184c9351 9a0d 4911 b218 794ef0260f95

A Prefeitura de Pilar, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e de uma parceria com a Associação Pestalozzi, entregou, nesta terça-feira (13), vários equipamentos de locomoção, entre eles cadeiras de rodas, para os deficientes físicos pilarenses, atendidos pelos programas socioassistenciais da Semas. A entrega, que aconteceu na sede da Secretaria, contou com a presença do prefeito Renato Filho, da secretária Cecília Rocha e da vereadora por Maceió, Tereza Nelma. 

Conforme explicou Renato Filho, a entrega aconteceu graças a um trabalho em conjunto, realizado pela Pestalozzi e a Prefeitura de Pilar, que tem como objetivo atender às solicitações dos deficientes físicos, promover mesas redondas de discussão sobre acessibilidade no município e trabalhar a inclusão social com os demais públicos. 

“Faz parte do nosso trabalho dá a voz a todos os públicos e fazer valer o nosso papel como representante legítimo de cada cidadão que, independentemente de qualquer limitação física, paga seus impostos como todos os outros e merece toda a excelência, assim como toda a população. Iniciamos uma discussão sobre acessibilidade que vai envolver todos os órgãos e também precisa da mobilização da população em geral” disse o prefeito. 

Já a secretária municipal de Assistência Social, reforçou o compromisso da gestão com a garantia de direitos. “Não existe não ouvir um público tão ativo como esse. Na verdade, é inadmissível qualquer forma de preconceito que atinge a população que apresenta algum tipo de deficiência. Estamos trabalhando para conscientizar a todos de que não é somente quem precisa de cadeiras de rodas ou outros equipamentos que deve se juntar nessa luta. Todos nós temos o nosso dever, como cidadão que se preocupa com o desenvolvimento do próximo” comentou Cecília. 

No total, além de 10 cadeiras de banho, sete cadeiras de rodas padrão e quatro cadeiras de rodas para sobrepeso, também foram entregues muletas canadenses, andadores de alumínio e cinta putti. 

Para o senhor Leonel Cabral dos Santos, de 63 anos de idade, a nova cadeira de roda padrão que ele recebeu vai proporcionar um conforto a maisna hora de se locomover. “As vezes a gente acha que somos esquecidos, mas aí vem um pessoal que lembra da gente e faz a gente se sentir importante. Isso deixa a gente alegre e eu estou muito feliz, nesse momento, recebendo a minha cadeira nova” falou Leonel.

A entrega dos equipamentos faz parte dos eventos de comemoração dos 146 anos do Pilar. Até o dia 16 de março, outras solenidades, como inaugurações de novos equipamentos e homenagens também vão ocorrer.