Divulgação 25d6491f 32be 4413 8963 55fbcee14160 Os primos Eduardo Tavares e Conceição, os últimos prefeitos de Traipu que já não são mais aliados políticos

Traipu- coisa da política!

A ex-prefeita Conceição Tavares que há dois anos deu tudo de si para eleger o primo Eduardo Tavares prefeito de Traipu;  apoiará agora a reeleição do federal Marx Beltrão (PSD). O curioso é que Eduardo Tavares renunciou o cargo no início deste ano, com o propósito de disputar uma cadeira federal; isso sem o apoio da galega prima, ameaçada de ir para o xadrez, por conta de denúncia na Justiça feita pelo  próprio ex-prefeito, que encontrou uma série de irregularidades no governo da prima.  

Joaquim Gomes

Nesse período de um ano e meio à frente da Prefeitura, o prefeito Adriano Barros contabiliza mais de 50 ações realizadas. Garantiu mais trabalho afirmando que as obras não vão parar. “Seguiremos firmes e certos de que, vamos transformar Joaquim Gomes em num lugar melhor de se viver e que, o povo volte a ter orgulho de seus políticos, pois, ao fim do nosso governo, não terá mais espaços para políticos desonestos, nem irresponsáveis com o dinheiro público” disse.

PMN em ação

Na tarde de terça-feira, na sede do PMN Maceió,  a pré-candidata a deputada federal, Olivia Tenório, tomou posse como presidente da Executiva Municipal. A solenidade contou com a presença de seus pais, o presidente estadual do partido, deputado estadual Francisco Tenório e a prefeita de Chã Preta, Rita Tenório. O evento também contou com vereadores e correligionários.

Batalha/AL

Prefeita Marina Dantas otimista pelo desempenho de sua equipe de trabalho, disse que iniciou a semana com mais uma inauguração, dessa vez na Escola Antônio Rodrigues de Melo. A unidade segundo ela acabou de ganhar mais três  salas de aula, sobretudo com estrutura moderna e confortável, que trará melhores condições de aprendizagem e ensino, proporcionando maior rendimento escolar aos alunos. “Na semana passada foi entregue um posto de saúde no povoado Dionel e um automóvel para atuar com os agentes de endemias” disse.

Porto Calvo I

No outro domingo, dia 22, um momento interessante acontecerá na histórica cidade de Porto Calvo. A data registra os 383 anos do enforcamento de Domingos Fernandes Calabar. Pois, por meio da Secretaria de Cultura do município, haverá o “julgamento” desse caso focado na expressão: Herói ou traidor? Vilão ou oportunista?”. O evento será  no Fórum que leva o nome do próprio  Calabar.

Porto Calvo II

No julgamento não haverá réu, porém contará com a presença de autoridades do judiciário alagoano; pesquisadores, estudiosos, jornalistas, entre outros que formarão o copo de júri composto por  pessoas. A missão é para selar o veredito de Calabar, sobre a polêmica  situação histórica que envolve três países; Brasil, Portugal e Holanda.

 Imbróglio

A figura polêmica de Calabar é o personagem mais importante do período holandês no Brasil. Ele foi taxado de traidor na época por ter desertado do lado português para o holandês. Calabar foi preso em uma emboscada em julho de 1635 e acabou sendo enforcado e teve o corpo esquartejado pelas ruas de Porto Calvo. No século XX, alguns historiadores passaram a considerá-lo herói por ter tido a visão que o domínio holandês seria melhor para o Brasil. Herói ou traidor? O resultado será no próximo dia 22.

Paulo Jacinto

Pela 66ª vez, a pacata cidade de Paulo Jacinto será palco neste sábado de mais um grande Baile da Chita. O evento é tão consagrado que chegou a receber  o certificado de Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas. O Baile da Chita nasceu de um movimento da juventude paulojacintense, na década de 1950, com o objetivo de angariar fundos para a campanha de emancipação política do povoado que, à época, pertencia ao município de Quebrangulo. Lembra do saudoso Luiz Gonzaga, o rei do baião? Pois é ele já animar o Baile da Chita.

Atalaia

A Prefeitura de Atalaia divulgou na segunda-feira, o edital de seleção de Mediadores da Aprendizagem e Facilitadores para atuar no Programa Novo Mais Educação. As inscrições podem ser realizadas até o último minuo desta sexta-feira, através do link: https://goo.gl/forms/yFAHpFd50Lt04A5R2. Não será cobrada taxa de inscrição. A seleção se dará em duas etapas, sendo realizada através da análise de currículo comprovado e através da aplicação de prova escrita no dia 23 de julho de 2018. O resultado final será divulgado pela Semed no dia 27 do mesmo mês..

Colônia Leopoldina

De autoria do vereador Franklin Amorim, prefeito Manuilson Andrade acaba de sancionar Lei que viabiliza  auxílio para ajuda de custos para atletas do município que habitualmente se deslocam  para diversas competições amadoras fora da esfera de Colônia.  A Prefeitura assume a missão de custear as despesas com inscrição em competição, hospedagem e transporte terrestre para os atletas competidores.

Jacuípe

A Promotoria de Jacuípe solicitou ao delegado do município a abertura de um inquérito policial, a fim de apurar uma denúncia de crime de peculato praticada na autarquia previdenciária do município. A solicitação veio junto com a abertura de investigação do MPE/AL, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira. A denúncia foi protocolada no órgão estadual dando conta de que o presidente do órgão reteve indevidamente valores referentes ao desconto de empréstimos consignados de servidores, sem repassá-los à instituição financeira credora.

Água Branca

A Prefeitura está anunciando para os dias 3,4 e 5 do próximo mês,  a programação da 15ª edição do Festival de Inverno. Entre as atrações: Luanzinho Moraes e Luan Estilizado, The Fevers, Forrozão das Antigas e Banana Nativa, Fabinho Pressão, Gatinha Manhosa e Jonas Esticado. Além destas bandas, o festival contará com a participação da Orquestra Nostalgia e atrações musicais da cidade.

Pipeiros

Prefeitos de  Craíbas, Coité do Noia, Igaci, Girau do Ponciano, Quebrangulo, Traipu e Lagoa da Canoa estão sendo orientados pela AMA, a fim de providenciar todo um levantamento cabível, no sentido de sensibilizar o governo federal a garantir a retomada da operação carro pipa. Esses municípios foram descredenciados do Programa, porque  Brasília  entendeu que nas devidas regiões teve recentemente caídas de chuvas. Outros 30 municípios alagoanos escaparam do corte federal.  

Quadro geral

Hoje o Exército Brasileiro atende 95 mil pessoas, com 140 caminhões pipa nos 30 municípios que possuem decreto de emergência com vigência até agosto desse ano. Para que esses municípios não percam o abastecimento pela operação, AMA e a Defesa Civil do Estado realizarão um mutirão para elaboração de um novo decreto de emergência por seca, na próxima segunda-feira, dia 16, com todos os coordenadores municipais das defesas civis.

O homem da TV!

Quem entrou pra valer rumo a Brasília a partir de 2019 foi o jornalista e ex-deputado estadual Jeferson Morais. Na segunda-feira esteve  com lideranças sertanejas, quando fez uma turnê pelas cidades de Major Izidoro, Dois Riachos e Santana do Ipanema, por lá comeu até pirão de bode. E nesta quinta, o pré-candidato a federal passou parte do dia  em União (sua terra natal) além de Ibateguara e São Jose da Laje.

Minador do Negrão 

A satisfação é tamanha por parte da equipe do prefeito de Minador, Gleysson Cardoso. Pois uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa (Ibrape) nos 102 municípios alagoanos, aponta que o município, lidera o ranking das Prefeituras com maior aprovação popular, com 87%. O Ibrape ouviu 75.600 pessoas para saber o índice de aprovação e desaprovação das gestões municipais.

FPM

Desmascarando muitos prefeitos alagoanos que reclamam com a queda do repasse do FPM, a gente tem informação de que o acumulado até agora do ano, o valor total vem apresentando um crescimento positivo, já somando com o primeiro decênio deste mês. Pois bem, os números  apresentam um crescimento de 8,65% em termos nominais em relação ao mesmo período de 2017. Ao considerar o comportamento da inflação, observa-se que o FPM acumulado em 2018 cresce 5,37% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Confederação Nacional dos Municípios.

Pão de Açúcar

Um ambiente que viria a ser área de extração de minérios em Pão de Açúcar acabou sendo tombado, em 2012, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por guardar um importante registro de povos pré-históricos da região. Trata-se do Sítio Arqueológico da Pedra do Sapo, localizado no Sítio Bom Nome, que dista uma hora da cidade. Na verdade esse é apenas um dos 11 sítios existentes lá em Pão de Açúcar. A Prefeitura vai investir como ponto turístico

Palmeira dos Índios  

Prefeito Júlio Cezar enfrentou um final de semana de muita turbulência. Travou um embate de acusações em diferentes microfones com o ex-prefeito James Ribeiro; e como se não bastasse, partiu para o desespero contra a jornalista Grazi Duarte. Esse lance foi sobre uma matéria, inclusive agregada com um vídeo postada do Estadão Alagoas, onde supostamente aparece o prefeito “pobre” como ele costuma ser chamado, negociando a compra de votos no período eleitoral que lhe garantiu o trono municipal.    

 Cacimbinhas

“As Prefeituras estão há 25 anos recebendo o mesmo valor do repasse financeiro, oriundo de Brasília, para assegurar um Programa de Saúde da Família (PSF), pois essa triste realidade está sendo discutida pela CNM, justamente na tentativa de encontrar apoio dos congressistas, a fim de amenizar o sofrimento das Prefeituras, que tanto tem investido no complemento dos programas federais” declara o prefeito de Cacimbinhas e também presidente da AMA, Hugo Wanderley.