Foto: divulgação 4183f02e 0c30 4477 bc06 3bb77557cebf Cantora Marília Mendonça será uma das principais atrações do São João 2018

O tradicional bairro do Jaraguá será o principal cenário dos festejos juninos da capital alagoana. A partir do dia 22 de junho, dezenas de atrações locais, regionais e nacionais irão celebrar a música brasileira durante uma das festas mais populares do ano: o São João. As apresentações acontecerão em três palcos instalados no estacionamento do Jaraguá e nas Praças Dois Leões e Marcílio Dias.

Confira aqui os dias, horários e locais das atrações do São João 2018.

A programação do Arraial Central, a ser instalado no estacionamento do Jaraguá, acontecerá nos dias 22, 23, 24, 29 e 30 de junho com a participação das atrações Batista Lima, Cezinha, Léo Magalhães, Marília Mendonça e Gusttavo Lima, Lula Sabiá, Rafa Mesquita, Tião Marcolino, Anderson Fidellis, Eliezer Setton, Calango Aceso, Messias Lima, Iohannes, Nanara Bello e Saia Rodada.

O Arraial do Forró Pé de Serra acontecerá na Praça Marcílio Dias, de 22 a 30 de junho, com os shows de Gil Neves e Forró Acesso, Edgar dos Oito Baixos, Abanos do Forró, Os Irmãos do Forró, Zé do Brejo e Forró Swing Bom, Beto Marcolino e Trio, Daniel Maia, Trio Pindorama do Forró, Trio Gogo da Ema, Minhocão do Forró, Zé Mocó e Banda, Pinóquio do Acordeon, Trio Xodó Beleza, Inireu Nicácio, Alberto Germano, Jaques Setton, Milla do Acordeon, Mô Fio, Fabrício do Acordeon, Chau do Pife, Jaelson dos Oito Baixos, Zé de Princesa, Billi di Forró, Trio Forrobodó, Nordeste Valente, Mistura Fina e Chico Santos e Trio Santanense.

A Praça Dois Leões irá receber as atrações do Forrock nos dias 23 e 24 de junho. Neste ano, o já conhecido palco de música alternativa dos festejos juninos de Maceió contará com as apresentações de Geo d’Almeida, Jorg, Tequila Bomb, Fator 4, Rogério Dyaz e Luiz de Assis.

A abertura oficial do São João 2018 acontecerá no dia 21 de junho com o tradicional Trem do Forró. A ‘viagem musical’ será iniciada na estação central e finalizada na estação de Fernão Velho com a participação do Trio Bakarau, Nando e Trio Pé de Serra, Ely Murici Mestre Gama e Trio, Alan Paulo do Acordeon. Em Fernão Velho, as atrações Xameguinho, Ana Lobo e Cavaleiros do Forró irão darão continuidade à festa de abertura.

Mercados

Até a última sexta-feira de junho, a autêntica música nordestina também animará os mercados do Jaraguá, da Produção e do Artesanato com as apresentações das atrações Os Mais Fortes do Forró, Maciel Matos e Trio Arri égua, Guga do Acordeon, Princesa das Matas, Xote da Alegria, Agrício do Acordeon, Três Nordestinos, Trio Catuaba, Gil do Acordeon, Fulô da Chica Boa, Os Naturais do Forró e Vicente de Paula.

Bairros

Além de realizar a grande festa junina da cidade no bairro do Jaraguá, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), também irá apoiar com ajuda de custo os festejos juninos organizados em 32 comunidades dos bairros do Clima Bom, Graciliano Ramos, Benedito Bentes I e II, Pinheiro Fernão Velho, Village Campestre, Chã da Jaqueira, Tabuleiro do Martins, Ponta Grossa, Bebedouro, Ipioca, Eustáquio Gomes, Pontal da Barra, Farol, Bom Parto, Ponta da Terra, Cruz das Almas, Rio Novo, Jaraguá, Prado, Chã da Jaqueira e Guaxuma.

A ajuda de custo destinada aos arraiais dos bairros é de R$ 6 mil, sendo 20% deste valor investido na contratação de trios de forró. Pela primeira vez, o Município irá promover o Forró na Lagoa Mundáu com a participação das atrações Sandoval e Banda e Brama do Forró.

O “São João de Maceió é Praia, Festa e Forró” será realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e a empresa Branco Promoções e Eventos, vencedora da licitação pública lançada em 2017. Além do palco principal, a grande estrutura a ser instalada no Jaraguá contará com os Arraiais do Forró Pé de Serra e do Forrock, Vila Cenográfica e Pavilhão das Quadrilhas, onde acontecerá, a partir da próxima sexta-feira (15), a 19ª edição do concurso de quadrilhas Forró & Folia.

O presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, afirma que a edição deste ano do São João irá garantir a descentralização dos festejos. “Estamos apostando em um novo formato que irá tornar Maceió uma cidade mais competitiva durante o São João. É importante frisar também que a nossa programação não irá acontecer apenas no Jaraguá, mas em mais de 30 comunidades localizadas em diversos bairros da nossa cidade, o que reforça o nosso compromisso com a manutenção das nossas tradições”, disse.

*com Secom Maceió