16758834 20ba 4aa7 ae35 829492fae5e3

Segue para sanção ou veto do governador Renan Filho, o Projeto de Lei da deputada estadual, Thaise Guedes, que dispõe sobre a criação no calendário oficial de eventos do Estado de Alagoas, do Mês do Doador de Sangue. Aprovado por unanimidade pela Casa, a matéria requer que a data seja celebrada anualmente, entre os dias 01 e 30 de novembro.

 

Durante o período, a Lei sugere a realização de palestras, seminários, ações educativas com a distribuição de panfletos e diversas atividades com o intuito de esclarecer dúvidas quanto à importância da doação de sangue e incentivar a prática. "Em Alagoas existe uma carência em todos os tipos sanguíneos, tornando as doações essenciais para a sobrevivência de várias pessoas. Através de um mês dedicado a este assunto, podemos contribuir para que a sociedade e aqueles que estejam dentro dos critérios estabelecidos, se conscientizem que a doação deve ser uma atividade regular", argumenta. 

 

A deputada defende que a carência sofrida pelos municípios só poderá ser suprida com atividades de conscientização para esse gesto tão nobre. "Na maioria das cidades alagoanas, os estoques são insuficientes para atender os pacientes que precisam de transfusões, podendo acarretar em perda de vidas. Não há dúvidas de que a doação de sangue além de ser um ato de cidadania, é uma necessidade. Por isso, é imprescindível que se adote medidas mais efetivas no sentido de conscientizar a população” defende Thaise Guedes.