Por unanimidade, os mototaxistas de Delmiro Gouveia acabaram de aprovar o Estatuto que cria a cooperativa da categoria no município. A decisão saiu em reunião no Clube Vicente, Centro da Cidade, após uma passeata pelo bairro. Em uma atitude pioneira na região Agreste/Sertão, a Coomdeg – sigla da cooperativa – conta com 250 cooperados que antes estavam distribuídos em quatro associações.

A reunião contou com as presenças do presidente da Coomdeg, Luciano Oliveira, do superintendente municipal de Transporte e Transito, Major Leandro e da coordenadora do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Delmiro, Maria Auxiliadora Ferraz e de representantes das associações.

Durante a ocasião foram debatidas com os mototaxistas a importância de se criar a cooperativa e as vantagens que o sistema oferece aos mesmos.  A coordenadora do Sine disse que a idéia de montar a cooperativa já vinha sendo articulada com a categoria. “O Sine já desenvolve um trabalho junto aos mototaxistas e a partir de agora essa parceria vai se fortalecer, pois através da cooperativa estaremos continuamente atualizando os condutores e oferecendo cursos que são primordiais, como na área de atendimento ao cliente e de marketing pessoal”, enfatizou Ferraz ao completar que o Sine também vai intermediar outras parcerias para a cooperativa.

O presidente da Coomdeg falou sobre a importância da profissionalização dos cooperados. “A cooperativa nasce com a aprovação da maioria dos mototaxistas, mas teremos que fazer todo um trabalho de conscientização para que eles entendam como funciona o cooperativismo e que se interessem em se atualizar cada vez mais, pois nosso maior objetivo é prestar um serviço de qualidade para a população delmirense”, destacou Oliveira, mototaxista há quatro anos.

Segundo o presidente da Coomdeg, nos próximos 30 dias a cooperativa deve ser registrada e poderá dar abertura para o cadastro de novos mototaxistas.