Ascom/ALE Edb6cefb 3dc5 4915 9117 0a922e2969e5 Rodrigo Cunha

O deputado Rodrigo Cunha voltou a cobrar do Governo de Alagoas, a reabertura dos novos leitos da UTI e UCI do Hospital Santa Mônica que foram inaugurados em 2015. Segundo o deputado, 26 leitos continuam sem funcionamento e as gestantes alagoanas continuam sofrendo de um hospital a outro, em busca de ter seus bebês de alto risco.

O parlamentar foi ver de perto a situação da maternidade-escola e já entrou com representação no Ministério Público, e cobrou, mais uma vez, uma resolução para esta situação que tanto aflige quem precisa. “O governo do Estado está construindo novos hospitais, o que é muito bom; mas questiono aqui como ele irá manter esses novos hospitais se não conseguem fazer funcionar os que já existem. Da ultima vez que visitei a Santa Mônica, os profissionais da unidade me relataram que a grande dificuldade para colocar os 26 leitos para funcionar eram insumos e profissionais. O governador convocou mais pessoal do concurso da Uncisal, mas os leitos continuam fechados, o que é um absurdo”, destacou Cunha. 

Embora o Ministério Público Estadual e Federal tenham entrado com ação civil pública contra o Estado, a situação permanece a mesma. Na ultima reunião de conciliação que teve entre Ministério Público e Governo, foi dado o prazo de 46 dias para a reabertura dos leitos.

Segundo Rodrigo Cunha, as dificuldades enfrentadas pelas gestantes de alta complexidade em busca de atendimento na unidade de saúde é um fato que se arrasta ao longo dos tempos, sem que nenhuma solução seja dada, e que precisa ter um final positivo. “Esse é um assunto que já me fez, diversas vezes, ir até a Secretaria de Estado da Saúde e, infelizmente, a situação é a mesma de três anos atrás quando iniciei meu mandato”, disse Cunha.

*com Assessoria