Foto: Assessoria/Arquivo 13833937204825 Vereador Kelmann Vieira

Representando a Câmara de Maceió no Conselho Municipal de Trânsito (CMT), o vereador José Márcio (PSDB) votou contra o reajuste de 8,5% na tarifa dos ônibus urbanos aprovado durante reunião ocorrida nesta quarta-feira, 7, na SMTT.

Por meio da assessoria de Comunicação da Câmara, o vereador destacou que o Legislativo espera bom senso do prefeito Rui Palmeira (PSDB) para não sancionar a proposta que aumenta o valor da passagem de R$ 3,50 para R$ 3,80.

No entendimento do vereador, mesmo o valor cobrado atualmente já está acima da capacidade do que a maioria dos passageiros pode pagar. Em análise das planilhas apresentadas pelas empresas, ele detectou também que o reajuste poderia ser abaixo do que foi aprovado na reunião, sem inviabilizar economicamente as empresas de ônibus.

Ainda conforme divulgado pela assessoria, o presidente da CMM, Kelmann Vieira (PSDB) sugeriu a realização de uma audiência pública antes da aprovação de qualquer aumento.

Kelmann disse reconhecer os avanços nos serviços prestados após o processo licitatório, mas lembrou das inúmeras queixas dos usuários do serviço, a exemplo da falta de ônibus, excesso de passageiros, demora nos pontos e desconforto.

“A Câmara votou contra o percentual e vai trabalhar para que o processo de discussão da tarifa volte a ser uma atribuição da Câmara, como era antes da criação do Conselho em 2009”, afirmou o presidente.