Assessoria 87e56bb3 0b9d 44a6 a7f4 7511366dc2c7 Jefferson Barreto fecha lixão em Jaramataia

O famoso lixão a céu aberto na cidade de Jaramataia, no Sertão do Estado, foi desativado. A área recebia o lixo doméstico, comercial e detritos da construção civil desde 1989 e já era considerada irregular, sem autorização para funcionamento. 

De acordo com a assessoria do prefeito Jefferson Barreto (PSB) o fechamento do lixão se dá por força da legislação ambiental e vai garantir a diminuição dos problemas no âmbito social e econômico.  

“O descarte adequado do lixo é um dos principais desafios que as cidades enfrentam atualmente e a prefeitura de Jaramataia segue uma gestão direcionada com ações que beneficiam a população do município”, destacou Barreto. 

A prefeitura fechou o lixão e com isso os resíduos terão novo destino. Tudo será encaminhado, por meio de uma parceria com o Consórcio Cigres, para a cidade de Olho D’Água das Flores, município circunvizinho, que conta com uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR). 

Entre os principais problemas de saúde pública oriundos do lixão a céu aberto estão a contaminação do solo pelo chorume, líquido de cor escura proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo; a contaminação das águas subterrâneas com a penetração no solo do chorume produzido pela decomposição do lixo; o mau cheiro além do aumento dos casos de doenças, pois o lixo atrai ratos, baratas e faz crescer a incidência de moscas.

“Este é mais um dos desafios da nossa administração. Pra se ter uma ideia, a reorganização dos resíduos sólidos, provenientes da construção civil, ganha agora um novo capítulo com esta mudança. O espaço sempre foi motivo de reclamação da população que reside próximo ao (antigo) lixão, pois muitas pessoas costumavam atear fogo em entulhos, dispor do lixo orgânico ou até mesmo levar animais mortos para o local”, lembra Barreto. 

Recentemente, a Prefeitura de Jaramataia chegou a enfrentar cobranças do Ministério Público do Estado (MPE) por conta das péssimas e irregulares condições do lixão. 

Estiveram na cerimônia de fechamento do antigo lixão, além do Prefeito Jefferson Torres Barreto, o vice-prefeito, Rubens Barbosa Rodrigues, além de secretários, vereadores e populares.