Foto: Bruno Levy/CadaMinuto 51118ab5 38a7 4647 b119 59b5fbcc4e35 Apresentação da Ronda no Bairro na orla marítima

Após o levantamento feito pela organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz que mostrou Maceió na 14ª posição das cidades mais violentas do mundo, o governador Renan Filho afirmou que tirou a cidade do ranking da violência nacional e que ela não faz mais parte da lista das cidades mais violentas.

Na manhã desta quinta-feira (08) durante a apresentação dos detalhes do funcionamento do Programa Ronda no Bairro, Renan enfatizou que Maceió já foi a sexta capital mais violenta durante 10 anos, mas que essa realidade mudou.

“Por dez anos, a capital esteve na 6ª posição e caiu. Percebemos pelo turismo, por exemplo, que explodiu em Maceió, mas caiu em Aracaju, Fortaleza”, comentou.

Para ele, a procura pelo turismo mostra que há segurança na cidade e que Maceió não é mais vista como violenta.

“Quando o turista vai viajar, ele não olha apenas as belezas naturais e o clima, mas olha a segurança do local que ele vai. Quando tiramos Maceió do ranking da violência nacional, promovemos uma mudança, pois o maceioense já estava acostumado com a violência, mas a cidade não é mais assim devido à mudança que foi promovida”, ressaltou Renan.

Programa Ronda no Bairro

O Ronda no Bairro é integralmente realizado com recursos próprios, resultado do ajuste fiscal realizado pelo Governo do Estado para honrar com seus compromissos e, ainda assim, conseguir destinar recursos para investir em áreas essenciais da sociedade.

O Governo de Alagoas também vai levar seu mais novo programa de segurança pública para a região mais frequentada pelos turistas em Maceió: a orla da cidade.

Os bairros de Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica irão contar com vinte e duas patrulhas distribuídas em perímetros delimitados, de acordo com o planejamento operacional definido para os 12 km de cobertura do programa.

Leia Mais: Programa Ronda no Bairro pretende acabar com assaltos nas ruas de Maceió

*Estagiário