Fcf859fe f745 4fcb 9157 8169befde729

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou no início da tarde desta sexta-feira (9), sessão extraordinária para discutir e votar o projeto enviado ao Poder Legislativo, na última quarta-feira (7), pelo prefeito Rogério Teófilo, concedendo reposição salarial aos servidores públicos municipais já em fevereiro.

 
A reunião extraordinária, sem nenhum ônus para a administração municipal, aconteceu com a presença dos vereadores Professora Graça, que presidiu os trabalhos, do primeiro secretário Melquisedec de Oliveira, da segunda-secretária, Gilvania Barros, do terceiro secretário Fabiano Leão, além dos vereadores, Pastor Marcos Caetano, Sinielza Pessoa, Pablo Fênix, Thiago ML, Willomaks da Saúde, Rogério Nezinho, Edvanio do Zé Baixinho, Dr. Fábio, Léo Saturnino, Fábio Henrique e Jário Barros.


Faltando apenas, os vereadores Moisés Machado e Sérgio do Sindicato.


O projeto concede reposição de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fixado em 2,95% em 2018. 


Quanto aos servidores da Educação, o prefeito garantiu a reposição de acordo com o piso nacional da categoria de 6,81%, no mês de abril, que marca a sua data-base. 


O realinhamento salarial, também incidirá sobre todos os vencimentos de efetivos, aposentados e pensionistas. 


Outra boa notícia diz respeito aos que recebiam salário abaixo do mínimo que a partir de agora vão receber o salário mínimo aplicado nacionalmente, com o reajuste já anunciado pelo Governo Federal”, informa o gestor.


O projeto em vigor beneficiará os servidores em suas respectivas datas, abril para educação e fevereiro para as demais categorias. 


Ao fazer a justificativa sobre a aprovação do projeto, a Professora Graça, destacou a necessidade de votar em sessão extraordinária, pelo fato de que a folha de pagamento dos servidores da prefeitura é fechada no dia 10 de fevereiro, por isso, a urgência para que possa haver tempo hábil para confecção da referida folha.


Professora Graça lembrou que algumas categorias dos servidores, há algum tempo não têm aumento salarial, onde alguns, não ganhavam nem o salário mínimo como manda a Constituição Federal.


Ela destacou, que eles recebiam cerca de R$ 830 como salário um abono completando o valor do salário mínimo.


Professora Graça ressaltou ainda, que a data-base dos servidores em geral era primeiro de maio, Dia do Trabalhador, e que houve por parte do prefeito Rogério Teófilo, o interesse em antecipar  esta data-base para primeiro de fevereiro.


Ao concluir, a presidente garantiu, que o maior beneficiário com a aprovação do projeto, foram os funcionários que tiveram suas garantias em seus salários, principalmente aqueles que não tinham reajuste salarial há muitos anos.


Ela também aproveitou a oportunidade, para  desejar um bom Carnaval a todos os vereadores, como também estendeu a toda a sociedade arapiraquense, paz e harmonia nos dias de folia que iniciam amanhã, Sábado de Zé Pereira, se estendendo até a Quarta-Feira de Cinzas.