5ce59d94 bbb9 4c5d a9f7 0d723947093c A falida Prefeitura de Santa Luzia do Norte sem um prefeito oficial

Santa Luzia do Norte; cadê a eleição?

A população de Santa Luzia do Norte espera uma posição da Justiça Eleitoral, que até agora não se manifestou quanto a uma nova eleição no município. Pois o prefeito eleito, Edson Mateus teve seu mandato cassado em dezembro último, menos de um ano à frente do cargo, e desde então o presidente da Câmara, Beto Policial assumiu na maior moleza a direção da falida Prefeitura, quando esse se elegeu com apenas 239 votos. É que há poucos dias, houve eleição em 10 municípios brasileiros, provocadas justamente por casos semelhantes ao da cidade alagoana, ou seja: cassação do prefeito.  

Curiosidade

Na eleição passada de Santa Luzia do Norte, Márcio Lima (PP) perdeu o pleito para Edson Mateus com uma diferença de apenas 67 votos, cujo evento foi disputado por cinco candidatos; onde o eleito obteve 32,33% dos votos válidos e o segundo colocado com 30,94%. Em outros tempos Márcio teria assumido a Prefeitura, visto que o vencedor não ultrapassara os 50% dos votos apurados. Simplesmente o Márcio teve 1.249 votos a mais que o atual prefeito Beto Policial.

Atalaia  - politica   

Faltando menos de um mês para completar um ano e meio à frente da Prefeitura, o prefeito de Atalaia/AL, Chico Vigário (MDB) resolveu agora mexer em sua equipe de governo. O plano objetiva implementar uma nova estratégia de trabalho, sobretudo com mudanças feitas dentro da própria equipe que iniciou essa gestão. Pois foi nesta segunda-feira, 11, que Chico Vigário convocou uma reunião extraordinária, justamente para anunciar esse tipo de realimento dentro de seu governo.

Atalaia – festa

A família Albuquerque orgulha-se por  assegurar até hoje, uma tradição que nasceu há 88 anos no distrito de Santo Antônio. Trata-se da tradicional Cavalhada que retrata ao longo desse período, a festa do Santo Padroeiro da região. O parque da disputa é chamado de Luiz Vigário, numa homenagem prestada pelos descendentes ao ex-prefeito atalaiense. O evento teve início nesta terça-feira e vai até amanhã, culminando  com a apresentação da Quadrilha Junina Sanfona do Rei, defronte a igreja a partir das 20h.  

Boca da Mata – educação

Teve início nesta terça e vai até amanhã, dia 13, a III Conferência Municipal da Educação de Boca da Mata/AL. O evento tem como objetivo discutir e eleger prioridades para Educação, bem como assegurar a articulação entre as entidades setoriais e sociedade civil; sobretudo no cumprimento das ações municipais em todos os segmentos educacionais. “Na verdade trata-se de uma Conferência destinada a todo cidadão que tem interesse em discutir uma educação pública de qualidade” diz a secretária Magda Cristina Omena.   

Boca da Mata – eixos

É que a meta da Conferência Nacional da Educação -CONAE 2018-  é monitorar, avaliar e propor políticas públicas para a garantia do direito à Educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. Para isso, será discutido o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação, além de ser realizada a eleição dos delegados para a Etapa Estadual da CONAE 2018. Em consonância com a diretriz nacional, estão sendo desenvolvidos oito eixos temáticos, cujo participante escolhe no ato de sua inscrição o  que melhor  lhe convier.  

   

Maragogi

Um dos maiores forrozeiros do Brasil vai animar o Dia de Santo Antônio na noite desta quarta-feira, na turística cidade de Maragogi/AL. Trata-se de Geraldo Cardoso, o alagoano de Quebrangulo que na noite do último sábado, arrebentou na abertura dos festejos juninos de Caruaru, cidade pernambucana tida como a capital brasileira do Forró.

 Porto Calvo

Na segunda-feira a Prefeitura divulgou a programação junina 2018. Serão quatro noites efervescentes que prometem mais uma vez elevar o nome da cidade, como a mais animada da região Norte de Alagoas. Os dias festivos de grandes shows musicais acontecem nas datas de  23, 24, 28 e 30 respectivamente. 

 

Olho d’Água das Flores- sonho

O PP do Biu de Lira quer a presença do ex-vereador por Olho d’Água das Flores, Zé Luiz na disputa para federal; foi o que disse o próprio Zé numa emissora de rádios do sertão. Revelou que  uma recém- pesquisa de consumo interno aponta que a população não se sente representada por quem estar no poder, existindo uma carência enorme em novos nomes na política.

Olho d’Água das Flores- embate

“Julgar um cidadão de bem, com um passado limpo, com decência e com capacidade técnica para representar a sociedade; pois é isso que eu estou me propondo” diz Zé Luiz. Na eleição passada, o Zé foi derrotado por uma diferença de apenas 22 votos, para o experiente Nen de Humberto, seu ex-aliado político que se elegeu para um terceiro mandato. Nen venceu a eleição com 5.680 votos, contra 5.662 de seu adversário.   

Delmiro – política

Prefeito de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo, anunciou no último domingo, seu apoio político ao vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Tenório (PMN) e ao deputado federal e pré-candidato ao Senado, Marx Beltrão. O anúncio foi feito num evento realizado entre os dois no Povoado Pedrão. Sabe-se que há  poucos dias, Francisco Tenório conseguiu viabilizar uma emenda parlamentar, na ordem  de R$ 1.300.000.00, para a construção de um ginásio de esportes no povoado Barragem Leste.

Delmiro – promessa

“A partir de agora iremos caminhar juntos para que Delmiro Gouveia avance. Francisco Tenório nos prometeu que em breve, o governador Renan Filho estará aqui em Delmiro, a fim de anunciar obras importantes; entre elas o programa Pró-Estrada”, destacou o gestor, que chegou ao poder derrotando o deputado federal Carimbão. Na ocasião,  Padre Eraldo contava com o apoio do deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB), mas  que hoje estão rompidos na esfera política.   

Coqueiro Seco

O ex-ministro dos Transportes, Maurício Quintela (PR) tem sido uma marca constante nos eventos em que o governador Renan Filho está presente. Foi o caso desta terça-feira. Como deputado federal, Maurício Quintela discursou na cidade de Coqueiro Seco, citando o conjunto de obras que viabilizou para Alagoas, no curto período em que esteve à frente de seu Ministério. Para esta Coluna revelou que a sua candidatura está mais firme do que nunca para o Senado.  

Coqueiro Seco – figuras

Pois nesta terça-feira, em Coqueiro Seco, Renan Filho inaugurou diversas ruas asfaltadas na parte urbana e entregou uma ambulância e um trator com arado. No palanque que tinha como anfitriã a prefeita Decele Dâmaso, estavam os  pré-candidatos: Ronaldo Lessa, Sílvio Camelo, Francisco Tenório, Maurício Quintela e Ricardo Nezinho.