Cortesia Secom Maceió / Arquivo 1fa7561c 806c 4d35 8767 c28c13557cf7 Parque Municipal

Declarado há 26 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água é celebrado nesta quinta-feira, 22 de março. A data busca conscientizar a população em relação à preservação do recurso natural. Para reforçar o alerta, o Parque Municipal de Maceió realiza, a partir das 09h, uma programação especial com trilha, oficina de educação ambiental e palestra para grupos de visitantes e crianças de escolas públicas.

“Trata-se de uma data importante em virtude do alerta. Os índices de desperdício de água são consideravelmente altos e, por isso, devemos conscientizar a população sobre a necessidade da preservação. O Parque Municipal é um ambiente propício à educação ambiental, visto que temos fontes de água mineral na unidade de conservação, por isso vamos promover esta ação para envolver e sensibilizar crianças e adultos com o tema”, disse o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres.

No Parque, as trilhas serão guiadas pela equipe de educação ambiental com foco nas fontes de água mineral da unidade de conservação. Ao longo do percurso, os visitantes serão orientados sobre a preservação e também participarão de palestra com a professora mestra Maria Helena Ferreira, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A programação inclui também oficinas de educação ambiental e brincadeiras com a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que administra o Parque.

Orla Lagunar

A mobilização referente ao Dia Mundial da Água também levará ações da Prefeitura de Maceió à orla lagunar. Amanhã, a partir das 08, equipes da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), em parceria com a Semds e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), realizam oficinas de educação ambiental, limpeza do mangue e apresentação de peça teatral no Dique Estrada. Durante a ação, a Semds também realiza uma nova edição do Projeto Planta Maceió, com a doação de mudas à população.

Confira a programação:

8h às 9h – Chegada das instituições parceiras;

9h – Abertura;

9h30 – Limpeza do mangue (Educação Ambiental);

10h – Início das oficinas de reciclagem (Slum e Semds);

11h – Peça teatral;

11h30 – Coffee break;

12h – Encerramento.