89cb99ae 5ee3 4b7c 9ee9 18348378d2b1
 Em sua programação em alusão ao período de carnaval, a prefeitura de União dos Palmares, através das Secretarias de Cultura e Turismo, vai apoiar os blocos festivos do município, dando continuidade a um trabalho de resgate de tradições da realização desses blocos pela cidade que vem sendo desenvolvido desde o ano passado, primeiro ano de mandato da atual gestão. O cronograma de blocos começa neste sábado  (10/02) e prossegue até terça-feira (13/02).
 
“Lembro bem de como União era uma cidade repleta de blocos de ruas e como esses blocos mobilizavam à população e traziam alegria por onde passavam. São esses costumes que estamos resgatando a cada ano”, explica o prefeito Areski Freitas (Kil). Já o vice-prefeito, José Alfredo, destaca que incentivo aos blocos ainda vai proporcionar maior procura no comércio local, principalmente os vendedores de bebida.
 
Segurança como prioridade
 
Os secretários de cultura e turismo, respectivamente, Dorinha Cavalcante e Artur Correia, explicam ainda que União contará com todo suporte necessário de policiamento para garantir um carnaval com a máxima segurança. Entre as restrições que serão fiscalizadas, está a proibição de consumo fora de estabelecimento de qualquer bebida em garrafa de vidro e de churrasquinhos não poderem ser vendidos em espetos, apenas em pratos o copos descartáveis, além do controle sobre os locais e horários que o sons podem funcionar e sobre o trânsito, intensificando a fiscalização e penalidades a motoristas sob efeito de álcool. As medidas visam fortalecer a segurança.
 
Em tempo  (FONTE: MPE-AL)
 
Considerando a importância da ordenação das festas de carnaval, com o estabelecimento de regras às atividades de blocos de rua, shows, comercialização de bebidas em garrafas de vidro e utilização de equipamento sonoro, as 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de União dos Palmares, celebraram, nesta quarta-feira (7), um termo de ajustamento de conduta (TAC) com a gestão daquele município e outro com a prefeitura de Santana do Mundaú. Capitaneada pelos promotores de justiça Adilza de Freitas e Carlos Davi Lopes, a reunião de construção e assinatura dos documentos também contou com a participação dos responsáveis pelos blocos carnavalescos, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. 

Os termos de ajustamento determinam que nos dois municípios os desfiles de blocos não poderão ultrapassar às 2h da madrugada, e devem obedecer aos horários indicados pelos Poderes Executivos das duas cidades. Cada agremiação terá três horas para fazer seu cortejo carnavalesco, com mais uma hora de concentração e o mesmo tempo para a dispersão. Vale ressaltar que será permitido desfilar apenas os blocos com autorização emitida pelo poder público municipal.  
 
A única exceção foi concedida ao bloco "Franga da Madrugada", que desfilará pelas ruas de União dos Palmares. A agremiação é considerada uma das mais tradicionais da região e incorpora outros blocos menores durante seu cortejo, que terá início às 22h e término às 4h da madrugada, já incluso período de concentração e dispersão.
Para o “Franga da Madrugada” a prefeitura de União dos Palmares disponibilizará seis servidores da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), quinze funcionários da guarda Municipal e 22 da Secretaria Municipal de Educação. Já o responsável pelo bloco disponibilizará 10 seguranças particulares. Todos trabalharão para garantir a tranquilidade do desfile.
 
As administrações dos municípios se comprometeram a orientar os proprietários e coordenadores de blocos que não realizem, durante os desfiles nas ruas das cidades, paradas na frente de templos religiosos e hospitais que estejam localizados nos locais das festas. Também devem ser observados os limites de emissão sonora dos trios elétricos.
Quanto ao uso de equipamento sonoro, os chamados paredões, serão permitidos apenas os utilizados pelos blocos. Já equipamentos que não pertençam às agremiações carnavalescas estão proibidos. A cláusula obedece a legislação ambiental e pretende evitar poluição sonora nos dias de festa.

Confira a programação completa com horários e locais de concentração:

Dia 10/02/18 (SÁBADO)
·         16h00 – Bloco das Crianças – Avenida Monsenhor Clóvis
·         19h00 - Rasga Cheque – Parque Recuperação
·         20h00 – Azorra – Praça Frei Damião
·         20h00 - Os Caça Farra – Praça Frei Damião
·         20h00 – Bloco dos Amigos – Praça Padre Cícero
·         20h00 – As Bichas – Ginásio de Esportes
·         20h00 – As Louquinhas de Amor – Praça Padre Cícero
·         22h00 – Equipe Copo Cheio – Praça Santa Quitéria
·         23h00 – A Franga da Madrugada – Quadra Municipal
 
 
Dia 11/02/18 (DOMINGO)
·         11h00 – Bloco da Deversão – Madeireira Nobre
·         14h00 – Fest Folia – Ginásio de Esportes
·         16h00 – A Gostosinha – Frei Damião
·         16h00 – Tudo Verde – Rocha Cavalcante
 
 
Dia 12/02/2018 (SEGUNDA-FEIRA)
·         10h00 – Bloco da Cana – Várzea Grande
·         13h00 – Newton Folia – Quadra Z – Newton Pereira
·         17h00 – Os Quilombolas – Muquém
·         19h00 – Filhos do Morro – Padre Donald
 
    Dia 13/02/2018 (TERÇA-FEIRA)
·         07h30 – Globo Folia – Super Globo BR 104
·         09h00 – Los Pariceiros – Escola Carlos Gomes
·         15h00 – A Gostosinha – Praça Frei Damião
·         15h00 – 8 Cilindros – Praça Frei Damião
·         18h00 – Bloco da Paz – Nova Esperança