Enfim, começou a temporada 2009 para o gaúcho Marcos Daniel. O número 2 do Brasil conquistou neste domingo o challenger de Marrakech, disputado sobre o saibro e com premiação de 106 mil euros, ao virar em cima do argelino Lamine Ouahab, por 4/6, 7/5 e 6/2.

com os 110 pontos conquistados, Daniel poderá reaparecer nesta segunda-feira próximo ao top 100 do ranking. Ele, que é o atual 114°, já sofreu duas quedas no ano, por conta de pontos não defendidos e duas contusões. Mas isso ainda não será o bastante para mantê-lo entre os 100 melhores, muito menos para garantir vaga em Roland Garros, já que o gaúcho defenderá 124 pontos nas duas primeiras semanas de abril.

Cabeça 8 do torneio, Daniel encontrou problemas diante de Ouahab. 159° do mundo aos 24 anos, embora tenha sempre estado mais perto da vitória. No primeiro set, desperdiçou três break-points no oitavo game, exatamente antes de perder o próprio saque. Na segunda série, o gaúcho fez 4/1, permitiu a reação, esteve a um passo da derrota quando salvou três break-points seguidos no 11° game. Por fim, dominou completamente o set decisivo, contando com erros do argelino.

Daniel começou 2009 com muitos problemas físicos. Desistiu na segunda rodada do Aberto de São Paulo com dores musculares e sequer disputou o Brasil Open devido a um problema no punho. Com isso, viu seu ranking despencar em cerca de 30 posições entre o final de 2008 até agora.