Agência Câmara/Arquivo C883b732 1880 4c7c 9f1f c1898a283910 Deputado JHC

O deputado federal JHC (PSB) propôs, na sessão desta quinta-feira (09), na Câmara dos Deputados, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar suspeitas de oligopólio e controle de preços dos combustíveis, praticados pelas principais distribuidoras do país, e apurar a “estranha relação” entre a ANP e essas empresas.

Conforme divulgado pela assessoria de Comunicação de JHC, mais de 60 parlamentares já assinaram o requerimento para abertura da CPI para averiguar o que ele classificou de "máfia".

“Essas distribuidoras estão controlando preços, antes mesmo dos combustíveis chegaram aos postos. Nós fomos aos sindicatos, postos, toda a rede de proteção e chegamos a conclusão de que há uma forte organização, um grande oligopólio dessas distribuidoras na distribuição dos combustíveis no Brasil”, afirmou JHC.

Ainda por meio da assessoria, o alagoano frisou que, atuando como “atravessadores”, as distribuidoras têm prejudicado o livre comércio e encarecido o preço do combustível, que pode ser reduzido em até 20% para o consumidor final.

É do parlamentar também o Projeto de Decreto Legislativo apresentado na Câmara para suspender parte de uma resolução da ANP e permitir que os produtores de etanol possam comercializar o produto diretamente para os postos de combustíveis de todo o país.

.