7c8ba5b9 78ca 4689 ac40 68ef695759ae

De acordo com o semanário Extra desta semana, após vencer a eleição mais apertada da história da terra de Manoel André em 2016, o prefeito tucano Rogério Teófilo (PSDB) está prestes a entrar novamente para a história, desta vez da pior forma possível. O gestor está prestes a perder o mandato, tendo em vista que o Ministério Público de Alagoas e Polícia Federal têm em mãos graves denúncias relacionadas a crimes de improbidade administrativa e desvio de dinheiro público.

Novas denuncias 02

Entre as denúncias está a chamada farra na contratação de Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que poderá custar o mandato de Teófilo, responsável por um esquema operado juntamente com o super secretário Antônio Lenine. Ambos estariam utilizando essas instituições para terceirizar a contratação de servidores (cabos eleitorais) sem infringirem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Deputado Severino Pessoa desabafa: “Chega de mentira e traição”

O deputado estadual Severino Pessoa (PRB) desabafou em seu discurso na inauguração da sede do partido na manhã da última quinta-feira (05) “O povo está cansado de mentira e traição”. O parlamentar está na luta por uma das nove cadeiras na Câmara dos Deputados como o único candidato legitimo da terra de Manoel André, que nesta eleição 2018 deve ser visitada por muitos candidatos “forasteiros” que só aparecem com cara de bom moço de quatro em quatro anos.

Crise no Sertão

Além da redução dos recursos do programa do leite pelo governo federal, fechamento da fábrica da Pedra provocando desemprego em Delmiro Gouveia, as empresas que tocam o trecho quatro da obra do Canal do Sertão alagoano devem demitir mais 200 trabalhadores em função da falta de repasse de recursos do governo federal. O governo Temer vai provocando mais desemprego em Alagoas, numa região já sofrida pelos rigores da estiagem.

Crise no Sertão 02

As demissões, segundo o que foi noticiado na imprensa do Estado, são reflexo do atraso no repasse de recursos federais para a obra. O mínimo para a obra não paralisar seria o trecho, seria da ordem de R$ 61 milhões, previstos no Orçamento Geral da União para o Canal do Sertão. Além disso teria um saldo de R$165 milhões para conclusão das obras. O cronograma inicial para conclusão da importante obra social no Sertão terá de ser revisto. A bancada de Alagoas no Congresso nacional precisa e desse se mobilizar.

Oposição sem nome para enfrentar RF

O PSDB de Alagoas não tem mais tempo nem nomes para apresentar e enfrentar o governador Renan Filho (MDB) na reeleição.  A decisão da acomodação deve ser anunciada pelo presidente do partido, o prefeito de Maceió Rui Palmeira. Se não houver mudanças de planos, antes mesmo da convenção que deve ser realizada no começo de agosto. Os tucanos, no entanto, admitem apoiar outro candidato de oposição ao Palácio República dos Palmares

Prefeitos fechados

Dos 102 prefeitos de Alagoas, pelo que se sabe, apenas três dizem que não votam em Renan Filho para a reeleição. Mesmo com alguns insatisfeitos com o governador a exemplo de Júlio Cezar de Palmeira dos Índios, que reclama da ausência do governador e a não realização de obras no município. Os prefeitos que não votam em Renan Filho, são  Rui Palmeira (Maceió), Rogério Teófilo (Arapiraca) e Tainá Veiga (Lagoa da Canoa).

Prefeitos fechados 02

 A prefeita ficou na bronca com o governador que assumiu a obra de pavimentação entre o município e o povoado de Mata Limpa. Antes a obra foi anunciada pelo senador Benedito de Lira (PP) com recursos da Cadevasf. A obra realizada pelo governador favorece a reeleição do deputado estadual Jairzinho Lira MDB) adversário da prefeita e do seu marido o ex-prefeito Lauro Fonseca.

Triplicada

Com a entrega da reforma e ampliação do Hospital de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly, em Arapiraca, a oferta de leitos aos usuários do SUS foi triplicada de 40 para 120 leitos em pelo menos 48 municípios alagoanos. De acordo com a Sesau, a triplicação dos leitos era uma antiga reivindicação da população do Agreste, do Sertão e do Médio São Francisco, onde residem mais de um milhão de pessoas. O então governador Téo Vilela ampliou a unidade de saúde que foi construída no primeiro governo de Ronaldo Lessa (PDT).

Decepção

A vice-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, (PRB) que já foi vereadora, declarou em entrevista a imprensa local, que está arrependida de ter se aliado ao prefeito Rogério Teófilo (PSDB) em 2016 e ter pedido votos para que ele chegasse a Prefeitura de Arapiraca.. Segundo ela, Rogério Teófilo foi uma decepção para ela. A vice-prefeita disse ainda que deixou de participar da administração por não concordar com a falta de empenho e decisões do prefeito para resolver os problemas mais graves de Arapiraca.

Decepção 02

O deputado estadual Severino Pessoa (PRB) esposo da vice-prefeita Fabiana Pessoa, também declarou que se sentia traído e vítima do prefeito Rogério Teófilo, que havia assumido em 2016, o compromisso de apoiar sua candidatura para deputado federal. Segundo ele, a surpresa foi saber que o prefeito decidiu apoiar a reeleição do forasteiro Arthur Lira (PP) que, segundo Severino, não contribuiu em nada para eleição de Rogério Teófilo em 2016.

Hospital Regional

O Hospital Regional de Arapiraca que é mantido pela Sociedade Beneficante Nossa Senhora do Bom Conselho recebeu do governo do Estado uma moderna ambulância, que servirá para auxílio nos deslocamentos de pacientes que necessitam de procedimentos urgentes e de exames e para a transferência de leitos de retaguarda nas unidades hospitalares conveniadas ao governo. O provedor do hospital, Geraldo Magela Barbosa Pirauá, recebeu as chaves das mãos do governador Renan Filho.