7647ca2c 90ce 41ed 9a93 124153ae218f

O início do povoamento de Arapiraca, com a chegada do primeiro veículo, o surgimento do cinema, a instalação da luz elétrica, entre outras peculiaridades da história da segunda maior cidade de Alagoas, estão sendo contadas em um documentário audiovisual que já reúne mais de 40 depoimentos de imigrantes e pessoas nativas do lugar.

Denominado “Raízes de Arapiraca, Eternizando Memórias”, documentário foi iniciado em abril do ano passado, por meio de relatos de pessoas que participaram diretamente e continuam contribuindo com o desenvolvimento social e econômico da Terra de Manoel André.

A produção reúne entrevistas em vídeos, fotografias antigas e documentos históricos repassados por filhos nativos e antigos moradores cujos relatos devem servir de estudos para pesquisadores e estudantes que queiram saber mais sobre episódios até então 
Antigo povoado pertencente ao município de Limoeiro de Anadia, a emancipação de Arapiraca ocorreu no ano de 1924.
Desde então, a cidade vem crescendo a cada ano e, atualmente, conta com uma população estimada em 230 mil habitantes.

Idealizador do projeto, o deputado estadual Ricardo Nezinho diz que o documentário a produção cinematográfica é uma forma prática de mostrar outros olhares, de personalidades conhecidas e, também, de pessoas simples sobre as suas próprias vivências, com o propósito de montar um acervo para consulta pública.

“Desde criança, sempre tive muita curiosidade pela história de minha família e de minha cidade”, salienta ele, lembrando que na época em que foi presidente da Câmara Municipal lançou um livro contando a história de mais de 200 vereadores e de todas as atas publicadas pelo Poder Legislativo local.

Ele conta que chegou a publicar um livro contando a história de vida de seus pais, e agora viu a necessidade de resgatar a história de vida dos outros moradores e visitantes de Arapiraca.

 “Não existe uma história completa e cada pessoa tem sua história, suas emoções. Esses depoimentos vão nos ajudar a entender melhor a nossa cidade e suas dinâmicas, além de deixar um legado importante para as próximas gerações”, completou.

A solenidade de lançamento da primeira etapa do Projeto Raízes de Arapiraca ocorrerá na tarde deste domingo (15), a partir das 14 horas, na Sala 3, do Cinesystem, no Arapiraca Garden Shopping.