0d38a003 7461 4992 b873 f080c4de50c3

Na última quarta-feira (28), a Prefeitura Municipal de Mata Grande, com apoio da Gestão Ambiental da BR-316/AL, realizou a primeira audiência pública como parte da revisão do Plano Diretor Participativo (PDP) do município. O Plano Diretor é um planejamento urbano do município para, pelo menos, os próximos 10 anos e está previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001) como um dos instrumentos básicos da política urbana.

O evento foi realizado no Mercado Público, na cidade de Mata Grande, e contou com a presença da comunidade, além dos secretários municipais de governo, Fernando Lou, e de Educação, Thiago Almeida. Ainda estão planejadas mais duas audiências públicas, com datas a serem divulgadas. Mata Grande já possui Plano Diretor. Portanto, será feita uma revisão do documento.

A primeira audiência pública teve o intuito de buscar entender as realidades do município, além de fazer explanação geral e apresentação do processo de elaboração do Plano Diretor.  O evento fez parte da 2ª etapa de elaboração do PDP, que contou, ainda, com atividades com a sociedade civil, como, por exemplo, as Oficinas de Leitura da Realidade Municipal realizadas nos povoados Morro Vermelho, Pau Ferro Velho e Santa Cruz do Deserto.

A elaboração do Plano Diretor Participativo de Canapi tem o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O empreendimento segue os preceitos da Política Ambiental do Ministério dos Transportes e as medidas de compensação exigidas pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).