a fumaça, cuja doença se agrava durante esse período.

Além disso, a queima de fogos pode causar acidentes e queimaduras, fazeendo com que o acidentado procure a rede pública de saúde que já está sobrecarregada com os pacientes de Covid-19.

"Imagine o paciente sem ar, respirando com dificuldade e  inalando a fumaça das fogueiras, sem dúvida vai piorar a situação e vai sobrecarregar a UPA e o hospital com pacientes precisando de oxigênio", além daquelas pessoas alérgicas e queimadas. Disse Adelaide França.

Outros municípios em Alagoas já proibiram a realização de fogueiras, entre eles, Maceió, capital alagoana que é conhecida por realizar um dos maiores São João do Nordeste.

 

Câmara de Palmeira realiza primeira sessão online

  • Cayo César
  • 03/06/2020 15:53
  • Blog do Cayo Cesar

A Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios realizou nesta quarta-feira, 03, a primeira sessão de forma online. A sessão aconteceu após vários pedidos da vereadora Adelaide França (PSB), que justificou o ato como uma medida de proteção a proliferação do COVID-19, visto que o legislativo palmeirense estava sem atuação desde o começo da pandemia.

A sessão foi considerada como proveitosa pelos parlamentares. Ainda segundo a vereadora Adelaide França, a sessão deveria ter acontecido desta forma há muito tempo, segundo a parlamentar, os vereadores não podem se ausentar das suas atividades e nem de dar atenção à população, neste momento ímpar da humanidade, contribuíndo ativamente com sugestões através das ferramentas oferecidas pelo Regimento Interno da Casa.

"Agora os vereadores contribuirão de forma efetiva na ajuda ao combate da proliferação do COVID 19." explicou a parlamentar.

Vários vereadores aproveitaram a oportunidade para solicitar melhorias para suas regiões e comunidades, a vereadora Joelma Toledo (PSD) aproveitou para convidar o Secretário de Saúde e Assistência Social a fim de explanarem sobre as ações que foram efetivas e as próximas ações da Prefeitura no combate ao Covid.

Já o vereador Pedrinho Gaia (PSB), pediu pelos motoristas que trabalham no executivo, que atualmente estão sem exercer suas atividades.

O presidente da Casa, vereador Agenor Leôncio (PSB), solicitou a construção de uma praça de lazer no Povoado Bonifácio.

Abraão do BMG (PRTB), solicitou a  Secretaria de Urbanismo a limpeza da praça do Bairro São Francisco.

O vereador Toninho Garrote solicitou a compra de mais Testes Rápidos pela prefeitura de Palmeira, a fim de evitar o esvaziamento do estoque. 

Ainda segundo a assessoria da Casa, enquanto houver pandemia as sessões continuarão sendo de forma online, o blog solicita ao presidente da Câmara a disponibilização das sessões para que a população possa acompanhar e fiscalizar as ações dos vereadores.

 

COVID-19: Prefeitura de Palmeira dos Índios irá antecipar o pagamento dos funcionários públicos

  • Cayo César
  • 26/03/2020 21:19
  • Blog do Cayo Cesar

Com o objetivo de diminuir os danos causados pela quarentena e garantir o pão na mesa do servidor, o Prefeito Júlio Cezar de Palmeira dos Índios anunciou na noite desta quinta-feira, 26, durante uma live em seu Instagram o adiantamento dos salários dos servidores públicos municipais.

A medida visa diminuir os impactos econômicos causados pela COVID-19 e a atitude irá fomentar a economia no município, já que as feiras e mercados continuam funcionando com a fiscalização dos técnicos da Secretaria de Saúde do município. 

TELECONFERÊNCIA

A live do Prefeito Júlio Cezar chegou de forma ansiosa para quem aguardava as informações e o boletim, já que normalmente acontece no início da noite, mas foi por uma boa causa, já que como anunciou o prefeito ele estava em uma teleconferência junto com o Governador de Alagoas, Renan Filho que anunciou várias ações para ajudar o município no enfrentamento da COVID-19. 

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Em relação a campanha de vacinação o município de Palmeira dos Índios é um dos destaques em Alagoas, atingindo cerca de 90% dos objetivo estipulado pelo Ministério da Saúde em apenas 4 dias de ação, o que resultou na comemoração por parte da população após anunciou do prefeito. 

PENSANDO NO FUTURO

Palmeira dos Índios continua sem caso confirmado da COVID-19, mas ações continuam. A SMTT realiza blitz para que a vigilância examine os viajantes que chegam na cidade oriundos de regiões edemicas, além disso foi criado o DISQUE DENÚNCIA, para que a população possa informa a Secretaria de Saúde a presença destes viajantes que ainda não foram examinados e orientados por técnicos da saúde.

Além disso, o vice-prefeito e Secretário de saúde do município, Márcio Henrique, anunciou a ampliação dos leitos de isolamento e retaguarda que contarão com Ventiladores Mecânicos para que se no futuro o município precisar ele já está preparado e em funcionamento. 

 

"Meu compromisso é: Júlio Prefeito e Márcio Vice" afirma Agenor Leôncio

  • Cayo César
  • 11/03/2020 07:16
  • Blog do Cayo Cesar

O então presidente da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios, vereador Agenor Leôncio explicou ao Blog em entrevista sobre as especulações de seu nome ser congitado a vice na chapa com Júlio Cezar.

Segundo Agenor, ele nunca anunciou nenhuma candidatura a vice e nem tratou sobre esse assunto com o Prefeito Júlio. "Ao aproximar das eleições muitas especulações são lançadas, algumas delas com o objetivo de criar algum tipo de discórdia no grupo político. Meu compromisso é com Júlio prefeito e Márcio vice em 2020." Ainda segundo Leôncio sua principal preocupação é cuidar da sua candidatura a vereador em Palmeira. "Serei candidato a reeleição. Faço um trabalho em muitas zonas rurais e sinto que meu trabalho ainda não acabou, tenho que fazer mais pelo meu povo."

Ainda sobre a gestão de Júlio Cezar, Agenor afirmou que não existe candidato que venha "bater" em JC. "Júlio é um candidato que cuida da cidade, cuida do servidor público, levanta obras que beneficia a população, me mostre qual o candidato que venha bater em Júlio?" Questionou o presidente.

E continuou "Estive e estou ao lado do prefeito Júlio, seria até loucura está contra uma gestão que dá certo, que está mudando Palmeira dos Índios".

Câmara de Vereadores

Já sobre sua presidência a frente da Câmara de Vereadores, Agenor Leôncio enfatiza em dizer que tenta fazer o melhor para atender as demandas do executivo e dos vereadores. "É normal ter algum debate dentro dessa casa, ela é feita para isso, debater opiniões e ideias. Faço o meu possível para atender as demandas enviadas pelo executivo e pelos vereadores, pois sei que essas demandas são melhorias para a população."

Reeleição

O blog questionou ao vereador sobre se seria realmente candidato a reeleição, sem tetubiar Agenor Leôncio garantiu seu nome na disputa de 2020. "Tenho um trabalho enorme em Palmeira, é natural quando alguém vê uma outra pessoa trabalhando e se destacando pelo trabalho querer jogar pedra ou fazer algum tipo de ataque. Mas meu nome estará sim a disposição em 2020, sei que o povo de Palmeira ainda precisa do meu trabalho, e irei trabalhar por eles."

Eleições 2024

Para concluir a entrevista o presidente Agenor Leôncio foi enfático em falar que não é e nem será candidato a vice. "Essa história de vice não está no meu projeto político, não sou e nem serei candidato a vice prefeito, mas em 2024 meu nome estará a disposição da população para a prefeitura de Palmeira, e quem decide é ela." Concluiu o vereador. 

 

Projeto de Lei de vereadora visa proibir o corte de energia sem a presença do morador em Palmeira dos Índios

  • Cayo César
  • 05/03/2020 15:16
  • Blog do Cayo Cesar
Reprodução

Um projeto de lei apresentado nesta quarta-feira (04), na Câmara de Veradores de Palmeira dos Índios, tem como objetivo proibir o corte de fornecimento de energia eletrica na residência ao qual o morador não esteja presente. O PL 004/2020 é de autoria da Vereadora Adelaide França (MDB), após ser apresentado o PL ainda terá três votações para virar lei no municipio.

Segundo a vereadora, o principal objetivo do projeto é estabelecer que o corte da energia elétrica ao consumidor que estiver inadimplente nos prazos legais seja primeiramente notificado, oferecendo um prazo para a sua devida quitação, sem qualquer penalidade para o mesmo. “Decorrido o prazo estabelecido, já comprovada a devida notificação, fica então a concessionária autorizada a fazer o corte, obedecendo aos critérios dos dias para os procedimentos cabíveis para a interrupção dos serviços”, explicou Adelaide.

Segundo justificativa do projeto, a Resolução Normativa nº 414/2010, da Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, proíbe o corte de fornecimento de energia elétrica do consumidor que tiver uma conta atrasada por período superior a 90 dias, estabelecendo ainda a imprescindibilidade da notificação no procedimento de interrupção do fornecimento de energia por inadimplência do consumidor.
“Havendo a interrupção da energia sem o aviso  (notificação), o corte é ilegítimo, respondendo a concessionária pelos danos causados ao consumidor. Não podemos deixar que as pessoas sejam prejudicadas com a falta de energia elétrica por um longo período. Devemos assegurar aos munícipes que cheguem no conforto do seu lar, após um dia de serviço, momentos de descanso e que tenham a oportunidade de efetuar o pagamento das tarifas nos prazos estabelecidos, tendo recebido um aviso”, alertou o vereadora.

Como forma de notificação ao consumidor, a Companhia de Energia deverá ir até a residência e caso não encontre o morador afixar uma notificação. De posse da notificação, o consumidor poderá no prazo de 48h, proceder o pagamento da fatura vencida com mais de 90 dias de atraso, e obrigatoriamente comunicar a concessionária. Decorrido o prazo, respeitadas as regras, após a notificação, caso o consumidor não tenha efetuado o pagamento da fatura vencida, ficará a concessionária autorizada a proceder a interrupção do fornecimento de energia elétrica, até que a efetivação do pagamento da fatura que ocasionou o motivo da interrupção seja concluída.

Caso a lei entre em vigor e seja descumprida, a conpanhia de fornecimento será multa em até R$ 2 mil reais, sendo o valor dobrado em caso de reicidencia.

Palmeira: Cida Galdino poderá representar grupos religiosos na Câmara de Vereadores

  • Cayo César
  • 04/03/2020 07:31
  • Blog do Cayo Cesar

Em 2020 teremos mais uma eleição para representantes municipais, prefeito e vereadores, e em Palmeira dos Índios, alguns nomes já começam a surgir, como é o caso da líder religiosa, Cida Galdino.

Cida, que tem uma ligação forte com as igrejas evangélicas e católicas, ajudando em eventos religiosos, grupos de apoio a sociedade, será uma das postulantes a uma das quinze cadeiras do legislativo.

Com a experiência de outras eleições, inclusive sendo uma das suplementes Vida Galdino se mostra confiante em um futuro resultado e em entrevista ao blog revelou alguns de seus pensamentos.

Questionada se estaria filiada a algum partido, Galdino revelou está sendo namorada por pelo menos três, tendo sido convidada inclusive para o PSL, um dos partidos a glomerar mais pré candidatos até o momento em 2020.

Pedida para avaliar a atual administração do município, ela afirmou que o trabalho do Pref. Júlio Cezar tem levado Palmeira a outro nível. "Júlio não assumiu uma tarefa fácil, administrar uma cidade do tamanho de Palmeira é difícil, mas graças a Deus ele tem ido em um bom caminho, aglomerando amigos que tem ajudado na administração, esse trabalho elevou Palmeira para outro nível, sendo reconhecida em todo o Estado." Afirmou.

Na área de empregabilidade, Cida afirmou que Palmeira tem um potencial turístico religioso muito grande, e que isso pode ser trabalhado. "Palmeira abriu as portas para o turismo religioso, isso pode ser trabalhado de uma forma que gera emprego para nossos jovens, evitando que saiam de sua terra natal para tentar a vida fora."

Já em relação a política, Cida afirma que vem para tentar agregar e construir, que se conseguir "chegar lá" será uma parceira do executivo. "Tem que acabar essa história de quem manda mais, ou de, o vereador só aprovar algo se o executivo fizer algo por ele primeiro, estamos todos juntos em prol de uma causa comum, que é a população." Concluiu.

Cida Galdino será uma das mulheres que poderá concorrer as eleições deste ano, um fato que vem crescendo em cada eleição com o protagonismo feminino. Atualmente a Câmara conta com apenas duas vereadoras formando a bancada feminina, mas segundo as previsões e conversas de articulações, isso pode mudar o número aumentar. 

Arma roubada do Museu Xucuru é recuperada pela polícia em Arapiraca

  • Redação Já é Notícia
  • 21/02/2020 15:23
  • Blog do Cayo Cesar

Agentes do Pelopes 01 e 02 localizaram, nesta sexta-feira, 21, uma arma de fogo que havia sido furtada do Museu dos Xucurus, em Palmeira dos Índios. A arma foi encontrada na Rua Atalaia, bairro Manoel Teles, em Arapiraca.

De acordo com informações da polícia, os militares receberam a informação que a arma, um revólver calibre 44 americano, estava em posse de um homem conhecido como Tchuco. No endereço indicado, os agentes realizaram revista na residência e encontraram o revólver. O material apreendido e o suspeito foram levados para a Central de Polícia de Arapiraca, Tchuco foi autuado por posse ilegal de arma de fogo e receptação.

O Museu dos Xucurus, localizado em Palmeira dos Índios, foi furtado na madrugada de domingo, 16 de fevereiro. Do local foram levadas Quatro pistolas e dois revólveres que faziam parte do acervo histórico do local.

"As Pecinhas" agita final de semana de prévias em Palmeira dos Índios

  • Cayo César
  • 21/02/2020 13:41
  • Blog do Cayo Cesar

Em Palmeira dos Índios já é Carnaval há duas semanas, e isso Alagoas inteira já sabe, mas o final de semana ainda será agitado com vários blocos, um deles, que já é tradição há 23 anos na cidade é o Bloco "As Pecinhas". 

Com muito humor e alegria o bloco reune um público apenas masculino, mas com um detalhe especial, para participar do percuso, o folião precisa está festido de mulher. Com esse detalhe, a festa leva as ruas homens, mulheres, idosos, adultos, crianças e muito mais, com o objetivo de "tentar" reconhecer as Pecinhas fantasiadas na folia. 

Segundo Cacau, um dos organizadores do bloco é levar cerca de 500 pecinhas a desfilar pelas ruas de Palmeira com alegria e animação. "O bloco foi criado em 97, após a ideia de amigos de saírem fantasiados de mulheres pulando o Carnaval. Hoje a festa completa 23 anos, e nosso objetivo é não deixar essa tradição morrer, muitas pessoas vão as ruas apenas para verem as Pecinhas, muitas delas nem gosta de carnaval, mas se divertem com as fantasias." Afirmou o empresário que está a frente do bloco desde de 2016.

Mas se engana quem pensa que encontra apenas fantasias improvisadas que homens pegam de suas companheiras, irmãs, amigas ou mãe, tem gente caprichando e muito para sair no bloco, como é o caso do Gabriel, estudante de enfermagem e morador de Arapiraca, o jovem afirma ter gasto cerca de R$ 2000 reais na produção de sua roupa. 

"Esse é o terceiro ano que saio de Arapiraca e vou a Palmeira só para sair nas pecinhas, na primeira vez não conhecia muita gente, mas fui pegando amizade e agora não posso deixar de sair. Gastei mais de R$ 2000 reais com penas, pedras e adereços para está lá." Afirmou o jovem. 

As prévias de Carnaval contam com o apoio e logística organizacional da Prefeitura de Palmeira dos Índios e segundo o prefeito Júlio Cezar o resgate e apoio da prefeitura para manter o a tradição é fundamental. "Damos o nosso melhor porque amamos nosso povo e é preciso que os próximos governos se esforcem para não deixar acabar essa tradição." Afirmou o prefeito.

 

Vereadora Adelaide França tem a maior produtividade na Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios

  • Cayo César
  • 19/02/2020 15:14
  • Blog do Cayo Cesar
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios
Números foram calculados pela Câmara de Vereadores

As atividades legislativas de 2020 da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios retornaram nesta quarta-feira, 19, e um fato que chamou a atenção foi o índice de produtividade dos vereadores nos anos de 2017 à 2019.

A informação divulgada pela Secretaria da casa botou a vereadora mdbista, Adelaide França, como a vereadora com maior número de projetos apresentados e aprovados nos três anos. Segundo os dados, dos 55 projetos apresentados pela edil, 46 deles foram aprovados e podem ser colocados em prática.

Os dados trazem uma geral de todos os projetos de leis, apresentados pelos edis no legislativo palmeirense, excluído-se as Comendas, Títulos, Indicações e Requerimentos. Confira a baixo o gráfico feito pela Câmara:

 

Ara Ketu promete arrasta multidão no Bloco do Povo em Palmeira dos Índios

  • Cayo César
  • 19/02/2020 14:42
  • Blog do Cayo Cesar

Percorrido cerca de 10 dias de prévias de Carnaval em Palmeira dos Índios, interior de Alagoas, o município receberá nesta quarta-feira,19, uma das maiores bandas de Axé Music do País, a banda Ara Ketu. 

Seguindo a tradição dos carnavais passados, o Bloco do Povo, organizado pela Prefeitura de Palmeira dos Índios botará logo mais a noite a Banda Ara Ketu para agitar e levar uma multidão de foliões as ruas da Capital da Cultura.

Em entrevista a Rádio Viva FM, o cantor Dan Miranda, relembrou o ano de 2017 onde no primeiro ano do Bloco do Povo a banda foi considerada o maior sucesso na cidade e aproveitou para divulgar que lançará em primeira mão a música de trabalho da banda para o Carnaval. "O Ara Ketu esteve em Palmeira no Carnaval do Povo de 2017, mas agora vivemos uma nova fase e nosso objetivo é fazer uma festa ainda melhor. Estamos com um repertório novo, uma música nova e faremos o lançamento da nossa nova música em especial na cidade,  hoje à noite, no Bloco do Povo. É uma honra muito grande fazer essa festa e o lançamento dessa música em Palmeira", disse o cantor.

O prefeito Júlio Cezar afirmou que é preciso que os governos se esforcem para manter viva a tradição dos eventos do calendário cultural do município. “A nossa gestão agradece por tudo o que a Secretaria de Cultura tem feito pela nossa cidade. Apoiamos 25 blocos, este ano, para que eles saiam às ruas. Tudo que está sendo feito, é dentro do alcance da prefeitura. Está cidade não tem dono e não é preciso sangue azul para governá-la. Palmeira tem história, tradição, cultura, é terra da alegria e de paz e de um povo trabalhador. Esta terra é rica e grande como os nossos antepassados, que resgata a nossa cultura e realizamos um dos maiores carnavais, em parceria com a inciativa privada. Brinquem em paz e com muito respeito pelo próximo." disse Júlio Cezar.

A programação não para por ai, Palmeira dos Índios surpreendeu o estado de Alagoas e trouxe para o interior a maior prévia de carnaval deste ano. Confira a programação: 

19/02

QUARTA- FEIRA

16h

OS NOVIÇOS REBELDES

19/02

QUARTA- FEIRA

21h

 

BLOCO DO POVO

20/02

QUINTA-FEIRA

19h

AMIGA DA GENTE

21/02

SEXTA- FEIRA

20h

AS PECINHAS

22/02 SÁBADO

17h

CAI NA GRAÇA

23/02- DOMINGO

15h ás 20h

BLOCO ALIBABÁ

24/02-

SEGUNDA - FEIRA

11h às 20h

FARRA DOS AMIGOS

29/02

13h  às 02

SECA BUDEGA

01/03

DOMINGO

19h

OS TABAQUEIROS

07/03

SÁBADO

22h

CHAMA EU

NEP do SAMU oferta curso inovador para socorristas em Arapiraca

  • Assessoria SAMU
  • 15/01/2020 10:10
  • Blog do Cayo Cesar

Nos 13 anos de funcionamento em Arapiraca, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) inova mais uma vez, com a oferta do Curso de Suporte Básico à Vida para técnicos de enfermagem e condutores socorristas. O curso tem carga de 100 horas e as aulas estão sendo realizadas no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Arapiraca.

O treinamento é destinado aos profissionais que atuam na II Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Segundo revela a coordenadora do NEP Arapiraca, enfermeira Katyenny Christine, o Curso de Suporte Básico à Vida está embasado na Portaria 2.048/2002, do Ministério da Saúde.

Na manhã desta terça-feira (14), os técnicos de enfermagem receberam e trocaram informações acerca de temas como ética profissional, avaliação de cena, cinemática do trauma e parada cardiorrespiratória. O curso também aborda temas como traumatismos crânioencefálico, raquimedular, de tórax e abdominal, além de emergências clínicas e psiquiátricas, urgências obstétricas, entre outros procedimentos. 

O treinamento ocorre todas às terças-feiras, incluindo também o período da tarde, com aulas práticas e teóricas. Estão sendo contemplados os profissionais que atuam na Central do Samu Arapiraca e das 19 Bases Descentralizadas que compõem a II Macrorregião de Saúde.

As Bases Descentralizadas vinculadas à Central Arapiraca estão localizadas nos municípios de Penedo, Ouro Branco, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Mata Grande, Girau do Ponciano, São Sebastião, São José da Tapera, Inhapi, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Batalha e Traipu.

coordenadora do NEP Arapiraca, enfermeira Katyenny Christine
Caption

Há seis anos atuando no Samu, no município de Cacimbinhas, a técnica de enfermagem Maria José Ferreira de Lima destaca a realização do curso para o aperfeiçoamento profissional.  “Esse treinamento vai qualificar, ainda mais, o nosso trabalho no socorro a crianças, adultos, idosos e também gestantes”, salientou.

Na sexta-feira (17) será a vez dos condutores socorristas do Samu participarem do Curso de Formação Profissional. O treinamento tem previsão para ser concluído no dia 15 de fevereiro deste ano.

Djalma Lyma será o novo comandante da VIVA FM

  • Cayo César
  • 09/12/2019 19:05
  • Blog do Cayo Cesar

O radialista Djalma Lyma anunciou na tarde desta segunda-feira, 09, que está saindo da Rádio Farol FM, onde tem um programa jornalístico há 4 anos. O fato é, que Djalma está assumindo o comando da VIVA FM 92,5 que ocupa o antigo escrete da Rádio Sampaio.

Segundo o Portal Todo Segundo, o empresário e radialista já assume a direção nesta terça-feira, 10. Em seu último programa, Djalma agradeceu a direção da Rádio Farol e ao Grupo João Caldas pela parceira. 

Em mais um desafio, Djalma Lyma que é o fundador e dono do Portal Todo Segundo, afirmou que ainda continuará com seu programa, mas desta vez na VIVA FM.

Conhecido pela forma séria de trabalhar e as coberturas muitas vezes exclusivas do Todo Segundo, Djalma Lyma é natural de Piranhas, mas adotou Palmeira dos Índios como sua cidade em 2002. 

Caso Ryan: Após repercussão, HEMOAR antecipa envio do ônibus coletor

  • Cayo César
  • 15/11/2019 09:37
  • Blog do Cayo Cesar

Na noite de ontem, 14, o Blog trouxe a público a corrida contra o tempo que a família do menino Ryan está lutando. O fato é que o ônibus coletor de sangue só poderia ser enviado no mês de Dezembro para o município de Palmeira dos Índios, onde cerca de 150 doadores se dispuseram a doar sangue.

Após o assunto vim a tona e a mobilização da família, amigos e imprensa o HEMOAR divulgou uma nota que informa que antecipará a vinda do ônibus, assim, ficando a data de 21/11, próxima quinta-feira, acertado para a doação de sangue.

Na noite de ontem, após entender a gravidade da situação, a assessoria de Comunicação da SESAU já teria disponibilizado a unidade de Arapiraca para receber as doações em nome do Ryan.

Em novo contato com o Blog na manhã desta sexta-feira, 15, a família de Ryan informou que aqueles que não deram o nome para doar sangue, basta ir no dia com o RG e CPF até o ônibus e fazer a doação.

 

 

Caso Ryan: Família consegue número de doadores mínino, mas ônibus do HEMOAR só estará disponível em dezembro

  • Cayo César
  • 14/11/2019 18:48
  • Blog do Cayo Cesar

No início da noite desta quinta-feira, 14, a família do pequeno Ryan de 8 anos de idade, diagnóstica recentemente com leucemia na forma aguda pediu socorro ao Blog. 

Segundo a família, o HEMOAR teria solicitado um número mínino de 150 pessoas para que o ônibus coletor se deslocasse para Palmeira dos Índios, onde faria a coleta do sangue, após um novo contato, esse número teria baixado para 50 pessoas, atingido esse número o HEMOAR foi contactado, mas informou que só poderá enviar o ônibus em Dezembro.

Ryan está na UTI do Hospital Veredas, onde recebe cuidados médicos, seu estado de saúde é estável, porém grave, já que segundo Jordânia Vieira, familiar do Ryan e uma das mobilizadoras da campanha, o garoto estaria perdendo sangue devido a doença, e não estaria recebendo o volume necessário preciso. Ainda segundo Jordana, nesta quinta-feira cerca de 16 pessoas foram até Maceió realizar a doação, mas após análise médica apenas 5 estavam aptas a doar.

"Além da distância para Maceió o número de doadores aptos que podem doar é menor do que aqueles que querem doar, já que é necessário uma avaliar médica realizada antes da doação, e isso dificulta com que Ryan recebe o sangue." Explicou Jordânia.

O blog entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde mas não obteve resposta até o momento.

HEMOAR ARAPIRACA RECEBERÁ DOAÇÃO PARA RYAN

O HEMOAR de Arapiraca irá passar a receber doações de sangue para o menino Ryan, para isso, quem se interessar em doar, basta se dirigir até a unidade em Arapiraca e informar no cadastro que a doação será em nome de Ryan no Hospital Veredas.

Eduardo Tenório é escolhido novo presidente da UVEAL

  • Cayo César
  • 04/11/2019 22:40
  • Blog do Cayo Cesar

Após uma acirrada disputa entre o vereador Fabiano Leão de Arapiraca e o vereador Eduardo Tenório de Quebrangulo com o objetivo de escolher o novo presidente da UVEAL para o próximo Biênio, os vereadores do lado de Leão resolveram em diálogo escolher Tenório para assumir o cargo. 

Tomada essa pacificação, Fabiano Leão cuidará agora de sua reeleição em Arapiraca e se afastará da UVEAL. Tomando posse, Eduardo tem um longo caminho pela frente, e terá o desafio de aproximar a UVEAL dos vereadores do interior de Alagoas.

A decisão considerada acertada pela maioria, foi tomada após muita desputa, já que a eleição era para acontecer em Agosto, mas acabou sendo suspensa e caso indo parar na justiça. 

Eduardo Tenório é vereador por Quebrangulo, atual presidente da mesa diretora e agora aclamado presidente da União do Vereadores de Alagoas. 

Sheila Duarte será Secretária da Mulher no governo Júlio Cezar

  • Cayo César
  • 01/11/2019 13:00
  • Blog do Cayo Cesar

A ex-vereadora Sheila Duarte (PT), irá assumir a Secretaria da Mulher do governo Júlio Cezar em Palmeira dos Índios.

A informação foi divulgada pelo próprio Prefeito Júlio em visita as obras do Conjunto Pedro Suruagy em Palmeira de Fora.

Com a entrada de Sheila para o governo, entra também o PT, já que a ex-vereadora faz parte do diretório do partido no município, tendo um ligação forte com o Deputado Federal Paulão, um dos mais atuantes deputados do partido. 

Sheila Duarte é esposa do ex-vice-prefeito de Palmeira dos Índios, Pedro Paulo e uma das fundadoras da Associação de Mulheres de Palmeira dos Índios, AMPI, que conta com cerca de 5 mil associados. Duarte foi eleita vereadora pelo PT em 2012, já em 2016 se lançou candidata a Prefeitura de Palmeira, ficando em terceiro lugar com 3.87 votos, cerca de 8,39% dos votos válidos. 

Anunciada candidata a vereadora em 2020, Sheila é considerada uma das candidatas mais fortes para a próxima eleição.

Encerramento da FliPalmeira será neste domingo com Jessier Quirino e Osman Araújo

  • LUCIANNA ARAÚJO/ASSESSORIA
  • 27/10/2019 12:00
  • Blog do Cayo Cesar
(Fotos: Nei Correia/Assessoria)
Peça teatral Blink emocionou adultos e criança

A 2ª edição da Festa Literária de Palmeira dos Índios e a Semana Graciliano Ramos estão próximas do final e deixarão saudades em muita gente que participa do evento. Neste domingo  (27) à noite, os shows do cantor e compositor palmeirense Osman Araújo e do paraibano contador de causos e poesias Jessier Quirino encerram o evento gratuito, que será realizado às 19h30, na Praça da Independência.

 

Ontem (26) à noite, o espetáculo teatral infantil Blink – Uma mega aventura no mundo dos brinquedos, dirigida por Alberto do Carmo, emocionou adultos e crianças e levou um grande público ao auditório da Casa Museu Graciliano Ramos. A Festa teve abertura oficial na sexta-feira (25) e envolveu grandes nomes da literatura alagoana, além de convidados, em palestras, teatro, shows culturais, apresentação de bellet, mesa redonda e muitos livros, além de uma homenagem à professora Damaris Teixeira.

 

A II FliPalmeira e Semana Graciliano Ramos são realizadas pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Apalca.

 

Confira a programação final do evento:

Domingo (27/10)

Manhã: City Tour Cultural – livre pontos turísticos

16h: Pôr-do-Sol no Cristo Redentor, na Serra do Goiti

Grupo de Capoeira Tapurumã/Casa Viva /Sarau Poético/Violão e Voz

19h30: Praça da Independência:

Osman Araújo (voz e violão)

Causos e Poesia: Jessier Quirino

 

Eduardo Tenório consegue decisão judicial e UVEAL tem cinco dias para marca eleição

  • Cayo César
  • 21/10/2019 13:05
  • Blog do Cayo Cesar

O vereador Eduardo Tenório, do município de Quebrangulo conseguiu na justiça com que a União dos Vereadores de Alagoas realize no prazo de cinco a marcação das eleições de sua diretória.

A eleição que estava marcada para o dia 31 de agosto, foi cancelada por outra decisão da justiça. Eduardo Tenório é o candidato de oposição a presidência da UVEAL contra Fabiano Leão, que é vereador por Arapiraca.

Segundo Eduardo, sua candidatura nasceu de um grupo que conta com 300 vereadores de cidades de todo o estado, que estavam insatisfeito com a atual gestão. 

Ao longo de vários anos a eleição da UVEAL era decidia em chapa única, sendo surpreendida desta vez com a candidatura de Eduardo Tenório a presidência. O objetivo da chapa de oposição é criar um pauta positiva e levar a UVEAL para próximo dos vereadores. 

Após percorrer todos os municípios do estado de Alagoas, a chapa de Eduardo Tenório conta com cerca de 70 vereadores e 600 apoiadores em um colegiado com pouco mais de 1000 vereadores.

Palmeira: Vereador do PSL diz que foi esquecido pelo partido em evento

  • Cayo César
  • 21/10/2019 12:43
  • Blog do Cayo Cesar

Que o Partido Social Liberal (PSL), realizou um evento partidário em Palmeira dos Índios, isso todo mundo já sabe. O evento que contou com dezenas de pessoas lotando a Casa de Leis Mirins do município chamou atenção para alguns detalhes peculiares. 

O portal o Dia+, pertencente ao Jornal O Dia Alagoas, abordou a questão do Crucifixo coberto pela bandeira do PSL mas, esse não é o nosso tema. A informação que chegou ao Blog foi que os únicos vereadores de mandato do PSL, Júnior Miranda e seu suplente Pedrinho Bode, não teriam sido convidados para o evento do partido.

Segundo o próprio Júnior Miranda, ele teria ficado sabendo do evento por redes sociais. "Eu fui informado do evento como a maioria das pessoas foram, por redes sociais, não recebi ligação, e-mail ou qualquer outra coisa" ainda segundo o vereador licenciado das funções, nem acesso ao presidente estadual da sigla, Flávio Moreno ele teve. "Fiquei na porta, quando ele chegou, logo correram para cima, pegaram no braço dele e levaram para da entrevista, até aí tudo bem, mas depois o acesso ficou ainda pior, não tive a oportunidade de conversa com o presidente do partido ao qual sou vereador há 3 anos." Afirmou Miranda.

Miranda é vereador e membro do PSL após uma quebra de braço com o empresário Luiz Lobo, que tentou se candidatar a prefeito pelo partido nas eleições de 2016.

Outra questão é que tanto Miranda como Pedrinho Bode, que são vereadores pelo partido, não foram convidados a fazer parte da mesa nem foi cedido a palavra,  o que acontece normalmente em eventos de partido, que filiados com mandatos participam com honras dos eventos.

Escola Cívico Militar

Outra fato que repercutiu durante o final do semana foi a paternidade da Escola Cívico Militar, ao qual o município de Palmeira dos Índios fez a inscrição. Durante discurso, o presidente estadual do PSL disse que o município fez a inscrição a através de uma interlocução do próprio Flávio Moreno e do Flávio Targino. 

Quando soube da informação, a vereadora do MDB, Adelaide França foi as redes sociais divulgar uma cópia do requerimento feito por ela na Câmara de Vereadores ao executivo, pedindo a adesão do município ao projeto do governo federal 15 dias antes do prazo final.

Outro lado da história

O blog entrou em contato com o presidente do PSL municipal Flávio Targino, que explicou os pontos levantados. 

Segundo Targino, todos os convites foram feitos por redes sociais, através de grupos de whatsapp. "Nosso evento era aberto, por isso todos os convites foram feitos através de grupos de WhatsApp. Por ser aberto ao público optamos por esse tipo de convite, não era uma coisa exclusiva do PSL." e continuou "O evento era uma recepção ao PSL Estadual, através do presidente Flávio Moreno, por isso apenas os membros do diretório fizeram parte da mesa e alguns tiveram a fala, seguimos o protocolo interno do PSL".

Targino falou que não tinha problema com nenhum vereador, sendo do partido ou não, apenas seguiu o trâmite do partido. "Recebemos vereadores de outros partidos, como Adelaide França e Agenor Leôncio, além dos vereadores do PSL, Júnior Miranda e Pedrinho do Bode, ao qual mandei registrar a presença no evento. Não temos problema com nenhum vereador."

Questionado sobre a questão da Escola Militar, Flávio explicou que recebeu uma ligação de Moreno já no último dia da inscrição, e procurou o prefeito para informa sobre o prazo para o cadastro. Segundo ele, o gestor pediu a sua assessoria todos os detalhes do programa, para saber os prós e contra e após essa avaliação a inscrição foi realizada. 

"Não tínhamos ciência do pedido da vereadora Adelaide França, mas o importante é que o município receba esse projeto." Concluiu Flávio Targino.

 

Palmeira: Fabiano Gomes agradece governador por nova ambulância do SAMU

  • Cayo César
  • 09/10/2019 17:49
  • Blog do Cayo Cesar

O vereador Fabiano Gomes, utilizou hoje da palavra para agradecer ao governador Renan Filho pela entrega de uma nova ambulância 0km ao SAMU de Palmeira dos Índios.

Segundo o vereador, ele solicitou ao Secretário de Estado da Saúde Alexandre Ayres, a ambulância, e na última semana representou o prefeito na entrega da viatura. "Solicitei ao secretário a ambulância, e em outra oportunidade solicitei ao governador, fiquei muito feliz quando recebi o convite para ir buscar a viatura, que irá prestar os socorros com mais agilidade e conforto para a população." afirmou o vereador.

Fabiano Gomes explicou que o SAMU precisava muito dessa viatura, já que por muito utilizar elas teriam uma vida curta. "Fui a Arapiraca ao encontro do governador Renan junto com a equipe do SAMU Palmeira e do secretário adjunto de saúde Sirval, onde recebemos a nova viatura." 

Em suas redes sócias o vereador Fabiano Gomes postou um vídeo ao lado da nova ambulância onde agradeceu ao governador e ao prefeito de Palmeira dos Índios. 

Confira: 

 
 

https://www.instagram.com/p/B3ZtapBHVeN/?igshid=1xh742k11ute8

 

Vereador visita UPA de Palmeira e elogia serviço prestado

  • Cayo César
  • 09/10/2019 17:11
  • Blog do Cayo Cesar
 

O vereador Maxwell Feitosa esteve na noite de ontem, 08, na Unidade de Pronto Atendimento, UPA 24H, onde visitou uma familiar, e aproveitou a oportunidade para realizar uma vistoria na unidade de saúde.

Recebido pelo Diretor Geral, Adilson Trelli, o vereador visitou as unidades amarela, vermelha e verde, além da parte administrativa da UPA. Alegre pelo atendimento e relatos que ouviu de populares presente o vereador parabenizou a administração. "Ouvimos muitos relatos da falta de médicos, de mal atendimento e outros problemas, mas hoje aqui na UPA só tenho a parabenizar, o serviço fluindo, a população sendo atendida e muitas vidas sendo salvas" afirmou Maxuell Feitosa.

O vereador ressaltou que nada é 100%. "Ainda existem algumas falhas que precisam ser concertadas, como abrir o laboratório para que a unidade não dependa de outra para realizar exames, o que agilizaria muitos atendimentos, mas isso vamos sentar com o Governo Municipal para debater." Concluiu o vereador.

O Diretor da unidade, Adilson Trelli agradeceu a visita do vereador e deixou claro que as portas estão abertas para quem quiser ou precisar ser atendido pela UPA. "Existem falhas, não alcançamos a perfeição, mas a porta da minha sala está aberta para quer quiser ir reclamar de alguma coisa que aconteceu nesta unidade. Estou aqui todos os dias para levar o melhor para quem precisar da UPA." Afirmou o diretor.

Na ocasião o serviço de urgência e emergência contava com três médicos atendendo a população, além da equipe de enfermagem e serviço social. A UPA de Palmeira dos Índios atende cerca de 8mil pacientes por mês, cobrindo assim cerca de 10 municípios que levam seus pacientes para o serviço.