Cada Minuto/Arquivo 198c9f69 d0af 4966 99df 75ac5d6920e0 Rodrigo Cunha, deputado estadual (PSDB)

Matéria publicada recentemente pela Agência Tatu mostra que o deputado Rodrigo Cunha é o parlamentar com menos falta nas sessões legislativas. Os dados foram retirados do portal da transparência da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), que registou apenas 69 sessões, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017. As sessões são realizadas em três dias por semana (nas terças, quartas e quintas-feiras).


Segundo Rodrigo Cunha, não justifica se ter muitas faltas nas sessões, uma vez que os parlamentares só tem três dias de trabalho no plenário. “Enviei um projeto de lei para reduzir as férias dos parlamentares e assim ficarmos mais tempo nas sessões discutindo assuntos de interesse do cidadão, bem como propondo e votando leis que auxiliem os alagoanos. Infelizmente esse projeto não foi aceito. Então é importante que nos dias de sessão, os deputados se façam presentes”, disse.

O atual Regimento Interno da ALE abre margem, em seu artigo 74, para que os deputados não venham a ser prejudicados com cortes nos salários. Permitindo assim, que as faltas sejam justificadas, em três situações: “desempenhar missão diplomática ou cultural de caráter transitório; tratar de interesse particular;  tratar da saúde”. 

Cunha registrou apenas 7% de faltas nas sessões, onde foram registradas as presenças dos parlamentares. Todas as faltas foram justificadas pelo deputado.