A partir de segunda-feira, dia 23, cerca de 90 pessoas participam de um Curso de Iniciação em Treinamento de Atletismo promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, UK Sport — Agência do governo do Reino Unido —, Federação Alagoana de Atletismo, com o apoio oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).

A qualificação visa o desenvolvimento do atletismo e o surgimento de novos técnicos. Está fundamentada em um programa de conteúdos padronizados, que proporcionam uma visão ampla acerca da iniciação e treinamento e a descoberta de novos talentos. É uma ação do projeto de intercâmbio “Inspiração Internacional” (Eixo II) que envolve o trabalho junto às federações e se estende até o próximo sábado (28).

Segundo a gerente executiva de Esporte de Rendimento da SEE, Vânia Quintela Fernández, este curso é destinado, prioritariamente, os técnicos envolvidos com os últimos campeonatos da Federação Alagoana, monitores do Programa Segundo Tempo e alunos de Educação Física que têm perfil empreendedor no Atletismo. “As aulas irão acontecer nas dependências do Estádio Rei Pelé. De segunda a sexta-feira serão no período da tarde. No sábado — dia da prova — será nos dois horários. Os certificados dos participantes serão emitidos pela CBAT. A nota mínima para obtê-lo é sete”, informa.

“As aulas serão ministradas pelo professor Jallyson Jader de Araújo, técnico da CBAT. Na parte teórica, os alunos receberão, por exemplo, informações sobre a Filosofia do treinador, origem e denominações, corridas Rasas e Pedestrianismo, corridas com Barreiras e Obstáculos e corridas de Revezamento”, assegurou a gerente.