Carlo Bandeira 07b23240 83ad 4916 a593 c76f8f9c787e

O prefeito da cidade ribeirinha de Traipu, Eduardo Tavares, deixa o PSDB no dia 30 de março, vai apoiar o governador Renan Filho (MDB) no seu projeto pela reeleição ao governo do Estado. Tavares “tem 60% de chances” de renunciar à Prefeitura de Traipu até 7 de abril. Para qual partido deve migrar? PSL ou Podemos. Objetivo? Disputar uma vaga para a Câmara dos Deputados.

 

Eduardo Tavares 02

 

Eduardo Tavares que estaria insatisfeito e até frustrado no comando da Prefeitura de Traipu, conversou com o blog do jornalista Odilon Rios. Disse que sai do PSDB “porque o ninho tucano não está sendo acolhedor para mim”, desabafou. A bronca: o ex-governador Teotônio Vilela Filho não avisou ao partido que deixaria a presidência estadual do PSDB. E também não consultou antes o partido sobre sua desistência ao Senado.

 

Campus do Ifal Arapiraca

O campus do Instituto Federal de Educação (Ifal) de Arapiraca deverá ser inaugurado no próximo mês de maio, e vai atender mais de 500 estudantes do agreste, especialmente Arapiraca e 14 municípios da região. As obras foram visitadas pelo vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, pelo reitor Sérgio Teixeira, pelo diretor do campus.

Feijoada By Harold

A tradicional Feijoada By Harold, que reúne todo ano a sociedade arapiraquense, será realizada no próximo dia 2 de junho. Em sua décima nona edição, a festa, que é promovida pelo promoter Harold Marques, será animada pela Banda The Rossi, que acompanhava o cantor pernambucano Reginaldo Rossi. De acordo com o colunista, a banda fará uma homenagem ao artista e contará com a participação de amigos do saudoso Reginaldo Rossi.

Legislativo de Traipu

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Traipu, firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a presidência da Câmara de Vereadores daquele município para que sejam feitas adequações no portal da transparência da casa legislativa. O objetivo é determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da casa legislativa, que tem 60 dias, a partir do acordo firmado, para o cumprimento das obrigações.

Adequação do Portal da Transparência

De acordo com o Ministério Público de Alagoas (MPE/AL), os municípios do Pilar, Coité do Nóia, Taquarana e Belém foram alvos de um inquérito civil público devido ao funcionamento incorreto do Portal da Transparência da Câmara Municipal. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O inquérito vai apurar os fatos e as responsabilidades, além de promover a correta implantação e adequação do Portal da Transparência e demais mecanismos de comunicação da Câmara do Município. No texto publicado, o MP solicitou informações e também recomendou que as Câmaras reformulem os Portais para que cumpram rigorosamente os critérios da lei e de acesso à informação.

Mutirão

A 11ª Vara da Justiça Federal em Santana do Ipanema promoverá um mutirão de audiências nos próximos dias 27 e 28 deste mês e em 1º de março.
 Serão apreciados processos relativos à aposentadoria rural e salário-maternidade rural durante os três dias do evento.

Reforço para a agricultura familiar

A Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag-AL) liderou nos últimos anos a mobilização e articulações junto ao Governo do Estado para assegurar a compra de pelo menos 30%, como manda a lei, da merenda da rede estadual de ensino a agricultores familiares. Alagoas, lembra o ex-presidente e atual diretor financeiro da Fetag-AL, Genivaldo Oliveira, era um dos poucos estados que ainda não cumpria com o percentual mínimo definido na legislação:

Reforço 02

 “conseguimos, junto com o governador Renan Filho, com o senador Renan Calheiros e com o secretário da Educação Luciano Barbosa, superar várias dificuldades e o estado vai iniciar, a partir de agora, as compras de produtos de agricultor familiares” Genivaldo explica que inicialmente, a compra começará pela região Agreste. “Vamos continuar lutando para sensibilizar o governador e o secretário a ampliar esse processo e garantir no menor espaço de tempo a compra da merenda escolar em toda a rede estadual a agricultores familiares”, justificou

Nome de vice pouco discutido

Pouco se tem discutido em nível estadual sobre a indicação de nomes para o cargo de vice-governador este ano tanto na chapa do governador Renan Filho (MDB) quanto na chapa ainda em especulação da pré-candidatura ao governo do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB). Em Arapiraca o nome de Luciano Barbosa perdeu forças em relação a eleição de 2014. Barbosa perdeu o apoio da ex-prefeita Célia Rocha e conta apenas com o apoio de três vereadores dos 17 que integram a Câmara Municipal.  

Dois disputam o Senado pelo MDB

Com Marx Beltrão fazendo questão de confirmar a decisão que já foi tomada, o MDB, em Alagoas deve ter dois candidatos ao Senado nas eleições deste ano. O outro postulante é Renan Calheiros. Em evento ocorrido nesta sexta-feira (23), no Palácio República dos Palmares, o atual ministro do Turismo reafirmou que deixa o cargo até abril para entrar na disputa de corpo e alma.

 

Dois disputam 02

"O prazo legal de afastamento para quem está ocupando algum cargo público e quer concorrer nas eleições deste ano é até o dia 7 de abril", destacou o ministro, ressaltando que até esta data vai se descompatibilizar para ter plenas condições de iniciar a campanha por uma das duas vagas no Senado por Alagoas. Beltrão, no entanto, disse que ainda não definiu a data exata que vai renunciar ao ministério do Turismo.